Quarta-feira, 19 de setembro de 2007 - 09h53
BASA
Não foi novidade para este repórter a fala do presidente do Basa de que a instituição financeira tem dinheiro disponível mas não aplica mais em Rondônia por falta de projetos locais. Já em 1978 ouvi a mesma coisa numa reunião da Sudam (atual ADA) realizada no colégio Carmela Dutra. Ainda recentemente uma reunião da Suframa em Porto Velho, pelo que andei lendo, teve aprovados vários projetos. Nenhum de Rondônia. Será que há interesse político em manter a situação como há 30 anos?
HISTÓRIA
Dois fatos importantes, para o Brasil e para a cultura ocorreram a 19 de setembro: Em 1956 o Congresso brasileiro autorizou a transferência da Capital do Rio de Janeiro para Brasília. E em 1988 a canção "Yesterday", dos Beatles, recebeu, em Nova Iorque, o prêmio "Million-Air" por ter sido tocada publicamente 5 milhões de vezes, equivalente a mais de 250.000 horas, ou (pasmem!) igual a um período ininterrupto de 28 anos.
CPMF
Mas o PT não era aquele partido sempre contra a CPMF? Ou é daquele tipo de partido que tem dois discursos?
BONECOS
A matéria que fiz sobre a apresentação dos bonecos teve a maior audiência. Recebi dezenas de e-mails e várias pessoas telefonaram ou falaram direto comigo. Só três reclamaram, uma delas alegando que "palavrão é cultura". Nada contra, mas tudo tem hora e público especial para cada caso. Falar em especial, agradeço ao jornalista Antonio Queiroz pela citação da matéria em sua coluna de 3ª feira.
CACCIOLA
Li no jornal O Liberal, de Belém (PA) que o banqueiro Cacciola foi mantido no xadrez em Mônaco, um principado menor do que o bairro Nova Porto Velho na capital rondoniense. Pois é, mas lá o xadrez é melhor do que muitas casas populares por aqui.
EM TEMPO
Entreouvido numa secretaria da Esplanada, nesta quarta-feira: "Que o juiz vai manter o Cacciola preso em Mônaco, isso eu não tenho dúvida. Já aqui..."
ANIVERSÁRIO
A Associação dos Servidores do Tribunal de Contas realizou nesta quarta-feira um café da manhã para comemorar os 23 anos de fundação. O presidente da ASTC Jair Dandolini coordenou os trabalhos. Como parte do evento, o coral do TCE fez apresentação especial, com novas músicas no repertório.
EFEITO BOOMERANGUE
Pois é: há um ditado forense de que "Tudo que você disser pode ser usado contra você mesmo". É o que deve estar pensando uma autoridade local.
Inté outro dia, se Deus quiser!é outro dia, se Deus quiser!
Lúcio Albuquerque
jlucioalbuquerque@gmail.com
Quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
NO MUNDO DOS ESPORTES - 40 anos depois o inglês é oficial na Fifa
“FEITIÇO CONTRA O FEITICEIRO”A bola entrou ou não entrou? Hoje, com Var e árbitros (oficialmente) especializados no assunto, o tempo demora muito – em

NO MUNDO DOS ESPORTES - Eliminada a maior sensação de 2025
MIRASSOL FORAO Mirassol, a grande sensação do Brasileirão/2025, 4º colocado naquele torneio, o que lhe rendeu a vaga direta na Libertadores 2026, foi

MADAME JAQUELINE - Uma heroína francesa em Porto Velho
Ela era elegante, recebia, e gostava de receber, bem os amigos e veio para o Brasil logo depois da II Guerra Mundial, quando atuou inclusive no Amapá,

“SAB0R ALEMÃO” NO HINO DO BEC - Na festa dos 50 anos a história do hino
Interessante que quando eu ouvia soldados do BEC cantando o hino da corporação, parecia-me sempre comparar com hinos de filmes sobre a II Guerra Mundi
Quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)