Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

Conta Gotas 12/02/11




PERGUNTAR NÃO OFENDE

Quantas vezes, para justificar aumento, os donos de empresas de ônibus já prometeram melhorar o serviço e não cumpriram?

 

SUPERFATURAMENTO

A direção de uma escola infantil que tem duas sedes, está sendo acusada por pais de ter pelo menos praticado uma ação anti-ética: livros que estariam custando 60 reais, direcionados a crianças de dois anos, foram todos comprados pela escola e estariam sendo revendidos pelo dobro. Além da cobrança de preços extorsivos pela mensalidade, agora também vem mais esse absurdo, e envolvendo o objeto: crianças de dois anos!

 
APOIO
 
A escritora Maria Lindomar, presidente da Fundação Cultural de Cacoal, esteve em Porto Velho durante a semana em busca de apoio para os projetos que está desenvolvendo. Na quinta-feira foi conhecer a Seresta Cultural.
 
QUILOMBO

Há quem condene a expressão usada para identificar moradores da região do Guaporé como “quilombolas”. Segundo quem entende do assunto, quilombo é uma área ocupada originalmente por negros fugidos da escravidão. Bom, os primeiros negros a se instalarem na região seriam fugitivos da escravidão. Mas eles não estavam escondidos, porque bastava passar no rio que suas casas eram avistadas, e até visitadas. Então, se pegarmos a versão de “Quilombo” ao pé da letra, no Guaporé não houve, efetivamente, quilombos.

 

ENCONTRO

Está praticamente acertada a realização no final de março de um Encontro Acre/Rondônia de Escritores, com noite de autógrafos no mercado Cultural. E de 8 a 9 de abril a Academia de Letras de Rondônia promove, com apoio da Academia Guajaramirense de Letras, o Encontro sobre Língua, História e Cultura da Fronteira Brasil-Bolívia, com evento paralelo dia 10, aniversário de Guajará, com a participação na I Feira Internacional de Livros.

 

BOLIVIANOS

Do Encontro em Guajará deverão participar a Sociedade de Escritores de Guayaramerín e a Sociedade Cultural daquela cidade boliviana.

 

PODRIDÃO

Faz mais de um mês que estourou algum cano no mercado central de Porto Velho e a água podre está saindo para a calçada, exatamente no  local em que fica uma parada de ônibus. A fedentina é enorme e o risco de alguém ter problemas por causa daquela situação é enorme. Pelo visto, só quem deve ver não viu.

 

APOLOGIA

Apresentado como “humorista”, um camarada fez uma enorme apologia ao uso da maconha quinta-feira passada, durante a Seresta Cultural no Mercado Cultural, fato que gerou reação de várias pessoas que se encontravam ali, inclusive uma mulher chegou a iniciar uma discussão com o “humorista” que, apesar de ter pedido para voltar, não voltou.

 

DINOS

Muito boa a apresentação do grupo Los Dinos, na mesma seresta. O solo de guitarra do músico Júlio Yriarte, foi muito aplaudido. Júlio é membro da Academia Guajaramirense de Letras.

 
 

DATAS DE RONDÔNIA

(5 a 15 de fevereiro)

Dia 5 – Em 1960 – Em  pronunciamento pela televisão o presidente JK anuncia que em 10 meses estará aberta a rodovia BR-29, obra que o então governador do Território de Rondônia imortalizou em seu livro “O outro braço da cruz”. Paulo Leal descrevia como o primeiro braço a rodovia Brasília-Belém (Vitor Hugo, Cinquenta anos do Território Federal do Guaporé)

D1a 7 – Em 1922 – Duas cerimônias marcam, no que mais tarde seria Rondônia, o centenário da Independência brasileira. Em Santo Antonio (então município de Mato Grosso), foi colocada uma placa de mármore com nomes de todas autoridades locais) e em Porto Velho (então município amazonense) foi inaugurado o obelisco na praça em frente ao atual Palácio “Getúlio Vargas” (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho)

Dia 7 – Em 1922 – A adolescente Labib Aiéch (depois senhora Labib Bátholo) lê um poema na inauguração do obelisco em frente ao Palácio, em homenagem à Independência. Torna-se a primeira mulher local a participar com destaque de um ato solene (Lúcio Albuquerque, A Mulher em Rondônia)

Dia 7 – Em 1922 – Volta a ser instalada, desmembrada da Comarca de Humaitá agora de forma definitiva, a Comarca de Porto Velho (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho)

Dia 7 – Em 1946 – Joaquim Vicente Rondon assume o governo do Território (Tereza Chamma, Calendário de Guajará-Mirim)

Dia 11 – Em 1944 – O governador Aluízio Pinheiro Ferreira assina o decreto 01 do Território, criando a Guarda Territorial, que seria o embrião da Polícia Militar (Esron Penha de Menezes, Retalhos para a História de Rondônia)

Dia 11 – Em 1969 – João Carlos Marques Henriques Neto assume o governo do Território (Tereza Chamma, Calendário de Guajará-Mirim)

Dia 12 – Em 1904 – O Congresso Nacional aprova o tratado de Petrópolis, que dá direito ao Brasil sobre as terras do Acre e autoriza a construção de uma ferrovia margeando as cachoeiras do Rio Madeira para dar à Bolívia acesso ao Oceano Atlântico, gerando o Estado de Rondônia (Tereza Chamma, Calendário de Guajará-Mirim)

Dia 12 – Em 1949 – Em reunião na sede do Clube Internacional em Porto Velho é criada a Associação Médico Cirúrgica do Guaporé, tendo como presidente o médico Ernesto Laudelino de Almeida. (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho)

Dia 12 – Em 1985 – O primeiro prefeito eleito de Vilhena, Vitório Abrão, é cassado pela Justiça (Pedro Brasil, Vilhena conta sua História)

Dia 13 – Em 1992 – Criados os municípios de Candeias do Jamary, Itapuã do Oeste, Novo Horizonte do Oeste, Castanheiras, Vale do Paraíso, Urupá, Mirante da Serra, Seringueiras, Theobroma, Ministro Andreazza, Governador Jorge Teixeira, Cacaulândia, Alto Paraíso, Monte Negro, Campo Novo de Rondônia, Rio Crespo e Corumbiara (Lúcio Albuquerque, A Marca da Nossa História - 20 anos da ALE-RO)

Dia 14 – Em 1978 – O padre Franco celebra a primeira missa em Rolim de Moura (João Batista Lopes, Rolim de Moura, seus pioneiros e desbravadores)

Dia 15 – Em 1977 - O Incra inicia a implantação do Projeto Integrado de Colonização Machadinho (José Lopes de Oliveira – Rondônia, Geopolítica e Estrutura Fundiária)

Inté outro dia, se Deus quiser!

Gente de Opinião

Fonte:Lúcio Albuquerque [email protected]

Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV / Eventos
 Energia & Meio Ambiente   /   YouTube  / Turismo   /  Imagens da História

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA 28 de março de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 28 de março de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1920 – A Comissão Pró Saneamento de Porto Velho faz levantamento da situação e das necessidades do setor. 1946 - O jornalista Carlos Mendonça

O DIA NA HISTÓRIA 27 de março de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 27 de março de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1867 – Pelo Tratado de Amizade, Limites, Navegação, Comércio e Extradição, o Brasil dá à Bolívia o direito de trafegar pelos rios brasileiros

O DIA NA HISTÓRIA 26 de março de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 26 de março de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1867 – Dom Pedro II autoriza o engenheiro Franz Keller a estudar a construção de uma ferrovia margeando as cachoeiras do Rio Madeira.1925 – Em

O DIA NA HISTÓRIA 25 de março de2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 25 de março de2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1949 – Quatro anos depois do desaparecimento do tenente EB Fernando, nas selvas de Porto Velo, a Justiça Militar arquivou o caso, alegando: “N

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)