Quinta-feira, 7 de outubro de 2010 - 06h00
PERGUNTAR NÃO OFENDE
Será que a Receita federal vai investigar se os gastos de candidatos tem sido compatíveis com o que foi registrado no TRE?
VERGONHA
Esqueci de registrar antes: senti vergonha, como profissional da imprensa, quando no auditório Wladimir Herzog se reuniram representantes de uma entidade paulista para protestar contra aqueles que condenam as críticas do senhor Luiz Inácio à Imprensa. Waldimir Herzog, para quem não lembra, era jornalista e morreu sob tortura durante os chamados “anos de chumbo”. O auditório pertence ao Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, entidade que já teve melhor qualidade em defesa da democracia, mas que agora prefere ser tutelado pelo partidarismo sindical. A cessão do local me pareceu aquele ditado do “em terra de sapo, de cócoras com ele”.
RECLAMAÇÃO
Quem frequenta o Mercado Cultural, especialmente nas quintas e sextas-feiras à noite, tem muito o que reclamar da falta de higienização nos banheiros. Segundo pessoas que dizem ter conversado a respeito com o único comerciante ali instalado, ele teria respondido que o problema não é dele porque os banheiros são da prefeitura. Não custaria muito tirar um pouco do faturamento e pagar duas pessoas para limpar os dois banheiros.
SHOPING
O shoping Porto Velho, cuja administração, conforme permissionários, cobra uma grana alta de aluguel, precisa pelo menos manter sabão para os usuários de banheiros lavarem as mãos. E não seria de mal alvitre se a Vigilância Sanitária começasse a inspecionar as cozinhas de lanchonetes, bares e restaurantes ali instalados.
TRNSFERÊNCIA
Quando vejo e leio material sobre políticos que se apresentam dizendo terem enormes heranças de votos e que estão dispostos a levar essa herança para uma candidatura ou outra eu me pergunto: será que leva mesmo ou são tipo aquele cabo-eleitoral que se apresenta como líder de muitos votos e acabam ganhando bom dinheiro de candidatos.
NOTÍCIA
Pegou muito mal dentre servidores públicos que fizeram campanha a favor do deputado federal Mauro Nasif, a informação que circulou na manhã desta quarta-feira, de que Mauro estaria apoiando a candidatura Cahula. Ouvi de vários eleitores do deputado que ele estaria “traindo” os servidores.
DESAFIO
Agora deputada, a senhora Epifânia bem que poderia fazer um trabalho forte em defesa da melhora da qualidade da educação. Com a experiência de ter sido secretária municipal do setor, ela deve saber muito bem a quantas anda o sistema público de ensino e, assim, pode fazer a diferença em relação a quantos parlamentares da área da educação já passaram pela Assembléia, repetindo discursos mais sindicais do que no interesse da categoria.
GETÚLIO
Dia 11 fará 70 anos que o presidente Getúlio Vargas veio a Porto Velho e aqui decidiu pela criação do Território Federal, gerador da ocupação do Oeste brasileiro, e que resultou no Estado. Será que nossos professores de História sabem disso?
DATAS DE RONDÔNIA
6 a 10 de outubro
Dia 8 – Em 1912 – O Governo de Mato Grosso instala em Guajará-Mirim um posto fiscal dirigido por Manoel Tibúrcio Dutra (Marcos Teixeira e Dante Fonseca, História Regional – Rondônia)
Dia 9 – Em 1909 – Cândido Rondon designa Pimenta Bueno um rio descoberto pela equipe implantadora da Linha Telegráfica Estratégica (Vitor Hugo, Cinquenta anos do Território Federal do Guaporé)
Dia 10 – Em 1959 - Por determinação do governador Paulo Nunes Leal uma equipe formada por Bismarck Marcelino, Manoel Bezerra e Ausier – Pirralho – Santos, todos funcionários do Território de Rondônia, iniciam em São Paulo uma viagem trazendo um caminhão. A viagem foi feita por terra até Cáceres (MT), rios Guaporé e Mamoré até Guajará-Mirim e pela ferrovia Madeira-Mamoré chegando a Porto Velho dia 19 de novembro (Paulo Nunes Leal, O Outro Braço da Cruz)
Dia 10 – Em 1983 – A procuradora de Justiça Ledy Fernandes assume como procuradora geral de Justiça do Estado, primeira mulher, no país, a chegar a tal função (Lúcio Albuquerque, A Mulher em Rondônia)
Dia 10 – Em 1989 – Circula a primeira edição do jornal Folha de Vilhena, em Vilhena (Pedro Brasil, Vilhena conta sua História)
Inté outro dia, se Deus quiser!
Fonte: Lúcio Albuquerque - jlucioalbuquerque@gmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / Siga o Gentedeopinião noTwitter / YouTube
Turismo / Imagens da História
Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
NO MUNDO DOS ESPORTES - 40 anos depois o inglês é oficial na Fifa
“FEITIÇO CONTRA O FEITICEIRO”A bola entrou ou não entrou? Hoje, com Var e árbitros (oficialmente) especializados no assunto, o tempo demora muito – em

NO MUNDO DOS ESPORTES - Eliminada a maior sensação de 2025
MIRASSOL FORAO Mirassol, a grande sensação do Brasileirão/2025, 4º colocado naquele torneio, o que lhe rendeu a vaga direta na Libertadores 2026, foi

MADAME JAQUELINE - Uma heroína francesa em Porto Velho
Ela era elegante, recebia, e gostava de receber, bem os amigos e veio para o Brasil logo depois da II Guerra Mundial, quando atuou inclusive no Amapá,

“SAB0R ALEMÃO” NO HINO DO BEC - Na festa dos 50 anos a história do hino
Interessante que quando eu ouvia soldados do BEC cantando o hino da corporação, parecia-me sempre comparar com hinos de filmes sobre a II Guerra Mundi
Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)