Domingo, 4 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

ACLER HOMENAGEIA MARISE CASTIEL -100 ANOS DE NASCIMENTO


O centenário de nascimento da professora Marise Magalhães Costa Castiel, será lembrado nesta segunda-feira em sessão solene pela Academia de Letras de Rondônia, a partir das 19h30 na Casa de Cultura Ivan Marrocos.

"A homenagem da ACLER é o reconhecimento que a Academia está fazendo pelo muito que a veneranda mestra ofereceu e fez pela cultura e educação rondoniense", disse o presidente Francisco Chagoso. 

Nascida em 1918 no Pará, Marise Castiel foi contratada pelo governo do então Território Federal do Guaporé para vir para Porto Velho, onde em 1947 tornou-se a primeira diretora do recém instalado Instituto Carmela Dutra.

No período do Território, Marise foi várias vezes Diretora do Departamento de Educação - cargo similar ao de secretário de Estado da Educação, e durante mais de 30 anos atuando como educadora tornou-se autêntico símbolo do setor, especialmente na formação de centenas de professores.

Mas a professora Marise não atuou apenas na área escolar. Foi também ativa no setor cultural e político,tendo sido a primeira mulher eleita em Porto Velho, vereadora na Câmara Municipal entre 1977 e 1983.

Paralelo com isso exerceu durante muitos anos ativa liderança na comunidade, como quando das manifestações, que a tiveram como um dos coordenadores, da luta pela não aprovação do artigo da Constituição Estadual que previa a mudança da capital para a região central do Estado.

Detentora de varias homenagens prestadas pelo seu trabalho, Marise Castiel recebeu da Câmara o título de Cidadão Portovelhense; da Assembleia Legislativa o de Cidadã Honorária do Estado e a comenda da Ordem do Mérito Marechal Rondon.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 4 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Devezemquandário - Mundial de Clubes com mudança no VAR

Devezemquandário - Mundial de Clubes com mudança no VAR

A Fifa aprovou a aplicação da nova regra do VAR, a ser realizado nos Estados Unidos de 14 de junho a 13 de junho ainda este ano, com a finalidade de f

O DIA NA NISTÓRIA BOM DIA 3 de abril de 2025

O DIA NA NISTÓRIA BOM DIA 3 de abril de 2025

RONDÔNIA1917 – Em Porto Velho é lançada a pedra fundamental para construir a igreja do Sagrado Coração de Jesus, catedral católica da cidade. 1921 – J

O DIA NA NISTÓRIA BOM DIA 2 de maio de 2025

O DIA NA NISTÓRIA BOM DIA 2 de maio de 2025

RONDÔNIA1929 – O tenente Aluízio Ferreira assume o comando do Contingente Regional anexo à Comissão de Linhas Telegráficas com sede em Santo Antônio

Devezemquandário - camisa vermelha

Devezemquandário - camisa vermelha

“A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) esclarece que as imagens divulgadas recentemente de supostos uniformes da Seleção Brasileira para a Copa d

Gente de Opinião Domingo, 4 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)