Porto Velho (RO) quarta-feira, 16 de janeiro de 2019
×
Gente de Opinião

José Carlos Sá

Marise Castiel – Pioneira do Ensino


Marise Castiel – Pioneira do Ensino - Gente de Opinião

Professora Marise Castiel – Em sentido horário: Ao chegar em Porto Velho; inaugurando o Jardim de Infância Marise Castiel; Com o governador Jorge Teixeira e d. Aída; com a professora Fátima Bártolo e d. Labibe Bártolo; (Fotos livro “Professora Marise Castiel – Rondônia: Educação, Cultura, Política”, de Sandra Castiel e Gente de Opinião)

A data correta para se comemorar o centenário de nascimento da professora Marise Magalhães da Costa Castiel foi dia 16 de julho de 2018, no entanto devido à filha da professora, Sandra Castiel, que guardava luto pelo falecimento recente do marido dela, Dilson Machado Fernandes, o evento em homenagem à uma das pioneiras da Educação em Rondônia, foi adiado. Desde quando desembarcou em Porto Velho, vinda do Pará, juntamente com o marido Jaime Castiel, a professora Marise foi muito atuante em diversas áreas, a começar pela Educação. Teve influência política sendo eleita vereadora. Também foi uma das pessoas que trabalhou pela elevação do Território Federal à condição de Estado. Foi uma das fundadoras da Escola de Samba Pobres do Caiari, tendo assinado enredos e criado fantasias e adereços.

Na área do Ensino, atuou como professora, diretora de escolas e Diretora de Ensino do Território, o que equivale hoje a secretário de Educação. Implantou escolas em todo município de Porto Velho, que ia do rio Madeira até a região do atual município de Vilhena. A professora Marise Castiel faleceu em fevereiro de 1999.

O evento em homenagem ao centenário da professora Marise Castiel será realizado na próxima segunda-feira, 5 de novembro, na Casa de Cultura Ivan Marrocos, por iniciativa da Academia de Letras de Rondônia – ACLER, da qual tenho a honra de participar como Acadêmico – Amigo. A programação completa está aqui, no Gente de Opinião.


REVEJA  A ENTREVISTA DO SAUDOSO JORNALISTA SÉRGIO MELLO
COM A PROFESSORA SANDRA CASTIEL, NA SICTV - ABAIXO:

Duração: 53 minutos e 21 segundos | Visualizações: 151

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre José Carlos Sá

Os Alfarrábios do Hokney

Os Alfarrábios do Hokney

Tive o privilégio de folhear os originais do livro que possivelmente se chamará “Porto Velho – De Pimentel a Valadares”. A pesquisa vem feita há anos

Gente que chega, gente que sai

Gente que chega, gente que sai

De fevereiro de 2015 a 14 de dezembro de 2018, a jornalista Marcela Ximenes trabalhou na edição de conteúdo da Superintendência de Comunicação (quando

Depuração

Depuração

566 servidores públicos federais foram expulsos por irregularidades

Se foi pra desfazer, por que que fez?

Se foi pra desfazer, por que que fez?

Vamos tentar contar a história desse desperdício de dinheiro