Sexta-feira, 10 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Francisco Matias

A ÉTICA DO PT NA ÓTICA DE HERMÍNIO


Por Francisco Matias(*)

1. ‘‘Nenhum partido é mais ético do que o PT”, assertiva do então presidente Lula, em 2009, quando o mensalão atormentava o seu governo. “Eu não sabia de nada”, do mesmo personagem, na mesma época, pelo mesmo motivo. Ao que parece, ‘‘este país” inteiro acreditou, apesar de pairar no ar um certo ceticismo, em uma parcela da sociedade dita ‘‘desorganizada”, porque, na que é intitulada como ‘‘sociedade organizada”, entenda-se sindicatos, associações, universidades e na esquerda brasileira, não resta a menor dúvida: é isso mesmo que o ex-presidente Lula falou, e ta falado. Porém, aqui em Rondônia, os deputados Hermínio Coelho e Ribamar Araújo, ambos eleitos pela legenda do PT de Porto Velho, ao que parece, rebelaram-se e estão fustigando a tão propalada ética petista. Apesar de estar recolhido ao silêncio quanto a este descrédito, o deputado Ribamar Araújo já demonstrou que navega no banzeiro desta condição de ser um ‘‘mau petista”, como é – ou foi até muito recentemente – o deputado Hermínio Coelho. Explica-se: esta coluna não os considera desta forma, longe disso. Mas duvida que dentro do PT eles não sejam vistos desta maneira. Voltando-se à época do mensalão, no encerramento da CPI do Delúbio, o presidente era o senador Delcídio Amaral, PT/MS. Ao encerrar os trabalhos, por haver reconhecido que houve realmente o mensalão, ele foi chamado – alto e bom tom – pelo deputado Jorge Bittar, PT/RJ, de mau-petista, por diversas vezes, ainda no plenário da CPI, frente a várias câmaras de TV e diante de todo mundo. “Você é um mau petista”, vociferou o deputado fluminense na cara do senador Delcídio. Não havia dúvida. Para ser um bom-petista, Delcídio Amaral deveria ter negado o mensalão.

O OUTRO LADO
(VÍDEO)
17/06/2011

Esquenta o clima para
as eleições de 2012

 

2.Destarte, os deputados rondonienses Ribamar Araújo e Hermínio Coelho são, sob a ética partidária do petismo, MAUS PETISTAS. Hermínio Coelho, em entrevistas recentes na imprensa falada, escrita, televisada e nos sites especializados, não cansa de acusar o prefeito Roberto Sobrinho, seu “companheiro” a muitos anos, de ser corrupto e daí prá lá. Nem dá para transcrever as acusações que Hermínio Coelho tem feito contra o prefeito, secretários e a administração municipal. Ribamar Araújo, apesar de calado, também fez isto. Mas, fiquemos apenas no deputado estadual Hermínio Coelho. Note-se: DEPUTADO ESTADUAL. Não é pouca coisa. Ele é um mandatário, representante de um importante segmento da sociedade rondoniense, foi vereador duas vezes e presidiu a câmara municipal de Porto Velho, foi membro atuante do diretório do PT e, por conseguinte, é um profundo conhecedor das entranhas do partido, da prefeitura e de alguns posicionamentos prefeito a quem, como se afirmou aqui, e todo mundo está cansado de ver e ouvir, não dá descanso em suas acusações. Não se trata, portanto, de um cidadão comum descontente com o PT ou com o prefeito. Trata-se de um deputado estadual, investido de mandato, com imunidade sobre palavras e atos, na forma da lei.

3. ‘‘Estou sendo perseguido no PT”, disse ele em entrevista recente. Perseguido? Por quem? Que tipo de perseguição será esta? Estaria o nobre deputado ameaçado física ou moralmente? Tem algum dossiê brotando por aí envolvendo o seu nome em alguma falcatrua? Não se sabe. Mas, sabe-se porque ele está – como afirmou – sendo perseguido: porque não é um bom petista! Porque teve a petulânciade usar uma outra ótica sobre a ética petista e desceu o pau, levantou o véu e mostrou que tem alguma coisa de podre no reino do PT, inclusive, perseguição a deputados - ou a qualquer um petista ou não -, que ouse falar alguma coisa que possa ferir o que o PT entende por ética. De tudo isto, e apostando que a ética do PT está sendo vista sobre uma ótica nada republicana por um de seus – até pouco tempo –, importante quadro, o deputado Hermínio, sob este ponto de vista (ou de ética?) é um mentiroso. É um louco. É um mau petista. Só pode ser. Não se pode chegar a uma outra conclusão. Principalmente agora que ele deixou a legenda ingressou em um partido de direita, o PSD, do qual é presidente do diretório municipal de Porto Velho. Pasmem! Ele preside um diretório de uma legenda que tem na presidência regional ninguém menos que o deputado federal Moreira Mendes, político talhado na direita do velho PDS de Odacir Soares e do coronel Jorge Teixeira, mais "direitona" que isto, não dá pra visualizar. Só pode serlouco, mentiroso e mau petista este Hermínio. Não tem outra. Acusar o PT de perseguição, acusar o grupo do prefeito de promover roubalheira na prefeitura...Ta doido o homem. É louco. É de direita. É golpe. Mas..., e se o deputado Hermínio Coelho não for louco, não estiver doido, não estiver mentindo, não for um mau petista e nem pretender dar um golpe? E se...?

4.Pois é. Com tantas acusações partidas de um homem público do nível do deputado estadual Hermínio Coelho contra outro homem público do nível do prefeito Roberto Sobrinho, alguma coisa tem de ser explicada. Não são dois cidadãos comuns. São líderes políticos de elevado nível, exercendo cargos públicos de alta relevância. Alguma coisa tem que ser feita. Hermínio saiu do PT por conta destes posicionamentos e por pretender concorrer à cadeira hoje ocupada por Roberto Sobrinho. Mas, ele deixa o PT de metralhadora em punho, tendo como alvo o próprio prefeito. Deixa o PT porque nele não teria chances de sair candidato a prefeito e nem de obter legenda para concorrer à reeleição de deputado. Mas deixa o partido da estrela porque a ética partidária não admite petistas que acusem, reconheçam ou divulguem que existem petistas corruptos. Ou, pior ainda: deixa o PT porque a ética petista não admite que haja petistas corruptos, principalmente, o prefeito Roberto Sobrinho, sempre na alça de mira herminista. Mas, deixou o PT em uma sinuca de bico: como agir republicana e eticamente diante de tais acusações? E o prefeito Roberto Sobrinho, como irá se comportar sobre estas acusações? Serão falsas ou verdadeiras? Isto não se sabe. Então como saber?

5.Com a palavra o Ministério Público, que poderia abrir uma investigação na prefeitura e na vida pessoal e patrimonial do prefeito Roberto Sobrinho, a fim de averiguar se o deputado Hermínio é mentiroso e caluniador, ou se o prefeito e seus assessores têm mesmo este rabo de palha que o deputado afirma ter. Do contrário, a coisa vai ficar mal para ambos os lados, notadamente para a ética petista na ótica de um ex-quadro muito importante, o ex-petista e agora neo-pessedista, Hermínio Coelho. E vai ficar mal para o prefeito. Claro que o ônus da prova é para quem acusa. Então que se intime o deputado Hermínio para provar o que está dizendo às escâncaras como se verdade fosse. O PT parece convencido que realmente pode domesticar fatos e controlar a opinião pública. Pode até ser. Mas, na condição de partido juramentado na ética não pode apenas aceitar esta situação como fato consumado e apostar no seu poder de convencimento e de penetração na sociedade organizada. Tem que entender que é necessário esclarecer a coisa toda. Por sua vez, o prefeito Roberto Sobrinho precisa tomar uma atitude republicana para tirar esta pecha de sua biografia política. Na outra ponta da sirga, o deputado Hermínio precisa provar que não é louco, irresponsável ou caluniador e que tudo o que disse e diz é a pura verdade. Com a palavra a democracia republicana e o estado pleno de direito.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 10 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

 O JANTAR DO CONDOR. O ALMOÇO DA ABRIL.  O HOSPITAL DO AMOR - Por Francisco Matias

O JANTAR DO CONDOR. O ALMOÇO DA ABRIL. O HOSPITAL DO AMOR - Por Francisco Matias

 Governador Confúcio Aires Moura, do estado de Rondônia   1.Novembro passou e dezembro entrou. O ano caminha para o seu final. Mas existe o risco de n

PORTO VELHO 103 ANOS - Por Francisco Matias

PORTO VELHO 103 ANOS - Por Francisco Matias

1.Hoje, dia 2 de outubro de 2017 completam-se 103 anos da criação do município de Porto Velho. Na manhã daquele 2 de outubro de 1914, no Palácio Rio N

O JORNAL ALTO MADEIRA E A HISTÓRIA - PARTE II

  1. Continuando com a série o Alto Madeira e a história, relatando a saga deste centenário em fase de adormecimento, este escriba lança novas matéria

O JORNAL ALTO MADEIRA E A HISTÓRIA- PARTE I

O JORNAL ALTO MADEIRA E A HISTÓRIA- PARTE I

    1. A propósito do anúncio publicado nas redes sociais dando conta de que o jornal ALTO MADEIRA vai encerrar suas atividades no final deste mês de

Gente de Opinião Sexta-feira, 10 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)