Sexta-feira, 15 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Luka Ribeiro

PIQUENIQUE, SÓ SE FOR COM ENFERMEIRO A BORDO


Felipe Azzi
 

            TORQUATO JAPIASSU PEDERNEIRAS, estancieiro de invernadas de gado para engorda em CAJAZEIRAS DO FUNDÃO, era cismático e arredio quando ouvia falar de casamento. Viuvão juramentado, já beirando os noventa anos, não abria mão da solteirice de mais de trinta anos. E não era por fidelidade à defunta histórica SINOFÉSIA BEIRANTES PEDERNEIRAS. O que TORQUATO mais defendia era a somitiquice de seu proceder que, para muitos tinha raiz de “Unha de Fome” mas, no seu pensar intimista, era somente autocontrole e bom manejo de seus haveres.

            Candidatas não faltavam para laçar a pessoa antiquária de JAPIASSU, com todos os acréscimos econômicos. Meninas na flor da juventude, de predicados vistosos e convincentes, eram habitualmente recusadas com obtemperada justificativa:

            – Refugo, tanto essa como aquela!... Sou muito respeitoso das leis e regulamentos... Não quero ser acusado de pedofilia.

            Mas, dificuldades mesmo tinha  JAPIASSU para se livrar das investidas  de damas de ilustrada experiência, como foi o caso de ISELDA CALCIDÔNIA FEIJÓ, viúva de sete costados, que convidou JAPIASSU para um bordejo em lugares ermos num piquenique projetado à beira do riacho SOVACO DE COBRA. Com as barbas de molho, desconfiômetro ligado, JAPIASSU logo ponderou sobre o seu sofrimento de “Espinhela Caída”, de seu respirar dificultoso, até mesmo de um calo renitente no dedão mestre do pé direito. Não teve jeito. O convite era franco, bem fornido de qualificativos saborosos e intencionamentos indomáveis. Até que JAPIASSU argumentou que era dado a esquecimentos, de mente muito anuviada, de não lembrar do caminho de casa, e saiu-se com esta:

            – O convite da dama é de muito louvor e de mimosas atenções. Sucede que sou de cabeça fraca... Quando saio a caminhar me perco nas andanças... Não foi uma nem duas vezes que tive que ser rebocado por meus meninos, de lugar que nunca pensei existir. A última vez que ocorreu um disparate desses foi quando saí para comprar tabaco no Bar Lusitano, a dois passos de casa, e só fui encontrado três dias depois, no sítio de certo JUCA TORRESMO, em cercanias desconhecidas de CAJAZEIRAS DO FUNDÃO.

            Para não perder a viagem, CALCIDÔNIA  pediu pequena pecúnia para cobrir os gastos com os preparativos do malfadado convescote, mas levou pelo frontal da cara um NÃO aparentado de ventania, com a força de furacão sem rumo, que jogou longe a sua peruca ruiva encaracolada que fora comprada de um mascate libanês, e curtida nos sonhos do romanesco encontro não concretizado.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 15 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Família Asfaltão entrega sinopse aos compositores e compositoras

Família Asfaltão entrega sinopse aos compositores e compositoras

A entrega será nesta quinta-feira, a partir das 18hs, no Bar do Calixto.Sempre confiante e seguindo com sua missão, em maio, a Família Asfaltão esco

Deputado Cássio Gois homenageia Tribuna Popular e seus profissionais em Sessão Solene no dia 28 de agosto em Cacoal

Deputado Cássio Gois homenageia Tribuna Popular e seus profissionais em Sessão Solene no dia 28 de agosto em Cacoal

O deputado estadual Cássio Gois (PSD) propôs duas importantes homenagens ao Jornal Tribuna Popular, reconhecendo seus 45 anos de contribuição para a c

Idoso de 70 anos afirma ter sido agredido durante passagem do presidente Lula em Porto Velho

Idoso de 70 anos afirma ter sido agredido durante passagem do presidente Lula em Porto Velho

O senhor João Raimundo Nascimento Filho, 70 anos, conhecido como Irmão João, relatou ter sido agredido na última sexta-feira (8) durante a passagem

Prêmio Sebrae Amazônia de Música 2025 celebra talentos de Rondônia e movimenta cena musical da região

Prêmio Sebrae Amazônia de Música 2025 celebra talentos de Rondônia e movimenta cena musical da região

A cerimônia de premiação acontecerá no Theatro da Paz em Belém (PA), no dia 26 de agosto de 2025, reunindo grandes nomes da música para celebrar os

Gente de Opinião Sexta-feira, 15 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)