Sexta-feira, 17 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Dom Moacyr

Um sinal chamado juventude


Um sinal com dimensão libertadora, neste Ano da Fé e do cinquentenário do Concilio Vaticano II: jovens do mundo inteiro reunidos numa grande Jornada na acolhedora cidade do Rio de Janeiro que se transforma na capital mundial da juventude (23-38/7/2013).

 
     Diante de tantos sinais de indignação, manifestações, operações de combate à corrupção, a crescente participação dos jovens expressa claramente um processo de mudançasem seucotidiano. Este sinal chamado juventude motiva-nos a apoiar o protagonismo dos jovens neste momento em que o processo democrático se fortalece, a partir de uma ética social transformadora: “Jovens, jogai a vida por grandes ideais!” este foi o convite do papa Francisco aos jovens no dia 28 de abril. “Permanecei firmes no caminho da fé, com segura esperança no Senhor. Aqui está o segredo do nosso caminho. Ele dá-nos a coragem de ir contra a corrente. Sim, jovens; ouvistes bem: ir contra a corrente. Isto fortalece o coração, já que ir contra a corrente requer coragem e Ele dá-nos esta coragem. Não há dificuldades, tribulações, incompreensões que possam meter-nos medo, se permanecermos unidos a Deus como os ramos estão unidos à videira, se não perdermos a amizade com Ele, se lhe dermos cada vez mais espaço na nossa vida”.Não fomos escolhidos pelo Senhor para coisinhas pequenas, ide sempre mais além, rumo às coisas grandes. Jovens, jogai a vida por grandes ideais”!

 
     A Jornada Mundial da Juventude não é apenas uma onda juvenil, oferece aos jovens uma experiência viva de fé e comunhão, ajudando-os a enfrentar as questões profundas da vida para que assumam com responsabilidade o seu lugar na sociedade e na comunidade eclesial.

 
     Criador e idealizador da JMJ, João Paulo II assim definiu a finalidade das Jornadas dos jovens: “O principal objetivo das Jornadas é fazer a pessoa de Jesus o centro da fé e da vida de cada jovem para que Ele possa ser seu ponto de referência constante e também a inspiração para cada iniciativa e compromisso para a educação das novas gerações”.

 
     Em sua mensagem aos Jovens (1997), ele manifestou sua alegria por se reunir aos jovens em Paris, na jornada mundial: Seguindo a Cruz do Ano Santo, o povo das jovens gerações que acreditam em Cristo tornar-se-á mais uma vez o ícone vivo da Igreja peregrina pelas estradas do mundo e, nos encontros de oração e de reflexão, no diálogo que une para lá das diferenças de língua e de raça, na partilha dos ideais, dos problemas e das esperanças, fará uma experiência viva da realidade prometida por Jesus: “Onde estão dois ou três reunidos em Meu nome, Eu estou no meio deles”(Mt 18,20).

 
     Convocando os jovens a assumirem iniciativas concretas de solidariedade e de partilha ao lado e com os mais pobres e a participarem de projetos concretos de partilha e fraternidade, Joao Paulo II lembrou que Jesus vive ao nosso lado, nos irmãos com quem partilhamos a existência cotidiana: “O Seu rosto é aquele dos mais pobres, dos marginais, vítimas geralmente de um injusto modelo de desenvolvimento que põe o lucro em primeiro lugar e faz do homem um meio em vez de um fim. A casa de Jesus está aí em todo o sítio onde um homem sofre pelos seus direitos negados, pelas suas esperanças traídas, pelas suas angustias ignoradas. Aí, entre os homens, está a casa de Cristo, que vos pede para enxugar, em seu nome, cada lágrima e de recordar a quem se sente só que ninguém está só se puser n’Ele a sua própria esperança (Mt 25,31-46).

 
     Ao chegar à Espanha para a Jornada Mundial de Madri (2011), Bento XVI disse: Venho aqui para me encontrar com milhares de jovens de todo o mundo, interessados por Cristo ou à procura da verdade que dê sentido genuíno à sua existência. Não guardeis Cristo para vós mesmos. Comunicai aos outros a alegria da vossa fé. O mundo necessita do testemunho da vossa fé; necessita, sem dúvida, de Deus. Penso que a vossa presença aqui, jovens vindos dos cinco continentes, é uma prova maravilhosa da fecundidade do mandato de Cristo à Igreja: “Ide pelo mundo inteiro, proclamai o Evangelho a toda a criatura” (Mc 16,15).

 
     Em outubro de 2012, Bento XVI escreveu aos jovens a sua Mensagem para a 28ª Jornada Mundial da Juventude do Rio, dividida em oito pontos:

 
1. Uma chamada urgente: Queridos jovens, vós sois os primeiros missionários no meio dos jovens da vossa idade! Estamos passando por um período histórico muito particular: o progresso técnico nos deu oportunidades inéditas de interação entre os homens e entre os povos, mas a globalização destas relações só será positiva e fará crescer o mundo em humanidade se estiver fundada não sobre o materialismo, mas sobre o amor, a única realidade capaz de encher o coração de cada um e unir as pessoas. Deus é amor. O homem que esquece Deus fica sem esperança e se torna incapaz de amar seu semelhante. Por isso é urgente testemunhar a presença de Deus para que todos possam experimentá-la.    

2. Tornai-vos discípulos de Cristo: O compromisso missionário é uma dimensão essencial da fé: não se crê verdadeiramente, se não se evangeliza. E o anúncio do Evangelho não pode ser senão consequência da alegria de ter encontrado Cristo e ter descoberto nele a rocha sobre a qual construir a própria existência.
    
3. Ide!Jesus enviou seus discípulos em missão com este mandato: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura”! (Mc 16,15-16). Evangelizar significa levar aos outros a Boa Nova da salvação e esta Boa Nova é uma pessoa: Jesus Cristo. Quando O encontro, quando descubro até que ponto sou amado por Deus e salvo por Ele, nasce em mim não apenas o desejo, mas a necessidade de fazê-lo conhecido pelos demais. É o Espírito que nos impulsiona a fazer o bem, servindo os outros com o dom de nós mesmos. Depois, através do sacramento da Confirmação, somos fortalecidos pelos seus dons, para testemunhar de modo sempre mais maduro o Evangelho. Assim, o Espírito de amor é a alma da missão: Ele nos impele a sair de nós mesmos para ir e evangelizar.
 
     4. Alcançai todos os povos: Queridos amigos, estendei o olhar e vede ao vosso redor: tantos jovens perderam o sentido da sua existência. Ide! Cristo precisa de também de vós. Deixai-vos envolver pelo seu amor, sede instrumentos desse amor imenso, para que alcance a todos.
 
     5. Fazei discípulos! O anúncio de Cristo não passa somente através das palavras, mas deve envolver toda a vida e traduzir-se em gestos de amor. A ação de evangelizar nasce do amor que Cristo infundiu em nós; por isso, o nosso amor deve conformar-se sempre mais ao d’Ele. Não tenhais medo de propor aos jovens da vossa idade o encontro com Cristo. Invocai o Espírito Santo: Ele vos guiará para entrardes sempre mais no conhecimento e no amor de Cristo, e vos tornará criativos na transmissão do Evangelho.
 
     6. Firmes na fé: Quando vos sentirdes inadequados, incapazes e frágeis para anunciar e testemunhar a fé, não tenhais medo. A evangelização não é uma iniciativa nossa nem depende primariamente dos nossos talentos, mas é uma resposta confiante e obediente à chamada de Deus, e, portanto não se baseia sobre a nossa força, mas na d’Ele.
 
     7. Com toda a Igreja: Ninguém pode ser testemunha do Evangelho sozinho. Jesus enviou em missão os seus discípulos juntos: o mandato “fazei discípulos” é formulado no plural. Assim, é sempre como membros da comunidade cristã que prestamos o nosso testemunho, e a nossa missão torna-se fecunda pela comunhão que vivemos na Igreja: seremos reconhecidos como discípulos de Cristo pela unidade e o amor que tivermos uns com os outros (Jo 13,35).
 
     8. “Aqui estou, Senhor”!Queridos jovens, quero convidar-vos a escutar no íntimo de vós mesmos a chamada de Jesus para anunciar o seu Evangelho. Como mostra a grande estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, o seu coração está aberto para amar a todos sem distinção, e seus braços estendidos para alcançar a cada um. Sede vós o coração e os braços de Jesus. Ide testemunhar o seu amor, sede os novos missionários animados pelo seu amor e acolhimento.
 
     Animados pelas palavras de Bento XVI e acolhendo o papa Francisco em nosso meio, participemos com os jovens do mundo inteiro, nos próximos dias, de todas as etapas da JMJ: as cerimônias principais presididas pelo Papa, o programa cultural e os momentos de catequese. Bispos do Brasil e de todo o mundo vão se encontrar com os jovens da Jornada Mundial da Juventude, inclusive Dom Esmeraldo é um dos convidados para falar e ouvir os jovens sobre a experiência missionaria na Amazônia. 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 17 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pentecostes: Comunidades de rosto humano!

Pentecostes: Comunidades de rosto humano!

Palavra de Dom Moacyr Grechi – Arcebispo Emérito de Porto Velho

Páscoa do povo brasileiro - Por Dom Moacyr Grechi

Páscoa do povo brasileiro - Por Dom Moacyr Grechi

Hoje reafirmamos a nossa fé na ressurreição de Cristo; somos uma Igreja Pascal. Na oração do Credo, proclamamos a ressurreição dos mortos e a vida ete

Verdade libertadora! Por Dom Moacyr Grechi

Verdade libertadora! Por Dom Moacyr Grechi

  A Igreja, convocada a fortalecer o povo de Deus na atual conjuntura, é chamada a estar ao lado daqueles “que perderam a esperança e a confiança no B

Lugar seguro para viver! - Por Dom Moacyr Grechi

Lugar seguro para viver! - Por Dom Moacyr Grechi

  Diante do aumento da violência agrária que atinge trabalhadores rurais, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, pescadores artesanais, defensores de di

Gente de Opinião Sexta-feira, 17 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)