Sábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Dom Moacyr

A essência divina da família e do povo!


 
As celebrações desta semana, das solenidades da Santíssima Trindade, de Nossa Senhora Auxiliadora e do Corpus Christi, no contexto do Ano Jubilar da Misericórdia, evidenciam pontos de convergência para “a paz sempre possível”, à “comunhão universal” onde “ninguém fica excluído desta fraternidade” e para a busca “do bem comum que engloba as gerações futuras” (LS 92 e 159).

Debatendo os melhores caminhos para superar as graves situações de injustiça que padecem os excluídos em todo o mundo, o papa Francisco, no 2º Encontro dos Movimentos Populares, afirmou que seu clamor é ouvido na América Latina e em toda a terra: “Cada um de nós é apenas uma parte de um todo complexo e diversificado interagindo no tempo: povos que lutam por uma afirmação, por um destino, por viver com dignidade”.

E na Encíclica “Laudato Si”, somos convocados a trabalhar pelo bem comum, pois, “nas condições atuais, onde há tantas desigualdades e são cada vez mais numerosas as pessoas descartadas, privadas dos direitos humanos fundamentais, o princípio do bem comum torna-se imediatamente, como consequência lógica e inevitável, um apelo à solidariedade e uma opção pelos mais pobres” (LS 158).

Com estes sentimentos e com o tema: “Mãe Misericordiosa acolhei-nos na Casa Comum”, estamos nos preparando para a grande Celebração de Nossa Senhora Auxiliadora, que acontecerá terça-feira, dia 24 de maio.

A Padroeira do município de Porto Velho será homenageada por toda sua população, fiéis devotos, paroquias e comunidades que chegarão em caravanas às 16h, na Concentração da Paróquia Nossa Senhora do Rosário.A essência divina da família e do povo! - Gente de Opinião

A caminhada é temática (CF 2016); a pastoral Familiar está a frente do terço missionário e as ex-alunas salesianas, sempre presentes, são responsáveis pela decoração do andor de Nossa Senhora. Preside a Celebração, o arcebispo de Porto Velho, Dom Roque Paloschi, no Auditório da Catedral Sagrado Coração de Jesus, às 17h.

Homenageamos, de modo especial, a Família salesiana e sua importância no desenvolvimento educacional de nosso povo e de nossos jovens. Padres, bispos, irmãos e irmãs salesianas, verdadeiros educadores missionários, de todas as riquezas, a maior, a devoção a Maria Auxiliadora.

Papa Francisco, dirigindo-se à família salesiana, ano passado, em Turim (21/06), destacou que “da raiz sólida que dom Bosco plantou há duzentos anos no terreno da Igreja e da sociedade germinaram muitos ramos: 30 instituições religiosas vivem o seu carisma para compartilhar a sua missão de levar o Evangelho até aos confins das periferias”. E orou: invocamos Maria Auxiliadora para que abençoe cada membro da Família salesiana; abençoe os pais e os educadores que dedicam a sua vida a favor da formação dos jovens; abençoe cada jovem que se encontra comprometido nas obras de Dom Bosco, de modo especial naquelas dedicadas aos mais pobres, a fim de que, graças à juventude bem acolhida e educada, se consiga dar à Igreja e ao mundo a alegria de uma nova humanidade.

Hoje celebramos a Solenidade da Santíssima Trindade que ecoa na esteira da Páscoa de Cristo: “Deus foi misericordioso para con­osco”. Trindade que “é o rosto com o qual o próprio Deus se revelou, não do alto de uma cátedra, mas caminhando com a humanidade”. Hoje louvemos a Deus não por um mistério particular, mas por Ele próprio, “pela sua glória imensa”, como diz o hino litúrgico. Nós o louvamos e agradeçamos porque Deus é Amor e nos chama a entrar no abraço da sua comunhão, que é a vida eterna.

A festa da Santíssima Trindade é momento especial para refletir sobre nossa própria identidade e missão no mundo. Somos a família humana, formada por povos diversos e de culturas diferentes. Somos homens e mulheres chamados a nos acolher no respeito mútuo e na igualdade de direitos. Somos diferentes uns dos outros: na diferença nos completamos.

A fé em Deus Trindade nos leva a reconhecer a beleza e a profundidade da Realidade humana. Deus é UM em três pessoas, mistério de amor e comunhão, perfeita unidade na diversidade. A comunidade humana encontrará a sua verdadeira realização se buscar conviver numa relação de igualdade entre todos os seus membros, respeitando as diferenças. Pela fé, tivemos acesso a essa revelação. Pela fé, conhecemos a Deus e entramos na sua intimidade (VP).

O livro dos Provérbios mostra que o caminho que nos conserva na comunhão com Deus e com os irmãos é o da sabedoria (Pr 8,22-31). Ela é a primeira de todas as obras divinas, a que orienta o destino de tudo e de todos.

Guiados pelo Espírito, os discípulos se tornam capazes de interpretar o mundo a partir da palavra e ação de Jesus (Jo 16,12-15). A comunidade de João demonstra a sua caminhada de amadurecimento na fé em Cristo.

O que os antigos vislumbraram articulou-se mais claramente naquele que João chama “a Palavra” de Deus, Jesus Cristo, que não apenas nos faz ver a maravilha da inteligência divina na Criação, mas nos revela o mais íntimo ser de Deus: seu amor. O Espírito que animou Cristo ficou conosco e tornou-se para nós sua memória atuante, eterna presença daquele que, no sentido mais pleno pensável, é o “Filho de Deus” (Konings).

Essa participação, na intimidade da vida divina, é o que nos deixa em paz com Deus e o que nos faz adentrar na dinâmica do seu amor derramado em nossos corações (Rm 5,1-5). Dessa relação íntima com Deus e o próximo provêm a paz, a perseverança nas tribulações e a firmeza no amor, derramado em nossos corações pelo Espírito Santo, que nos dá a conhecer toda a verdade revelada em Jesus Cristo e essa certeza nos faz assumir com destemor a missão de testemunhar, no meio deste mundo, o amor que torna possível a inclusão de todos os seres numa sociedade justa e fraterna, imagem e semelhança da Trindade santa (VP).

Ao falar sobre a Família e a Trindade na Exortação Apostólica “Amoris Laetitia”, papa Francisco afirma que Deus não é solidão e sim, Família, cuja essência divina, é reflexo vivente da Santíssima Trindade:
O casal que ama e gera a vida é a verdadeira escultura viva, capaz de manifestar Deus criador e salvador. A relação fecunda do casal torna-se uma imagem para descobrir e descrever o mistério de Deus, fundamental na visão cristã da Trindade que, em Deus, contempla o Pai, o Filho e o Espírito de amor.

O Deus Trindade é comunhão de amor; e a família, o seu reflexo vivente. O nosso Deus, no seu mistério mais íntimo, não é solidão, mas uma família, dado que tem em Si mesmo paternidade, filiação e a essência da família, que é o amor. Este amor, na família divina, é o Espírito Santo. A família não é alheia à própria essência divina. Este aspecto trinitário do casal encontra uma nova representação na teologia paulina, quando o Apóstolo relaciona o casal com o mistério da união entre Cristo e a Igreja (Ef 5,21-33).

Com este olhar de fé e amor, de graça e compromisso, de família humana e Trindade divina, contemplamos a família que a Palavra de Deus confia nas mãos do marido, da esposa e dos filhos, para que formem uma comunhão de pessoas que seja imagem da união entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo (AL 11,29).

Na 5ª feira, a Igreja celebra uma importante solenidade que reveste o mistério central de sua fé: Corpus Christi. Neste dia, celebra-se o Santíssimo Sacramento do Corpo e do Sangue de Cristo. Como tradição popular, muitos fiéis enfeitam as ruas para a procissão que traz o grande motivo da festa, Jesus Eucarístico, manifestando publicamente sua fé. Assim vários municípios de Rondonia, de modo particular, as paroquias e a Catedral de Porto Velho

A festa de Corpus Christi oferece a oportunidade de refletir sobre o sentido da eucaristia na vida dos cristãos. Celebrar a memória de Jesus Cristo, morto e ressuscitado, é atualizar seus gestos de amor oblativo em favor da vida de todas as pessoas (VP).

De modo particular, não podemos esquecer a dimensão social da eucaristia. O número de pessoas que precisam de ajuda humanitária está crescendo. E o número de fugitivos no mundo todo atingiu no último ano, 60 milhões de pessoas, tendo, como consequência o aumento da necessidade de ajuda humanitária.

A Igreja (santa Sé) participa, com todos os países, da Cúpula Mundial Humanitária (23-24/05) em Istambul. Acompanhemos com nossas orações e solidariedade aqueles que buscam respostas para que esta ajuda humanitária seja eficiente e preventiva.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pentecostes: Comunidades de rosto humano!

Pentecostes: Comunidades de rosto humano!

Palavra de Dom Moacyr Grechi – Arcebispo Emérito de Porto Velho

Páscoa do povo brasileiro - Por Dom Moacyr Grechi

Páscoa do povo brasileiro - Por Dom Moacyr Grechi

Hoje reafirmamos a nossa fé na ressurreição de Cristo; somos uma Igreja Pascal. Na oração do Credo, proclamamos a ressurreição dos mortos e a vida ete

Verdade libertadora! Por Dom Moacyr Grechi

Verdade libertadora! Por Dom Moacyr Grechi

  A Igreja, convocada a fortalecer o povo de Deus na atual conjuntura, é chamada a estar ao lado daqueles “que perderam a esperança e a confiança no B

Lugar seguro para viver! - Por Dom Moacyr Grechi

Lugar seguro para viver! - Por Dom Moacyr Grechi

  Diante do aumento da violência agrária que atinge trabalhadores rurais, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, pescadores artesanais, defensores de di

Gente de Opinião Sábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)