Porto Velho (RO) segunda-feira, 18 de junho de 2018
×
Gente de Opinião

Cleuber Pereira

SEICHO-NO-IE REALIZA FESTA DAS DÁDIVAS DA NATUREZA DIAS 9 E 10


A Seicho-No-Ie do Brasil está organizando para os próximos dias 9 e 10 de junho, a sua II Festa das Dádivas da Natureza, com uma programação intensa e com temas inovadores que vão da Prática da Interpretação da Natureza, no Parque Ecológico, a palestras voltadas para a questão ambiental, com professores, preletores e especialistas em área como turismo, meio ambiente, recursos hídricos e biologia.

Segundo o preletor Emiliano Delgado Neto, coordenador do evento em Porto Velho, a previsão é de que participem cerca de 250 pessoas nos dois dias, e assim como ocorreu na I Festa das Dádivas da Natureza no ano passado, há uma previsão de participação maciça de estudantes de escolas secundárias e de acadêmicos de todas as universidades e faculdades de Porto Velho, eis que tantos as práticas, como as palestras e as oficinas, todas voltadas para a vivência, harmonia e proteção da natureza, são temas que atraem não só os estudantes, mas também professores, artistas, estudiosos e as pessoas em geral.

No primeiro dia, sábado (9), logo de manhã está prevista uma programação mais intimista, voltada para vivência e o contato mais direto com o meio ambiente. As atividades iniciam as 8h com a concentração dos participantes na Regional da Seicho-No-Ie em Porto Velho, na Rua Herbert de Azevedo, 1846 – entre Brasília e Getúlio Vargas -, e em seguida o deslocamento para o Parque Natural de Porto Velho, seguindo a dinâmica da "carona solidária" diminuindo dessa forma o impacto negativo na emissão de CO2.

Já no parque as atividades iniciam as 8h30 com uma visita ao Centro de Visitação Natural, onde os participantes terão a oportunidade de conhecer diversas espécies que compõem a biodiversidade animal da região. Em seguida, pelas trilhas do parque, um momento para vivenciar e ter um contato mais direto com a natureza. Nessa etapa será realizada a "Prática da Interpretação da Natureza", cujo objetivo é fazer com que a pessoa resgate sua relação com o meio ambiente através dos sentidos.

Depois desta prática, que reserva para o final a troca de experiências entre os participantes, o grupo seguirá para o viveiro municipal para conhecer algumas das espécies de plantas nativas da região, encerrando dessa maneira o primeiro dia da Festa das Dádivas da Natureza, com muita troca de experiências e aprendizados.

PROGRAMAÇÃO DE DOMINGO

Para o domingo toda programação ocorre na sede da Seicho-No-Ie, a partir das 8h30 com a leitura do Canto em Louvor à Natureza, seguida da palestra da preletora Raquel Dias da Silva, como tema “Deus-Natureza-Seres Humanos são originalmente unos”, a revelar que obediência a esta hierarquia contempla a forma correta de viver dos filhos de Deus.

Já as 9h50, a palestra será sobre “Resíduos Sólidos” (lixo urbano), que será proferida pela especialista em turismo e promotora cultural, Michele Tolentino, que tem vasto conhecimento no tema com as peculiaridades da região.

As 10h20 os participantes vão ter a oportunidade de ver um vídeo sobre a obra do Escritório da Floresta, sede internacional da Seicho-No-Ie no Japão, um projeto futurista de conceito e reconhecimento internacional e com certificado do ISO 14001, eis que opera como uma grande instituição, mas totalmente livre de qualquer tipo de poluição. Nenhum equipamento ou meio de transporte emite CO2, a energia elétrica utilizada é gerada a partir de fontes naturais renováveis por fotovoltaica, a água utilizada é da chuva, com esgoto tratado e geração lixo igual a zero. Como tudo de resto, é para ver e se impressionar.

Sobre Recursos Hídricos, as 10h35, a palestrante é Katarina Rempel, hidrogeóloga do Serviço Geológico Brasileiro, com vasta experiência na área e conhecimento da questão no âmbito de Rondônia e da Amazônia.

Ainda na parte da manhã, as11h20, a palestra da pesquisadora Ivaneide Bandeira, membro da ONG Kanindé, que falará sobre “Questões Etno-ambientais, seguido de um intervalo de duas horas – das 12 às 14h – para o almoço que será servido na própria sede da Seicho-No-Ie, sem carne vermelha e ao preço de R$ 15,00.

Na volta, à tarde, a programação tem uma apresentação cultural – Taiko (tambor japonês), com o grupo Bikouran Daiko, fechando o ciclo de palestras, às 14h40, com Luana Lopes, que falará sobre o projeto de “Reflorestamento da área do Teatro Jerusalém da Amazônia.

Simultaneamente a essas atividades, todos terão a oportunidade de participar de exposição de arte e artesanato, de feira de produtos orgânicos, e de participar e colaborar com a coleta de recicláveis e eletrônicos e de óleo de cozinha. Podem e devem ainda participar das oficinas e compostagem, sabão caseiro, origami e tinta natural.

A II Festa das Dádivas da Natureza, que é gratuita e aberta a todas as pessoas, será encerrada às 17h15 com a prática contemplativa Meditação Shinsokan das Quatro Mentes Imensuráveis, com a preletora Cláudia Aires Souza.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Cleuber Pereira

1ª Feira do Leite de Rondônia será realizada nos dias 16 e 17 de novembro em Ji-Paraná

1ª Feira do Leite de Rondônia será realizada nos dias 16 e 17 de novembro em Ji-Paraná

Maior produtor de leite da Região Norte do País, com cerca 1.950 milhão de litros diários, ou 709 milhões de litros anuais, segundo dados do Instituto

Rondônia realiza I Seminário do Terceiro Setor em Porto Velho

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); Com capacidade de participação já esgotada, o Governo de Rondônia realiza nesta quinta e sexta-feir

Asfaltamento da Estrada da Penal, em Porto Velho, facilitará o escoamento da produção de pequenos agricultores da região

Asfaltamento da Estrada da Penal, em Porto Velho, facilitará o escoamento da produção de pequenos agricultores da região

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); O movimento de terra na pavimentação e conformação da pista de rolamento  da RO-OO5 Com um investim

10 mil pessoas são aguardados na Feira de Peixe da Amazônia

Organizada por empresários do ramo da piscicultura e com apoio do Governo de Rondônia, são esperando mais de 10 mil pessoas para 1ª Feira Nacional de