Sábado, 18 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Ciro Pinheiro

VOLTANDO DO CEARÁ



Voltei do “meu Ceará”, depois da virada da última folha do calendário e de ver passar o janeiro do novo ano, que chega cheio de esperanças, como outros que passaram. Ela, a esperança, nunca morre. O 2009, principalmente nos seus dias finais, foi o pior de todos os anos passados. O que pedimos nas nossas orações é que não se repitam as marcas por ele deixadas: o aumento do consumo de drogas e seus malefícios, os lares desfeitos, os filhos roubados à vida, a violência em todos os sentidos, os escândalos protagonizados por aqueles que são tratados por “excelência”. Que possa este ano que nasceu há pouco mais de um mês trazer mais justiça social, mais sinceridade e honestidade daqueles que escolhemos para condução da coisa pública e, que possamos olhar para frente com mais confiança de um futuro melhor para nossos filhos. Para todos os que habitam este país, para todos os rondonienses e os que escolheram este grande estado para viver. 


Ceará em alta


O Ceará está vivendo seus melhores dias atualmente. Em Fortaleza, durante o dia, o turista lota a Praia do Futuro, onde barracas bem estruturadas, formam uma grande extensão na orla marítima, garantindo boas refeições e lazer. Fortaleza, agitadíssima, a rede hoteleira lotada, o sol colaborando o dia todo. À noite a animação é outro cenário. São os restaurantes, as compras na feirinha da avenida Beira-Mar, o artesanato, os bordados, as rendas, as pinturas. Muito forró, grupos folclóricos, shows de humor, os passeios, as praias mais distantes, como Cumbuco, Porto das Dunas, Canoa Quebrada, Lagoinha, Jericoacoara. Tudo isto é bem divulgado graças à ação da Secretaria de Turismo que aplicou na mídia nacional e internacional 35 milhões de reais priorizando espaços importantes e de grande visibilidade nos grandes mercados. Nenhum outro estado do Brasil investiu tanto em promoção em 2009 como o Ceará. Quem afirma é Bismarck Pinheiro Maia, secretário de Turismo ao comemorar o sucesso do seu trabalho.

Em Fortaleza: Mirela e Fellipe

Em Fortaleza, no meio de emoções aconteceu o casamento de Mirella Magalhães Pinheiro e Fellipe Emanuel Pinheiro de Andrade, no Santuário Nossa Senhora do Líbano, com a presença de parentes e de muitos amigos. Na foto Fellipe com Mirella, Penha e Ciro. 

VOLTANDO DO CEARÁ - Gente de Opinião


Everardo Matias

Depois de dois anos de atuação na Secretaria do Turismo do Estado do Ceará (na Assessoria Especial e na Coordenadoria de Marketing, Produto e Destino), Everardo Matias parte para novos desafios, agora da Diretoria Executiva da Associação Cearense da Indústria de Panificação (ACIP), com a missão de fortalecer a marca e torná-la conhecida a partir de uma programação de eventos eficiente e inovadora. A ACIP realizará, no período de 24 a 26 de agosto, a Cearapão, feira que terá exposição de máquinas e equipamentos, concurso de tortas e pães e palestras. Um trabalho social no bairro da Aerolândia (sede da ACIP) será iniciado com a implantação de um projeto para uma escola de panificação e uma padaria modelo. A finalidade é envolver a comunidade carente do bairro em treinamento, qualificação e profissionalização, a fim de oferecer oportunidade no mercado de trabalho. Everardo, antes de voltar ao Ceará, foi gerente da VARIG em Porto Velho, João Pessoa, Goiânia e Fortaleza.

Solonópole

Francisco Dantas Pinheiro lançou, em Fortaleza, o livro “Solonópole”, de 1.016 páginas, com tudo sobre minha terra natal (e dele), que antigamente tinha o nome de Cachoeira do Riacho do Sangue e passou a Solonópole em homenagem a seu filho mais ilustre, Solon Pinheiro, advogado, jornalista e político. Chico Dantas (engenheiro-agrônomo) levou alguns anos para terminar seu livro, que está sendo muito procurado, principalmente pelos solonopolenses, com eu. 

VOLTANDO DO CEARÁ - Gente de Opinião

Estou com a livro Solonópole e Chico Dantas com a revista Momento Brasil, de Porto Velho.



JI-PARANÁ HOJE 

VOLTANDO DO CEARÁ - Gente de Opinião


Visitei a bela e grande Ji-Paraná, cidade que conheci bem pequena, no final da década 60, ainda Vila Rondônia, com pouco mais de 500 casas. Naquele tempo eu tinha, lá, muitos amigos, conhecia muita gente. Hoje não conheço mais ninguém. Andei, a pé, pela cidade e quase me perdi, entre a Prefeitura (Palácio Urupá) e o centro antigo. Fui visitar minha filha Nadhia, que trabalha há quase três anos no Fórum Eleitoral da cidade. 

VOLTANDO DO CEARÁ - Gente de Opinião
VOLTANDO DO CEARÁ - Gente de Opinião

Nadhia Pinheiro recebeu a visita a mãe, Penha, no seu trabalho, no Fórum Eleitoral de Ji-Paraná


 

BIANCO AINDA ESPERA

Em Ji-Paraná fiz uma visita ao prefeito José Bianco (ex-governador), amigo do tempo antigo, quando era um dos poucos (o primeiro?) advogados na cidade (então vila). Antes que eu pensasse em entrevista, ainda acabando de entrar no seu gabinete, ele fez uma primeira pergunta: “Como você está vendo a movimentação política para a eleição?”. Dei minha opinião e passei a ouvi-lo. Bianco acha muito confuso o momento político em Rondônia e não vê perspectiva de mudança para melhor. Está sendo muito cobrado pelos que querem vê-lo, de novo, no governo, mas disse que está administrando isto com muita cautela. O ambiente eleitoral está muito confuso, repetiu. “Não está existindo oposição, as ordens estão vindo de cima para baixo, há um só pensamento no Palácio Presidente Vargas, a eleição do vice-governador para o governo e todos os obstáculos são enfrentados para tornar isso possível”. Para ele as coisas tendem a mudar, mas há muita indefinição. Bianco vê o PT dormindo, diferente do que era antes, inclusive no seu tempo de governador, quando era alvo das violentas flechadas petistas. Vê a senadora calada e a única voz que ainda brada é a do prefeito Roberto, isto porque é atacado com ferocidade pelo chefe palaciano. “Como petista da linha de frente, não faz oposição como antigamente. Faz sua defesa, somente”. É o que pensa o prefeito ji-paranaense. Vi Bianco cauteloso e, ainda, sem um rumo definido, talvez esperando a boa hora para entrar em campo. Argumentei: não será tarde, quando decidir? Acha que não. Enquanto isto, seu vice José Otonio (na foto, com seu inseparável boné), espera, apenas, o acerto de acordos, para entrar na disputa pelo Palácio Urupá. 

VOLTANDO DO CEARÁ - Gente de Opinião

No gabinete do Palácio Urupá, Bianco e seu vice José Otonio



Camiseta da Banda

A Banda do Vai Quem Quer fez o lançamento da Camiseta 2010 na noite de sexta-feira, durante coquetel no restaurante Richard Grill. O general da Banda, Manelão, estava feliz da vida, ao lado das suas “maneletes”, que desfilaram mostrando a camiseta. Foi apresentada, também, a marchinha “Balzaquiana Mulher” de autoria de Silvio Santos, alusiva aos 30 anos da Banda. Nas fotos, Manelão, suas mulatas e um grupo ao lado de Euro Tourinho: Rubens Coutinho, Sergio Ramos, Silvio Santos e Tatá (Iaripuna) 

 
VOLTANDO DO CEARÁ - Gente de Opinião
VOLTANDO DO CEARÁ - Gente de Opinião


D R O P S

PORTA A PORTA - A TAM Linhas Aéreas lançou o serviço de transporte de bagagens porta a porta para passageiros que voam com a companhia aérea, por meio de sua unidade de cargas, a TAM Cargo. Com o serviço “Bagagem Porta a Porta”, as malas são coletadas no endereço indicado pelo cliente, e entregues no local de destino escolhido por ele, e sem cobrança de taxa para coleta e entrega em horários especiais.

BB e TRIP - A Trip Linhas Aéreas e o Banco do Brasil anunciaram um acordo que beneficia clientes do banco na compra de passagens aéreas. Os passageiros Trip (que faz escala em Ji-Paraná), correntistas do Banco do Brasil, terão condições facilitadas de pagamento como financiamento em até 60 meses, por meio de linhas de crédito pré-aprovadas pelo banco, além de taxas de juros a partir de 1,99% ao mês e carência de até 180 dias para início do pagamento da primeira parcela.

ESTRELAS DOS HOTEIS - O Ministério do Turismo, em conjunto com o Inmetro e a Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM), começa a realizar no fim de fevereiro uma série de oito encontros nas cinco regiões do País com o objetivo de estabelecer as matrizes para a nova classificação dos meios de hospedagem brasileiros. Os encontros estabelecerão critérios para oito tipos de empreendimentos: resorts, pousadas, hotéis urbanos, flats, hotéis-fazenda, hotéis de selva, hotéis históricos e os chamados "cama e café". Existem hoje no Brasil cerca de 28 mil estabelecimentos hoteleiros. Seis mil deles, apenas, estão cadastrados no Ministério do Turismo, através do Cadastur. Com a nova classificação, o ministério espera ter um controle mais rígido em relação à qualidade dos serviços prestados, dando credibilidade à hotelaria brasileira.

MILHÕES DOS TURISTAS - Dados do Banco Central mostram que os turistas estrangeiros gastaram US$ 5,3 bilhões no Brasil em 2009. Apesar da crise, é o segundo maior resultado já registrado pelo banco, perdendo apenas para o acumulado de 2008, quando US$ 5,78 bilhões entraram no País.

CONGELANDO – A Eucatur, que tem seus ônibus fazendo linhas entre o interior e a capital, talvez pensando em dar bom conforto aos passageiros, castiga no exagero do ar condicionado. Quando bastava manter um bom clima, causam desconforto com o ar super-gelado, forçando os usuários a viajarem empacotados em lençóis e cobertores. Quem não estiver preparado sofre bastante.

DEUS É INFIEL? – Pertinente, com certeza, a pergunta de Lúcio Albuquerque ao casal que discutiu com ele sobre a frase “Deus é fiel”, usada e abusada em carros, camisetas e até em cuecas. – “...e o senhor, que usa essa frase, é fiel?”. Perguntou, o Lúcio, e não teve resposta. Eu nunca concordei com essa frase e, até, também, já discuti com um usuário dela. Alguém tem dúvida da fidelidade de Deus? Infiéis, a maioria, somos nós, pobres mortais. Se eu digo que você é honesto é porque poderia não ser. Deus é Deus, não é um ser comum, humano, que possa ter virtudes ou defeitos. Posso dizer que um católico ou um evangélico é fiel ou infiel, mas sou muito pequeno para julgar Deus. É por isto que considero muita pretensão um pecador qualquer sair por aí escrevendo nas paredes as frases “Deus é bom,”, Deus é fiel”, “Deus é justo” e outras. É tempo e tinta perdidos.

MÉRITO - Em artigo no Jornal Alto Madeira, o professor Abnael Machado de Lima lembra que em seu livro “Terras de Rondônia” (1969) fez referências à “imprescindível necessidade da construção da rodovia interligando o Atlântico ao Pacífico”, quando nada havia, ainda, sobre a transcontinental, mais adiante (1994) citada no livro “Brasil: “Um Salto para o Pacífico”, de autoria do jornalista Luiz Tourinho. Hoje essa luta tem muitos “pais”, mas Abnael , na sua santa humildade, diz que quer, apenas, reafirmar seu compromisso com a verdade, não pretendendo obter loas nem ser pai de coisa alguma. Sabemos disso, professor... 

Fonte: Ciro Pinheiro - [email protected]  - (Jornal Alto Madeira)
www.gentedeopiniao.com.br  -  www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/    

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 18 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Distante - Aplausos - Yedda nos 80 - Sem abnael - Homenagem - Sargentos – promoções na PM

Distante - Aplausos - Yedda nos 80 - Sem abnael - Homenagem - Sargentos – promoções na PM

 DISTANTEEstou em São Paulo desde o dia 2 deste julho, hoje já preparando as malas para a volta para Porto Velho. Fomos, nesse tempo - eu e Penha -

Nova prefeitura na margem do Madeira

Nova prefeitura na margem do Madeira

A mudança da sede da Prefeitura de Porto Velho do “Palácio Tancredo Neves” (que era antes 31 de Março), para o “Prédio do Relógio” foi a melhor inic

Ruas de Porto Velho

Ruas de Porto Velho

Nome de rua em Porto Velho é um caso sério

DE RELÓGIO PARA TANAJURA

DE RELÓGIO PARA TANAJURA

O primeiro prefeito eleito de Porto Velho (1917)

Gente de Opinião Sábado, 18 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)