Porto Velho (RO) segunda-feira, 15 de julho de 2019
×
Gente de Opinião

Ciro Pinheiro

Nova prefeitura na margem do Madeira


Ex-prefeitos presentes: Sebastião Valadares, João Coelho, Carlos Camurça e José Guedes. No meio, o atual Hildon de Lima Chaves - Gente de Opinião
Ex-prefeitos presentes: Sebastião Valadares, João Coelho, Carlos Camurça e José Guedes. No meio, o atual Hildon de Lima Chaves
O jornalista Euro Tourinho, nos seus 97 anos, fez questão de estar presente. Ao seu lado, a sra.Ieda, primeira dama do Município - Gente de Opinião
O jornalista Euro Tourinho, nos seus 97 anos, fez questão de estar presente. Ao seu lado, a sra.Ieda, primeira dama do Município

A mudança da sede da Prefeitura de Porto Velho do “Palácio Tancredo Neves” (que era antes 31 de Março), para o “Prédio do Relógio” foi a melhor iniciativa do prefeito Hildon Chaves que passou a governar o município olhando, da janela, para o remanso do grande Rio Madeira. O histórico “Prédio do Relógio”, que serviu no passado à administração da Estrada de Ferro Madeira Mamoré,  pode ser considerado o “marco zero” da cidade, como bem disse o prefeito em seu discurso - palavras de satisfação, vendo a presença de outras autoridades e muitos convidados que estiveram no local para demonstrar o apoio à mudança;  Hildon aproveitou para falar das dificuldades visando conseguir dinheiro para realização das obras na capital e no interior do município, palavras que os ex-prefeitos presentes, Sebastião Valladares, José Guedes, Carlinhos Camurça e João Coelho demonstraram concordância. Concretizada a mudança, falta agora somente “apagar” o costume de muitos anos dos que batizaram o histórico edifício com o nome de “Prédio do Relógio” denominação sem nenhum valor histórico. Espera-se que logo seja oficializada a nova sede como - Centro Administrativo “Dr. Joaquim Augusto Tanajura”, uma homenagem de todos os prefeitos que estiveram o cargo até agora ao primeiro prefeito ocupante do poder municipal, o médico Tanajura, eleito a primeira vez em 1917 e mais adiante reconduzido ao cargo, comprovando o apoio da população daquele tempo à sua administração. Ou então, se for considerada a nova localização da sede do governo municipal, Palácio Rio Madeira. Aqui apenas sugestões, que poderão ser consideradas, ou não. 

Nova prefeitura na margem do Madeira  - Gente de Opinião


PERDEMOS DOM MOACIR

Tive pouquíssimas oportunidade de me aproximar de D. Moacir Grechi, arcebispo emérito de Porto Velho, falecido há poucos dias. Alguns dias antes da sua partida que surpreendeu povo cristão, caminhei ao seu lado no patamar catedral e aproveitei para puxar um pouco de conversa já que poucas vezes havia tido uma palavra sua. Simpaticamente, ele fez esta pergunta: “de onde eu te conheço?” Respondi: pois então Dom Moacyr, muito prazer - sou Ciro Pinheiro. Adiantou, ele: “ah sim.. jornalista do Alto Madeira” – Acompanhei-o até a esquina da sede da Arquidiocese, onde nos despedimos. Não imaginava, eu, que aquele rápido encontro com D. Moacyr, religioso muito querido não somente em Rondônia, mas também no estado do Acre, seria o primeiro e ao mesmo tempo o último. Coisas da vida. 


Nova prefeitura na margem do Madeira  - Gente de Opinião


ALMINO AFONSO  CHEGOU AOS 90

O grande brasileiro, quase rondoniense, Almino Monteiro Álvares-Affonso (amazonense que teve sua juventude em Porto Velho), ex-deputado federal por São Paulo (onde mora), ex-vice governador e ministro do Trabalho (do presidente João Goulart), foi homenageado na capital paulistana na comemoração dos seus 90 anos. Na oportunidade foi destacado o seu valor como político e cidadão honrado e de uma vida dedicada ao nosso País. O nosso amigo Euro Tourinho (que chegou aos 97 e pretende passar dos 100, como o seu saudoso jornal Alto Madeira), seu amigo (do Almino) e colega de juventude nas noitadas portovelhense, lamentou não ter sido possível participar da homenagem em São Paulo. A saúde não está permitindo longas viagens. Nesta foto, em uma de suas visitas a Porto Velho, Almino (de terno) está com Euro, Pedro Struthos e Samuel Castiel e, no seu lado direito, este repórter, um que faz parte da sua grande fila de admiradores.

Nova prefeitura na margem do Madeira  - Gente de Opinião


Parabéns

20 de Junho – DANIEL PEREIRA

Advogado, sindicalista, foi vereador em Cerejeira, deputado estadual, vice-governador e governador. Atualmente na direção do SEBRAE.

Nova prefeitura na margem do Madeira  - Gente de Opinião


23 - EWERTON LEONI

Jornalista, empresário da Comunicação, ex-deputado estadual


Nova prefeitura na margem do Madeira  - Gente de Opinião


24 – JOÃO PAULO DAS VIRGENS

Baiano, um tempão de Rondônia, advogado, escritor, presidente da Academia Vilhenense de Letras, vereador em Porto Velho e Vilhena.


Nova prefeitura na margem do Madeira  - Gente de Opinião


25 – MAURICIO CARVALHO 

Mauricio Fonseca Ribeiro Carvalho de Moraes (o tamanho do nome indica a importância do jovem cidadão), 31 anos, médico, vereador, presidente da Câmara Municipal de Porto Velho. Politico de grande futuro, segue exemplos do pai Aparício, da Maria Silvia Carvalho e o caminho da irmã Mariana (deputada federal); Mauricio é pai da linda Bárbara, chamego da família.


Nova prefeitura na margem do Madeira  - Gente de Opinião


29 – YEDDA PINHEIRO BORZACOV

A professora, historiadora, escritora com várias obras editadas, Yêdda Pinheiro Borzacov chega aos 80 anos dia 29 (sábado) e recebe seus convidados em comemoração festiva no salão de festas do Clube Residencial “Complexo do Madeira”. As mulheres, comumente, não gostam de divulgar a idade e, se revelam, algumas têm o costume esconder os anos vividos. Yedda é diferente: no próprio convite (muito chique) dá “manchete” do motivo da comemoração: chegada aos 80 anos, apesar de não parecer.  O convite tem a autoria das filhas Lourdes Maria, Christina Helena; dos filhos Ary e Eduardo Jr e dos netos Amanda, Aryadne, Lilian, Eduardo e Pedro.  


Nova prefeitura na margem do Madeira  - Gente de Opinião


30 – ROSSILENA MARCOLINO  

Mulher valorosa, um exemplo. Técnica administrativa, funcionária do Tribunal de Contas. Entre as conquistas, o título de campeã mundial paratleta, uma vitória para Rondônia, conquistada em outros países.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Ciro Pinheiro

Distante - Aplausos - Yedda nos 80 - Sem abnael - Homenagem - Sargentos – promoções na PM

Distante - Aplausos - Yedda nos 80 - Sem abnael - Homenagem - Sargentos – promoções na PM

 DISTANTEEstou em São Paulo desde o dia 2 deste julho, hoje já preparando as malas para a volta para Porto Velho. Fomos, nesse tempo - eu e Penha -

Ruas de Porto Velho

Ruas de Porto Velho

Nome de rua em Porto Velho é um caso sério

DE RELÓGIO PARA TANAJURA

DE RELÓGIO PARA TANAJURA

O primeiro prefeito eleito de Porto Velho (1917)

Desarmemo-nos

Desarmemo-nos

Com uma arma em casa será que o cidadão do bem pode ter a garantia de que está protegido?