Porto Velho (RO) segunda-feira, 15 de julho de 2019
×
Gente de Opinião

Ciro Pinheiro

Distante - Aplausos - Yedda nos 80 - Sem abnael - Homenagem - Sargentos – promoções na PM


Yedda com sua bonita família -  - Gente de Opinião
Yedda com sua bonita família -

 

DISTANTE

Estou em São Paulo desde o dia 2 deste julho, hoje já preparando as malas para a volta para Porto Velho. Fomos, nesse tempo - eu e Penha - hóspedes da filha Nádhia e do marido Henry Nakaya, na grande capital paulistana num tempo de frio que em alguns dias chegou a 8 graus.

Estamos iniciando o segundo semestre do ano 2019, ou seja, o começo do fim do ano, distante dos acontecimentos de Porto Velho, longe dessa boa terra. Aqui recebemos mensagens e abraços – os primeiros da filha Nadhia e do marido; do filho Túlio (Fortaleza) - no dia da minha chegada aos 82 anos, 6 de julho, distante da maioria dos meus amigos portovelhense e dos parentes no Ceará  - e três dias depois, o dia da Penha, que veio ao mundo dia 9 de julho de 1948 na boa cidade de Uruburetama, cidade serrana no norte do Ceará, 11 anos depois do meu nascimento.

Que venham muitos anos mais, de saúde, paz e felicidade para nós, acho que merecemos. Aqui agradeço aos que torcem por tudo isto.      

 

APLAUSOS

Merece elogios a ideia do batismo da ponte no Rio Abunã, na rodovia que liga Rondônia ao Acre, com o nome de “Ponte Dom Moacyr Grechi”. Será uma homenagem dos dois estados, que devem muito ao trabalho social e missionário do saudoso religioso nesta região amazônica. Nossos aplausos.   

 

YEDDA NOS 80

Muito bonita a comemoração dos 80 anos da professora Yedda Pinheiro Borzacov, no Clube Residencial Complexo do Madeira (PVH). Yedda recebeu grandes abraços na recepção que ofereceu, com a presença de muitos amigos e amigas, antigos colegas de magistério de uma vida dedicada à Educação e à Cultura do nosso Estado. Como todos sabem, ela é uma pessoa muito dinâmica e que chega à idade avançada sem nenhum constrangimento em divulgar os anos já vividos, diferente de outras mulheres que escondem a idade, quando deveriam mostrar que bem aproveitaram o tempo concedido pelo Criador dedicado ao bem comum. Escritora, historiadora, com muito trabalho visando cada vez mais valorizar o Estado de Rondônia, terra que ela ama e que defende com entusiasmo.  Sempre com muita disposição, tem exercido cargos de relevância na área cultural, além de presença constante em todos os acontecimentos da educação na capital e no interior do Estado. Entre as pessoas que participaram das homenagens anotamos o jornalista Euro Tourinho, os médicos Viriato Moura, com Ana Cristina; Tânia Mara Gondim, Paulo Sérgio Gondim e Kely; Samuel Castiel e Adla; Eudes Tourinho e Berenice; Helio Arouca (Guajará-Mirim), a esposa e a filha Érica (futura médica); Flaísa Fialho Arouca (prima da Yedda); Pedro Strutos, Cida Souza, professor Dante Fonseca e Zélia; a amiga Lindomar Soares, o professor/vereador Aleks Palitot, escritora Sandra Castiel, historiador Marco Antonio Teixeira (ex-aluno da Yedda). Mais de 60 convidados estiveram presentes às homenagens à Yedda, que terminaram com show de “boi bumbá”, muito aplaudido.

 

Abraçando o neto, com Viriato Moura e Ana Cristina, Paulo Gondim e Kely e  Tânia Gondim - Fotos Yeda - Gente de Opinião
Abraçando o neto, com Viriato Moura e Ana Cristina, Paulo Gondim e Kely e Tânia Gondim - Fotos Yeda


SEM ABNAEL

 

Em São Paulo há mais de dez dias, tive, dia 6, a tristeza da noticia do falecimento do professor Abnael Machado de Lima, dia 5, uma perda inestimável para Rondônia. Abnael, professor de História e Geografia, pesquisador da história regional, escritor, um dos fundadores da Academia de Letras de Rondônia, foi homenageado há poucos dias com o título “Doutor Honoris Causa”, concedido pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Na solenidade da entregado do título ele já aparentava problemas de saúde, tendo sido conduzido para receber a homenagem em cadeira de rodas  sob aplausos dos presentes.          

Distante - Aplausos - Yedda nos 80 - Sem abnael - Homenagem - Sargentos – promoções na PM - Gente de Opinião


SARGENTOS – PROMOÇÕES NA PM


O jovem Alysson Pinheiro Tourinho foi um dos 433 policiais promovidos ao posto de sargentos da Polícia Militar de Rondônia. Na solenidade de encerramento do curso, o governador do Estado, coronel Marcos Rocha, dirigiu mensagem aos novos sargentos encerrando com estas palavras: “Esse passo que os senhores estão dando hoje na carreira é muito importante e grandioso. Agora, formados sargentos, a responsabilidade é ainda maior. Que Deus guie cada um em sua missão”

O curso de formação de sargentos da Polícia Militar de Rondônia possui como diretrizes o patriotismo, respeito, espírito de corpo e vibração, sempre observando a hierarquia e a disciplina que são pilares da corporação.

O secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania, coronel PM José Hélio Cysneiros Pachá, parabenizou os formandos e agradeceu aos familiares de cada um por contribuírem com esse momento e pela compreensão que tiveram durante todo o curso que garantiu formar profissionais mais qualificados e preparados com novos conhecimentos, habilidades dentro da Polícia Militar.

O novo sargento Alysson Pinheiro Tourinho com o avô Euro Tourinho e o irmão advogado Homero Tourinho - Gente de Opinião
O novo sargento Alysson Pinheiro Tourinho com o avô Euro Tourinho e o irmão advogado Homero Tourinho
Distante - Aplausos - Yedda nos 80 - Sem abnael - Homenagem - Sargentos – promoções na PM - Gente de Opinião


HOMENAGEM 

Esta foto mostra, no centro, a jovem senhora Wigna Kalene Venâncio de Lima ao lado do marido Galdino Filho, quando recebia as homenagens dos casais amigos, vizinhos moradores do Condomínio Porto Palazzo, pela passagem do dia do seu aniversario, 29 de junho. O local do encontro foi o restaurante “San Genaro”, onde cantaram o “parabéns pra você” à aniversariante. Kalene é quintanista do curso de Direito e, Galdino, consultor na Hidrelétrica Santo Antônio Energia. Aí estão Ciro e Penha Pinheiro, Luciano Martins e Herika com os queridinhos Maria Eduarda e João Pedro. 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Ciro Pinheiro

Nova prefeitura na margem do Madeira

Nova prefeitura na margem do Madeira

A mudança da sede da Prefeitura de Porto Velho do “Palácio Tancredo Neves” (que era antes 31 de Março), para o “Prédio do Relógio” foi a melhor inic

Ruas de Porto Velho

Ruas de Porto Velho

Nome de rua em Porto Velho é um caso sério

DE RELÓGIO PARA TANAJURA

DE RELÓGIO PARA TANAJURA

O primeiro prefeito eleito de Porto Velho (1917)

Desarmemo-nos

Desarmemo-nos

Com uma arma em casa será que o cidadão do bem pode ter a garantia de que está protegido?