Porto Velho (RO) quarta-feira, 18 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Ciro Pinheiro

Uma bela viagem


Uma bela viagem - Gente de Opinião
Uma bela viagem - Gente de Opinião

 

Fiz uma viagem longa, há muito tempo programada com muita atenção para todos os detalhes, diferente de gente que vai a Roma como quem vai a Abunã. Economizei uns trocados, providenciei alguns euros, consegui passagens promocionais e voei, “avionei”, como escrevia antigamente o colunista social Euro Tourinho, com o pseudônimo Eurly. Um vôo que durou uma noite inteira sobre o Atlântico, entre Fortaleza e Lisboa. Fomos, eu e a Penha, visitar o filho Túlio (ex-aluno do Colégio D. Bosco), na bela cidade espanhola de Barcelona, onde ele mora há um ano e meio, estudando e trabalhando. Antes da longa viagem, parei três dias em Fortaleza, para participar, como padrinho, do casamento da sobrinha Narian, a mais bela noiva que já vi. Cheguei, pois, e volto a este espaço com algumas matérias sobre a viagem, como informações para quem quer conhecer um bom lugar para fazer turismo. 

 

Uma bela viagem - Gente de Opinião
Uma bela viagem - Gente de Opinião

 

Barcelona, capital da Catalunya

Barcelona é conhecida como "A Jóia do Mediterrâneo", por ser uma das mais bonitas cidades da Europa.É, também, uma das mais modernas, a mais cosmopolita cidade da Espanha. Situa-se no Nordeste do país, na costa do Mediterrâneo, próximo da fronteira francesa. As duas línguas oficiais são o catalão e o castelhano. Barcelona possui um grande interesse cultural, recreativo e comercial. Há milhares de coisas para fazer e para ver. A cidade é internacionalmente reconhecida por ter a maior coleção de edifícios de "art nouveau" da Europa. Tem parques verdadeiramente encantadores, com uma concepção moderna, diferente, em vez da tradicional. A vida noturna é excelente: a cidade é repleta de restaurantes, de festas nas ruas. 

 
 

Obras de Gaudí

Barcelona tem um pouco da melhor arquitetura modernista da Europa. As obras de Antoni Gaudí podem ser vistas de qualquer ponto da cidade. São inúmeras e impressionam. A mais importante é o Templo Expiatório da Sagrada Família, de fama mundial, a igreja menos convencional da Europa, o mais bonito trabalho de Gaudí. Inspira-se na Natureza, cheio de simbolismo. Para Gaudí, foi o trabalho da sua vida. Passou 16 anos vivendo no interior da obra, como um eremita, tentando terminá-la. Até hoje, a igreja ainda não se encontra completamente terminada. É um grande e esmagador edifício que domina completamente o perfil de Barcelona. O Templo Expiatori de La Sagrada Família é uma verdadeira sinfonia inacabada da arquitetura modernista do imortal Gaudí. Uma obra fascinante, que atrai milhares de turistas do mundo inteiro que vão até lá para tentar entender a loucura de Antoní Gaudí, falecido, como indigente, em 1926, aos 74 anos, atropelado por bonde quando ia para a missa diária. No hospital, já sem vida, foi reconhecido por um vigilante, que avisou às autoridades. Símbolo da cidade.

Uma bela viagem - Gente de Opinião
Sagrada Família – símbolo da cidade
 


Muito o que ver

Mas não é só a obra inacabada de Gaudí, a Sagrada Família, que atrai o turismo. Vale a pena contemplar o Mediterrâneo azul, em um fim de tarde; ver a cidade  do alto do Montjuïc; dar uma paradinha no La Boqueria, construído em 1860  – o mercado colorido onde se vendem de tudo. Tudo com vendedoras de frutas, peixe, carne; as açougueiras, jovens e senhoras, elegantes, com avental de rendas, anel de brilhante e um Rolex de ouro no pulso, misturando várias idiomas e dialetos regionais com maior base no catalão-acastelhanado; a La Barceloneta, uma Copacabana com quase 300 anos; Paiseig de Gràcia, o grande boulevar da cidade; a Basílica de La Mercê, a patrona (padroeira da cidade); a Casa Milà ou “La Pedrera” (um das obras de Gaudí); o Parque Güell, desenhado por Gaudí, com uma bela vista da cidade.

 

Uma bela viagem - Gente de Opinião
Canaletes (fonte) de água límpida, na Ramblas. Quem bebe volta a Barcelona. Aí, Túlio, Germana e Penha. Fotografei.

Ramblas

Por último a Las Ramblas, que começa na Plaça Catalunya e vai até a estátua de Cristóvão Colombo, no lugar onde o descobridor ao chegar da primeira viagem à América desembarcou e foi recebido pelos reis de Castella e Aragó, para comunicar a descoberta. Las Ramblas é impressionante. Uma avenida muito larga, com ruas de cada lado e um belo passeio no meio, onde há de tudo: bancas de revistas e de vendas de bugiganga, mesas dos cafés e restaurantes, estatuas vivas, caricaturistas, feira de passarinhos, venda de flores, exposições de arte. Sempre lotada, com gente falando vários idiomas, milhares de pessoas subindo e descendo, sem parar. No monumento de Cristóbal Colón a Ramblas termina. Chega ao porto, com muita coisa interessante para ver, ainda, inclusive o Port Vell, para nós o Porto Velho, bem diferente do nosso ainda.

... e muito mais

Tudo isto é só um pouco de Barcelona. É bom, citar a qualidade de vida na cidade, o transporte público eficientíssimo (metrô, trem e ônibus,tudo integrado), a limpeza das ruas, o respeito pelo meio ambiente, a segurança pública, tudo perfeito. Os idosos andam nas ruas desacompanhados, sem perigo, e sem ter que enfrentar os obstáculos nas calçadas, tão comuns nas nossas cidades. 

Vou parar por aqui, porque para contar tudo sobre a bela Barcelona um jornal inteiro seria pouco. E os 15 dias da visita pouco deu para conhecer a cidade, a maior parte do tempo desacompanhado, apenas com telefone no bolso e o mapinha na mão. O filho Túlio e a Germana, estudando e trabalhando, pouco tempo tiveram para mostrar tudo o que a cidade tem de bonito.     

 

Uma bela viagem - Gente de Opinião
Boqueiria: o mercado da cidade

 
Uma bela viagem - Gente de Opinião
Estádio Olípico de Montjuïc. Lembra as Olimpíadas de Barcelona em 92.

 
 

Siga o Gentedeopinião no 

Gente de Opinião



Fonte: Ciro Pinheiro - ciropinheirojornalista@hotmail.com 
 
Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /   YouTube  / Turismo   /  Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Ciro Pinheiro

Distante - Aplausos - Yedda nos 80 - Sem abnael - Homenagem - Sargentos – promoções na PM

Distante - Aplausos - Yedda nos 80 - Sem abnael - Homenagem - Sargentos – promoções na PM

 DISTANTEEstou em São Paulo desde o dia 2 deste julho, hoje já preparando as malas para a volta para Porto Velho. Fomos, nesse tempo - eu e Penha -

Nova prefeitura na margem do Madeira

Nova prefeitura na margem do Madeira

A mudança da sede da Prefeitura de Porto Velho do “Palácio Tancredo Neves” (que era antes 31 de Março), para o “Prédio do Relógio” foi a melhor inic

Ruas de Porto Velho

Ruas de Porto Velho

Nome de rua em Porto Velho é um caso sério

DE RELÓGIO PARA TANAJURA

DE RELÓGIO PARA TANAJURA

O primeiro prefeito eleito de Porto Velho (1917)