Sábado, 18 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Ciro Pinheiro

CIRO EM FORTALEZA


 

Salve 2010

Vi a virada do ano em Fortaleza, na minha terra, o Ceará. O Natal, em Porto Velho, antes da viagem, estive em dois lugares: na casa dos amigos Rosana e Airton (Voa Brasil) e, até madrugada, como já aconteceram inúmeras vezes, com Maria Silvia, Aparicio Carvalho e um monte de amigos, recepcionado, na chegada, pela Mariana com a simpatia de sempre. A virada do ano, em Fortaleza, recebeu quase um milhão e pessoas para ver a grande festa promovida pela Prefeitura, na Praia de Iracema. Uma festa de luz e muito som, como nunca havia visto.

O ano 2010 chegou. Ele traz esperanças de um tempo melhor. Esperança de um ano de paz, de mais seriedade dos que cuidam da administração publica, de saúde para todos, de esperança de um futuro melhor para nossas crianças. Que seja bem melhor do que o ano que passou. 
 

CIRO EM  FORTALEZA  - Gente de Opinião
CIRO EM  FORTALEZA  - Gente de Opinião

 

Saudade de Porto Velho

Por um acaso, encontrei no Shopping Aldeota, em Fortaleza, numa mesinha, entretido diante de um notebook, o Coronel Figueiredo, ex-comandante do Quinto Bec. Figueiredo é cearense e está trabalhando em Brasilia, no departamento que cuida dos Batalhões e Construção (Comando do Exercito). Esteve na França por algum tempo (estudando) logo ao sair do comando do nosso Bec e agora cumpre nova missão no Brasil. Conversamos demoradamente, enquanto ele aguardava a esposa, D. Neide, e a filha Amanda, que visitavam as lojas. Perguntou pela professora Yedda Borzacov, pelo Euro e mais outros amigos que deixou em Porto Velho, relembrou a nossa caminhada na mata para descoberta dos marcos históricos de Rondon e disse que sente saudade e pretende voltar a PVH quando aparecer oportunidade. Na nossa conversa ele informou que o Quinto Bec vai participar da construcao da Santarem – Cuiaba, que será o grande caminho (o mais curto) para a da saída da soja. 
 
 

Brozeamento tipo Iracema

Encontramos (eu e Penha) no Hotel Oasis, na Beira-Mar, as irmãs Gloria e Flora Valladares com os respectivos maridos Edson Grangeiro, e Nemesio Coelho, que escolheram Fortaleza para um tempinho curto de férias. Fomos a Praia do Futuro, de onde Gloria e Flora saíram com um bronze especial, para esnobar, Gloria em Porto Velho e Flora em Rio Branco, onde é secretaria de estado do governo acreano. Um encontro de amigos nas praias cearenses. 

CIRO EM  FORTALEZA  - Gente de Opinião

Na Praia de Iracema: Penha, Flora, Nemesio, Glória e Edson



  

Memória e Missão

Fui convidado e compareci ao lançamento do livro “Memória e Missão” (Edições Paulinas) de autoria do meu parente José Ernanne Pinheiro (monsenhor), no Center Um, Aldeota (Fortaleza), onde tive a oportunidade de encontrar gente que há muitos anos não via. Padre Ernanne ordenado sacerdote em 1965, trabalhou como operário metalúrgico na França, cursou filosofia (pós graduado) e teologia (na Universidade Grogoriana em Roma), foi diretor do Instituto de Teologia do Recife, assessor da CNBB para área política (Brasília) e é, atualmente, secretário executivo do Centro Nacional Fé e Politica D. Helder Camara. Seu livro tem apresentação de D. Jose Freire Falcão (cardeal), arcebispo emérito de Brasília. 

CIRO EM  FORTALEZA  - Gente de Opinião

Padre Hernani em noite de autógrafo



Solonópole

Ganhei “Solonópole”, um livrinho de 1.016 paginas de autoria do meu parente Francisco Dantas Pinheiro (agrônomo) que conta tudinho sobre minha (e dele) cidade, Solonópole, no alto sertão cearense, uma terra de gente braba, seria, e trabalhadora. O livrão do Chico Dantas conta coisas que eu (filho ingrato, que saiu de lá com 17 anos e nunca mais voltou), coisas que eu não conhecia. Não tive tempo, ainda, de ler mais do que 10 paginas, mas com certeza vou devorar tudo o que ele conta e, quando voltar a Porto Velho, vou levar um exemplar para o Maurílio Vasconcelos, meu conterrâneo. São citados, nas historias do livro “Solonópole” o pai do Maurílio, Antonio Oscar Vasconcelos, e o meu Joaquim Clicério Pinheiro de Andrade. 

Em família

Em Fortaleza, Diogo Moraes e Nádhia Pinheiro comemoraram o aniversario em reunião familiar, ela dia 6 e ele dia 7 de janeiro. O Diogo comemorou com jantar no restaurante “João do Bacalhau” com a presença dos parentes e da família da noiva Narian Pinheiro. As fotos mostram um pouco da comemoração. 

CIRO EM  FORTALEZA  - Gente de Opinião

Com os pais de Narian, Socorro e Bosco Pinheiro

CIRO EM  FORTALEZA  - Gente de Opinião

Diogo e Narian com os pais dele, Nicéa e Raimundo Moraes

CIRO EM  FORTALEZA  - Gente de Opinião

Com Nadhia e Penha Pinheiro, tia de Narian 



Fonte: Ciro Pinheiro - [email protected]  - (Jornal Alto Madeira)
www.gentedeopiniao.com.br  -  www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/    

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 18 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Distante - Aplausos - Yedda nos 80 - Sem abnael - Homenagem - Sargentos – promoções na PM

Distante - Aplausos - Yedda nos 80 - Sem abnael - Homenagem - Sargentos – promoções na PM

 DISTANTEEstou em São Paulo desde o dia 2 deste julho, hoje já preparando as malas para a volta para Porto Velho. Fomos, nesse tempo - eu e Penha -

Nova prefeitura na margem do Madeira

Nova prefeitura na margem do Madeira

A mudança da sede da Prefeitura de Porto Velho do “Palácio Tancredo Neves” (que era antes 31 de Março), para o “Prédio do Relógio” foi a melhor inic

Ruas de Porto Velho

Ruas de Porto Velho

Nome de rua em Porto Velho é um caso sério

DE RELÓGIO PARA TANAJURA

DE RELÓGIO PARA TANAJURA

O primeiro prefeito eleito de Porto Velho (1917)

Gente de Opinião Sábado, 18 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)