Sábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 30/03/10


 
 
Tem dificuldades
 

Uma coluna sem papas na língua 30/03/10 - Gente de OpiniãoO PMDB encontra dificuldades para celebrar alianças e encontrar um bom vice pra o prefeito de Ariquemes Confúcio Moura - a grande zebra da temporada -, que deixa o cargo amanhã, para disputar o governo de Rondônia. Ocorre que o governador Ivo Cassol e o senador cassado Expedido Júnior já tomaram conta das pequenas e medis siglas para suas coligações.

 
Boa largada
Uma coluna sem papas na língua 30/03/10 - Gente de Opinião 

Mesmo largando na ponta na Bacia Leiteira (região de Jaru), no Vale do Jamari (polarizada por Ariquemes) e já entrando bem na capital, Confúcio tentou e não conseguiu acertar Davi Chiquilito Erse (PC do B) para seu vice. Ocorre que os comunistas não querem trocar o certo pelo duvidoso e articulam eleger Davi a deputado estadual, dar toda visibilidade local ao seu nome, visando conquistar a prefeitura em 2012.

 
Chapa puro sangue
Uma coluna sem papas na língua 30/03/10 - Gente de Opinião 

Sem boas legendas para coligar – até as minúsculas, de aluguel buscaram outros acertos – restará ao PMDB recorrer a uma chapa puro sangue. E o partido tem boas alternativas no interior (Sueli Aragão em Cacoal), Natan Donadon (em Vilhena), mas esta órfã de lideranças na capital, onde restaria como opção apenas Amir Lando.

 
Festa da Eucatur
 

O grupo Eucatur comemora mais um ano de atividades, neste 31 de março, tendo muito a festejar. Já se transformou numa holding de empresas, que vai de transportes coletivos a comunicações, de educação a marmoraria e de serviços de coletas e esgotos, com ramificações em todo o território nacional. A expansão do grupo na região Amazônica vem desde os anos 70.

 
Cidadão honorário
 

Dentro das festividades, esta marcada para amanhã, a concessão do titulo de Cidadão Honorário para o patriarca da família, seu Assis Gurgacz, na Assembléia Legislativa de Rondônia. Conheci seu Assis, ainda vereador em Cascavel (PR), onde também foi vice-prefeito. A sua visão de futuro, apostando em Rondônia, transformou a então pequena e desconhecida União Cascavel numa gigante dos transportes de passageiros do país.  

 
Mote de campanha
 Uma coluna sem papas na língua 30/03/10 - Gente de Opinião

Acuado pelo governador Ivo Cassol para que desista de disputar o governo do estado e se incorpore ao projeto de João Cahulla, o senador cassado Expedito Júnior (PSDB) vai tocando a campanha como pode. Tem utilizado como mote as campanhas de filiações pelo estado, evitando encrencas com o ex-aliado. Mais a frente, não terá como evitar o confronto.

 
Últimas cartadas
 Uma coluna sem papas na língua 30/03/10 - Gente de Opinião

O PMDB rondoniense leia-se o senador Valdir Raupp – esta tentando as últimas cartadas para tirar a senadora Fátima Cleide (PT) da disputa ao Senado. Informações de Brasília garantem que o presidente Lula e a presidenciável Dilma Roussef voltaram a sofrer assédio do Diretório Nacional do PMDB, visando acertar a situação de Rondônia.

 
Composição rejeitada
 Uma coluna sem papas na língua 30/03/10 - Gente de Opinião

A composição exigida pelo PMDB nacional é rejeitada pelo PT rondoniense. Já o PMDB, quer que a senadora Fátima Cleide se transforme em vice de Confúcio e o deputado federal Eduardo Valverde, mero candidato a reeleição. Os petistas rondonienses têm firmado o pé e rejeitado as investidas de Michel Temer e cia.  

 
Briga interiorizada
 Uma coluna sem papas na língua 30/03/10 - Gente de Opinião
A briga do governador Ivo Cassol e do prefeito de Porto Velho Roberto Sobrinho esta se interiorizando. Cansado de levar pauladas do governador na capital, Sobrinho já se dedica a desancar o rival no interior, quintal do impetuoso mandarim rondoniense. Cassol x Sobrinho é a briga de 2014, mas eles já estão se estranhando desde já.
 

Do Cotidiano

Os desafios de Cahulla
 
Uma coluna sem papas na língua 30/03/10 - Gente de OpiniãoCom os olhos voltados ao seu projeto de “reeleição”, o vice-governador João Cahulla assume o Palácio Presidente Vargas, amanhã, em substituição a Ivo Cassol, que deixa o cargo para cumprir desincompatibilização e disputar uma vaga ao Senado nas eleições de outubro. Terá muitos desafios pela frente, a começar pelos grevistas dos profissionais da Educação e de saúde, que vão testar seu pulso já neste seu início de administração.
Cahulla tem um perfil mais conciliador que Ivo, mas deve seguir a risca o modelo deixado pelo seu antecessor, já que deu certo e foi uma administração bem sucedida tanto no campo política como no administrativo.
O novo governador não terá dificuldades na Assembléia Legislativa, onde a base de apoio do Palácio Presidente Vargas tem ampla maioria e segue a cartilha do expoente Cassol, mas terá desafios importantes a serem superados. O estado tem recebido menos recursos da esfera federal, por conta de cortes já anunciados, e todo inicio do ano existe uma queda na arrecadação, durante o inverno amazônico.
Setores com os de saúde e segurança pública tem sido os mais penalizados em vista do crescimento populacional nos últimos anos. A questão da saúde, no plano estadual, deve se encaminhar com o funcionamento do hospital regional de Cacoal, o que vai refletir numa queda substancial de pacientes a serem despachados para Porto Velho. Se o mesmo ocorrer em Vilhena – mais um hospital de base em pólo regional -, o projeto de regionalizar a saúde, estará concluído, e em bom termo.
No campo da segurança pública existem problemas sérios. A coisa vai desde a explosão do consumo de crak e no tráfico de cocaína, refletindo nos elevados índices de criminalidade dos pólos regionais rondonienses, até invasões de terra e jaguncismo em outras regiões pioneiras do estado e o gargalo da falta de vagas nos presídios rondonienses.
Na área de obras, o governo vai muito bem e caberá a Cahulla dançar com a mais bonita do baile. Assim como Bianco deixou uma boa herança para Cassol, Ivo esta legando uma máquina azeitada e até a inauguração do Centro Político e Administrativo, a grande jóia cassolista para o vice descerrar as placas. Nem um pai deixaria uma herança desta para um filho.
Com uma carrada de obras para serem inauguradas nos próximos meses – desde as áreas de saúde e educação até estradas – o futuro governador tentará encaminhar seu projeto de reeleição em dobradinha com o governador, que esta deixando o cargo nesta quarta-feira.
 


Via Direta
 Uma coluna sem papas na língua 30/03/10 - Gente de Opinião

*** Na corrida sucessória estadual, Expedito e Confúcio largaram na frente, mas já são pressionados pelos concorrentes *** O deputado federal Mauro Nazif (PSB) foi convidado a ser vice de um governadoravel de ponta *** Ele esta estudando a proposta de coligação: ficou de consultar o Diretório Regional e seus convencionais *** Será que aceitará o convite?

Fonte: Carlos Sperança

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs Donadon, Amorim e dos Muletas se preparam para mais uma eleição

Os clãs Donadon, Amorim e dos Muletas se preparam para mais uma eleição

Dinheiro acalma Padre Antônio Vieira, em famoso sermão, dizia que o dinheiro “é o nervo dos exércitos e das repúblicas”. O presidente francês, Emma

Porto Velho tem a possibilidade de eleger pela primeira vez uma mulher no Paço Municipal

Porto Velho tem a possibilidade de eleger pela primeira vez uma mulher no Paço Municipal

O custo de morarO jornal britânico The Economist, uma das publicações mais respeitáveis do mundo, fez um forte alerta sobre a piora do clima causad

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Gigantes e anõesHá pouco, por orientação da bióloga Ednair Nascimento, da Unir, foi identificada por paleontólogos uma espécie de tartaruga gigante

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

Acelerando contra o crimeSe picar é uma necessidade para as cobras e rugir é próprio das feras, resolver problemas é uma obrigação para os seres hu

Gente de Opinião Sábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)