Terça-feira, 30 de março de 2010 - 06h11
O PMDB encontra dificuldades para celebrar alianças e encontrar um bom vice pra o prefeito de Ariquemes Confúcio Moura - a grande zebra da temporada -, que deixa o cargo amanhã, para disputar o governo de Rondônia. Ocorre que o governador Ivo Cassol e o senador cassado Expedido Júnior já tomaram conta das pequenas e medis siglas para suas coligações.
Mesmo largando na ponta na Bacia Leiteira (região de Jaru), no Vale do Jamari (polarizada por Ariquemes) e já entrando bem na capital, Confúcio tentou e não conseguiu acertar Davi Chiquilito Erse (PC do B) para seu vice. Ocorre que os comunistas não querem trocar o certo pelo duvidoso e articulam eleger Davi a deputado estadual, dar toda visibilidade local ao seu nome, visando conquistar a prefeitura em 2012.
Sem boas legendas para coligar – até as minúsculas, de aluguel buscaram outros acertos – restará ao PMDB recorrer a uma chapa puro sangue. E o partido tem boas alternativas no interior (Sueli Aragão em Cacoal), Natan Donadon (em Vilhena), mas esta órfã de lideranças na capital, onde restaria como opção apenas Amir Lando.
O grupo Eucatur comemora mais um ano de atividades, neste 31 de março, tendo muito a festejar. Já se transformou numa holding de empresas, que vai de transportes coletivos a comunicações, de educação a marmoraria e de serviços de coletas e esgotos, com ramificações em todo o território nacional. A expansão do grupo na região Amazônica vem desde os anos 70.
Dentro das festividades, esta marcada para amanhã, a concessão do titulo de Cidadão Honorário para o patriarca da família, seu Assis Gurgacz, na Assembléia Legislativa de Rondônia. Conheci seu Assis, ainda vereador em Cascavel (PR), onde também foi vice-prefeito. A sua visão de futuro, apostando em Rondônia, transformou a então pequena e desconhecida União Cascavel numa gigante dos transportes de passageiros do país.
Acuado pelo governador Ivo Cassol para que desista de disputar o governo do estado e se incorpore ao projeto de João Cahulla, o senador cassado Expedito Júnior (PSDB) vai tocando a campanha como pode. Tem utilizado como mote as campanhas de filiações pelo estado, evitando encrencas com o ex-aliado. Mais a frente, não terá como evitar o confronto.
O PMDB rondoniense leia-se o senador Valdir Raupp – esta tentando as últimas cartadas para tirar a senadora Fátima Cleide (PT) da disputa ao Senado. Informações de Brasília garantem que o presidente Lula e a presidenciável Dilma Roussef voltaram a sofrer assédio do Diretório Nacional do PMDB, visando acertar a situação de Rondônia.
A composição exigida pelo PMDB nacional é rejeitada pelo PT rondoniense. Já o PMDB, quer que a senadora Fátima Cleide se transforme em vice de Confúcio e o deputado federal Eduardo Valverde, mero candidato a reeleição. Os petistas rondonienses têm firmado o pé e rejeitado as investidas de Michel Temer e cia.
Do Cotidiano
*** Na corrida sucessória estadual, Expedito e Confúcio largaram na frente, mas já são pressionados pelos concorrentes *** O deputado federal Mauro Nazif (PSB) foi convidado a ser vice de um governadoravel de ponta *** Ele esta estudando a proposta de coligação: ficou de consultar o Diretório Regional e seus convencionais *** Será que aceitará o convite?
Fonte: Carlos Sperança
As mudanças partidárias projetadas ao longo de 2025
Tudo se transformaHá um imenso cemitério de almas virtuais nas nuvens. São pessoas que abandonaram perfis criados nas redes sociais ou que falecera
O clã Rocha vem com tudo para as eleições de 2026
O Brasil mudouUm dos brasileiros mais respeitados em todo o mundo, o cacique Raoni disse em entrevista à imprensa internacional que vai pedir ao pr
Léo Moraes tem desafios importantes pela frente, os vereadores estão famintos por secretarias
Preço e saborO apreciado escritor Roger Stankewski, guru dos melhores empresários brasileiros, cunhou a fórmula do melhor vendedor do mundo: “O clie
Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026
Prato de comidaA devastação das terras indígenas sempre foi um espinho cravado na consciência nacional. Os massacres de índios ao longo da história