Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Constata-se uma guerra entre alguns vereadores de Porto Velho com os secretários municipais


Constata-se uma guerra entre alguns vereadores de Porto Velho com os secretários municipais - Gente de Opinião

Ressuscitar ou proteger

Uma espécie de primo dos pombos que desaprendeu a capacidade de voar, o pássaro dodô foi considerado extinto há séculos e só conseguiu se manter vivo no imaginário das crianças como personagem de Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll. Causou surpresa, devido a isso, a descoberta da sururina-da-serra na Serra do Divisor, cujas características, mais que a aparência recuperada do dodô, nunca fotografado, pois a fotografia só foi criada no século XIX, correspondem à descrição e aos hábitos do antigo pássaro.

A exemplo do dodô, a sururina, que pertence à família do inhambu, não teme o ser humano. E a exemplo de outras espécies da fauna amazônica, mal acaba de ser descoberta e descrita para os anais científicos e já está ameaçada de extinção.

Curiosamente, bem antes do anúncio da descoberta da sururina-da-serra, a Colossal Laboratories & Biosciences, uma startup de biotecnologia em Dallas (Texas, EUA) anunciou em 2023 que trabalhava em um projeto de trazer o dodô de volta à vida. A bióloga Beth Shapiro conseguiu recuperar informações detalhadas de DNA a partir de restos de dodôs de cinco séculos em um museu na Dinamarca. Inegavelmente é uma experiência interessante. Beth e seus colegas serão projetados como astros da ciência se conseguirem realizar esse feito, mas antes de tentar ressuscitar os mortos seria melhor proteger os vivos, caso da sururina.

.....................................................................................................

Na peleja

Vários governadores da região já estão confirmando a desincompatibilização em abril para disputar o Senado. São os casos de Wilson Lima, do Amazonas, Helder Barbalho, do Pará e Gladson Cameli, do Acre. Todos bem posicionados nas pesquisas para se dar bem, exceto Wilson Lima que tem concorrentes mais afiados. Em Rondônia o atual governador, Marcos Rocha ainda faz mistério sobre suas intenções. Recentemente se transferiu para o PSD onde assumiu o controle do partido e o mando do fundão eleitoral. Com tudo isto pode assegurar com tranquilidade uma vaga para a disputa, com sua esposa Luana Rocha pleiteando uma cadeira a Câmara dos Deputados e o mano Sandro Rocha uma vaga na Assembleia Legislativa.

Com as esposas

Pelo menos dois possíveis candidatos ao governo em Rondônia terão suas esposas figurando nas nominatas para disputar a Câmara dos Deputados. Trata-se do atual prefeito de Cacoal, Adailton Fúria (PSD), com Joliane Fúria, bem cotada na região do café, e de Hildon Chaves (PSDB), com sua mulher, a deputada estadual Ieda Chaves (UB), que foi uma das parlamentares mais votadas a Assembleia Legislativa nas eleições passadas. Pelo que se sabe, os demais candidatos não terão esposas na disputa, casos do senador Marcos Rogério (PL), Expedito Neto (PT) e outros nomes igualmente cogitados para a eleição ao Palácio Rio Madeira.

Clãs políticos

Nos clãs políticos já formados em Rondônia é muito comum os prefeitos e deputados colocarem seus parentes nas pelejas eleitorais. Vejam os casos do ex-prefeito José Amauri, de Jaru que terá Cassia das Muletas na disputa a Assembleia Legislativa, do atual prefeito de Porto Velho Leo Moraes com seu mano Paulo Moraes Junior a deputado estadual; de Mariana Carvalho a federal com o maninho Mauricio a estadual, de Natan Donadon em Vilhena a federal com a cunhada Rosangela Donadon a reeleição a Assembleia Legislativa, da prefeita de Ariquemes Carla Redano, com o marido Alex Redano a reeleição na Assembleia Legislativa. E por aí vai, outros clãs também definindo as estratégias, como os Amorins em Ariquemes, os Expeditos – um a federal e outro a governador – na zona da Mata.

Vereadores x secretários

Constata-se uma guerra acirrada entre alguns vereadores de Porto Velho com atuais secretários municipais da gestão do atual prefeito Leo Moraes na disputa por cargos a Assembleia Legislativa e a Câmara dos Deputados. As diferenças começam na própria municipalidade da capital, onde o prefeito Leo Moraes queria impor a vice-prefeita Magna na disputa de uma cadeira a deputada federal, enquanto ela e seus apoiadores evangélicos decidiram pela peleja de uma cadeira a Assembleia Legislativa. Os secretários do primeiro escalão disputando cargos eletivos a ALERO, desde Paulo Moraes Junior, mano do alcaide até o secretário de Saúde Jaime Gazola Filho, Vinicius Miguel e Euma Tourinho a federal.

Temas de campanha

Os políticos rondonienses não cansam de repetir temas de campanha em ano de eleições. Neste período eles começaram a falar de coisas que não andam nas instâncias superiores, como a emancipação dos distritos travada na Câmara Federal, igualmente o tema transposição dos servidores rondonienses aos quadros federais volta à baila, ressuscitando esperanças. Há mais de trinta anos se fala na emancipação de distritos pujantes, como Extrema e Tarilândia e de novas localidades como União Bandeirantes, apta para se transformar em município obedecendo a quase todos os critérios do IBGE – como  os quesitos demográfico e econômico.

Via Direta

*** Ao trocar a empresa concessionária da coleta de lixo em Porto Velho, a prefeitura local arrumou sarna para se coçar Agora uma nova troca, e mais disputas canibalescas *** Em Rio Branco a briga entre vereadores e secretários municipais atormentam o prefeito Tião Bocalon. Os edis querem seus salários equiparados aos membros do primeiro escalão, quase R$ 30 mil *** A polemica questão do pedágio na BR 364, que já inflacionou os preços nos supermercados e restaurantes na capital, acabou na justiça e não tarda a suspensão da cobrança volta a assombrar a população *** É importante que os governadores e as bancadas federais destes estados se unam para desfazer esta desgraceira. 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Hildon Chaves fazendo as contas e a representatividade eleitoral da capital

Hildon Chaves fazendo as contas e a representatividade eleitoral da capital

Trump assustaDepois da ação cinematográfica dos EUA de sequestrar Nicolás Maduro dentro do esconderijo mais protegido na Venezuela, o mesmo pode aco

Marcos Rocha é favorito na composição de chapas ao Senado

Marcos Rocha é favorito na composição de chapas ao Senado

 A bandeira das TRsNossa bandeira jamais será vermelha, sem dúvida, mas “Brasil” significa madeira avermelhada, da cor da brasa. A ibirapiranga é só

A candidatura de Expedito Neto pelo PT não colou

A candidatura de Expedito Neto pelo PT não colou

Peixões na redeQuando for contada no futuro a história da polarização Lula x Bolsonaro, uma das conclusões será que apesar de seus adeptos se vigia

Jogos de cena protagonizados pelo governador Marcos Rocha foram desvendados

Jogos de cena protagonizados pelo governador Marcos Rocha foram desvendados

Olhar e verSe o conselho de olhar para os lírios do campo ensina que a natureza tem regras permanentes, olhar para as borboletas pode ensinar como a

Gente de Opinião Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)