Quarta-feira, 29 de abril de 2009 - 06h44
Coisa enrolada
Francamente, caros leitores: nunca vi, desde as eleições de 86, quando foi eleito o primeiro governador do estado de Rondônia, pelo voto direito, uma eleição tão enrolada como esta que se avizinha. É uma pré-temporada indefinida, catimbada, repleta de jogos de cena, de embromâichan e de trairagens.
Correntes formadas
Agora, são quatro correntes em formação para a disputa do poder máximo, o Palácio Presidente Vargas: A primeira corrente é da base aliada, e disputam uma espécie de prévias internas o vice-governador João Cahula (sem partido), Expedito Júnior (PR) e Neodi Carlos (PSDC). Ao Senado os candidatos seriam Ivo Cassol e Jidaias Tziu.
Três candidatos
No PMDB, foram lançados no final de semana três candidatos para disputar à indicação ao governo: o prefeito de Ariquemes Confúcio Moura, a ex-prefeita de Cacoal Sueli Aragão e o deputado federal Natan Donadon. O dirigente Valdir Raupp imita Ivo Cassol, botando três candidatos para correr o estado e quem estiver melhor leva a indicação. (CLIQUE E VEJA VÍDEO DO OPINIÃO TV)
Disputa petista
Abandonados pelo PMDB rondoniense, os petistas começam a definir a partir de agosto seus candidatos ao governo e ao Senado. Dois nomes vão disputar as prévias: a senadora Fátima Cleide, e o deputado federal Eduardo Valverde. Quem sobrar poderá ser o candidato ao Senado.
Blocão rascunhado
Se cassolistas, peemedebistas e petistas catimbam o jogo, o que se poderia esperar do blocão, a Frente de Oposição, armada pelo PSDB/DEM/PPS/PDT e PSB? Pois é, nesta composição, ainda embrionária, sequer foram discutidos os nomes para a eleição majoritária. Seriam possíveis candidatos ao governo ou ao Senado, neste agrupamento tanto Bianco, Acir, Moreira Mendes, Mauro Nazif.
Jogos de cena
Os jogos de cena e as desconfianças são generalizadas. Ivo Cassol, teria uma carta na manga, para lançar ao governo e esta segurando, caso não haja consenso (ele mesmo provoca o divisionismo no seu bloco ao lançar três nomes). O PMDB, na verdade, gostaria de um acordo com o PT para em aliança garantir a reeleição de Valdir Raupp ao Senado.
Com equilíbrio
É no âmbito do PT, onde temos a disputa mais equilibrada para a busca da indicação do partido para disputar o governo. Metade dos convencionais defendem a candidatura da senadora Fátima Cleide, e a outra metade esta fechada e irredutível com o deputado federal Eduardo Valverde. Valverde é uma surpresa: se articulou bem no meio rural e ameaça chegar em agosto com maioria dentro do partido.
Esperando o coelho
Na verdade, a oposição está à espera de um coelho, para dar início a corrida. Isso só vai acontecer, quando o governador Ivo Cassol escolher seu candidato. Os articuladores oposicionistas esperam a definição da chapa situacionista para armar seus times, jogando no erro do adversário. Se fosse um jogo de futebol, poderia se comparar: é uma oposição retrancada.
Possíveis dissidências
A oposição aguarda possíveis dissidências situacionistas - ou seja, políticos magoados, empresários insatisfeitos etc - assim quer Ivo Cassol defina suas chapas ao governo, Senado, Câmara Federal e Assembléia Legislativa. Por isso os oposicionistas catimbam o jogo, ao mesmo tempo que também são catimbados por Ivo, que não quer errar na escalação.
Do Cotidiano
Tradição em Zebras
Na maior parte dos estados brasileiros a sucessão estadual e presidencial já esta nas ruas e as primeiras sondagens dos institutos de pesquisas já começam a aparecer. As viagens e encontros políticos em que participam a ministra Dilma Roussef, ungida do presidente Lula e provável candidata ao Planalto pelo PT e o atual governador de São Paulo Jose Serra, são sinais claros, que no âmbito federal petistas e tucanos vão polarizar nas eleições de 2010.
Mas se no âmbito nacional e, na esfera de alguns estados os candidatos já começam a correr trecho, as coisas em Rondônia continuam nubladas em virtude de pendengas na justiça eleitoral e também por brigas partidárias intestinas.
No plano nacional, depois de vencer algumas resistências a mineira Dilma, com atuação política marcante no Rio Grande do Sul, esta consagrada como a candidata petista, imposta pelo presidente Lula. A estratégia palaciana é a transferência de popularidade de votos de Lula, além de investimentos maciços em infra-estrutura em todo país.
Na oposição, por enquanto, apenas José Serra, que lidera as pesquisas de intenções de votos no país vai se projetando, mas tem como sombra o governador mineiro Aécio Neves, que também aspira à cadeira de Lula. Ao final deve prevalecer Serra, mesmo, em vista da dianteira já conquistada nas pesquisas desenvolvidas pelos institutos de opinião.
Em Rondônia, um estado que tem uma tradição em zebras regionais, chama mais atenção do que a disputa o governo a batalha ao Senado iniciada entre o atual governador Ivo Cassol, e o ex-governador Valdir Raupp, atual senador que pertence ao alto clero do Congresso Nacional. Ambos são campeões de votos no estado de Rondônia e têm grandes cartas na manga para conquistar as duas vagas em disputa.
Com vitórias expressivas nas eleições municipais em Rondônia no ano passado, o PMDB acredita que fará Raupp o senador mais votado. Do lado, do governador Ivo Cassol, foi o único governador a se reeleger e é considerado o político mais popular no estado nas últimas décadas, espera ser o mais votado com larga vantagem. Ele Toca obras de envergadura como o centro político administrativo, o Distrito Industrial de Rondônia, pavimenta estradas e quer se consagrar novamente como um grande campeão de votos.
Enfim, se a questão no tocante a disputa ao governo do estado ainda esta em aberto, a disputa ao Senado já esta pegando fogo. Façam as apostas, sem esquecer que as zebras sempre aparecem.
Lembro os casos de Ernandes Amorim, que na garupa de Bianco, bateu o favorito Ademir Lando, em 94 de Fátima Cleide a mais votada ao Senado em 2004, entre tantos...
Via Direta
*** O presídio Urso Panda já é objeto de superpopulação carcerária *** A unidade além de receber o famigerado Birrinha, pegou todo o excedente do Complexo Urso Branco, o grande covil de traficantes da região Norte *** A arapongagem volta a correr solta na aldeia rondoniense. Muita gente trocando os números dos celulares *** Já tem políticos traíras assustados com a coisa...
Fonte: Carlos Sperança / www.gentedeopiniao.com.br / www.opiniaotv.com.br
csperanca@enter-net.com.br
O clã Rocha vem com tudo para as eleições de 2026
O Brasil mudouUm dos brasileiros mais respeitados em todo o mundo, o cacique Raoni disse em entrevista à imprensa internacional que vai pedir ao pr
Léo Moraes tem desafios importantes pela frente, os vereadores estão famintos por secretarias
Preço e saborO apreciado escritor Roger Stankewski, guru dos melhores empresários brasileiros, cunhou a fórmula do melhor vendedor do mundo: “O clie
Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026
Prato de comidaA devastação das terras indígenas sempre foi um espinho cravado na consciência nacional. Os massacres de índios ao longo da história
Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios
O nome certoA palavra “revolução” tem sido usada sem muito critério. O golpe de Estado de 1964 foi assim considerado, até se desmoralizar por mau us