Sábado, 4 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 29/01/10


  Uma coluna sem papas na língua 29/01/10 - Gente de Opinião

Festa dos Jericos

O presidente da Assembléia Legislativa Neodi Carlos (PSDC-Machadinho do Oeste), confirmou ontem sua presença na Corrida dos Jericos, programada para os dias 13 e 14 de fevereiro em Alto Paraíso. Ele vai disputar a bateria das autoridades com o governador Ivo Cassol, com o vice-governador João Cahulla, prefeitos e demais convidados. 

Chora sanfona!

Em Alto Paraíso, a população vai conhecer também, durante os eventos de comemoração do aniversário do município, onde serão realizados festivais de musica, os predicados de Neodi Carlos como sanfoneiro. Os mais chegados garantem que quando o presidente de ALE pendurar as chuteiras na política, iniciará uma nova carreira. Os Recampados já estão de olho na sua contratação... 

Uma coluna sem papas na língua 29/01/10 - Gente de Opinião


PMDB confirma

O Diretório Nacional do PMDB confirma para 6 de fevereiro a convenção Nacional para ratificar o nome do deputado federal Michel Temer no comando da legenda. O partido continua dividido em três blocos: Pró-Temer, os que defendem aliança com os tucanos e ainda aqueles que sustentam a necessidade de uma candidatura própria, com o lançamento do governador Roberto Requião (PR) á Presidência. 

Reflexos em RO 

Uma coluna sem papas na língua 29/01/10 - Gente de OpiniãoUma possível vitória de Michel Temer poderá trazer reflexos nas composições partidárias envolvendo PT/PMDB nos estados. Ocorre que sacramentado no comando peemedebista, Temer será o nome indicado pelo PMDB como vice de Dilma Roussef, pré-candidata do PT à Presidência da República e a legenda ao garantir este apoio à candidata de Lula, pleiteia contrapartidas petistas nos estados. 

As contrapartidas

Uma coluna sem papas na língua 29/01/10 - Gente de OpiniãoEntre as contrapartidas pleiteadas pelo PMDB nos estados, esta o caso de Rondônia. O cacique Valdir Raupp vê sua reeleição ameaçada e quer afastar da disputa a senadora petista Fátima Cleide, sua predadora natural. Havendo um acordo em Rondônia, Fátima Cleide poderia acabar vice do prefeito Confúcio Moura, candidato ao governo do PMDB. 

Mais possibilidades

Uma coluna sem papas na língua 29/01/10 - Gente de OpiniãoUma outra possibilidade, a partir do acordão nacional PT/PMDB, com imposições goela abaixo do Palácio do Planalto, seria o lançamento do nome do prefeito Roberto Sobrinho ao governo do estado, tendo Confúcio Moura de vice, e a senadora Fátima Cleide reforçando a chapa petista de candidatos à Câmara Federal com Eduardo Valverde e Anselmo de Jesus.

Repleto de predadores

Uma coluna sem papas na língua 29/01/10 - Gente de OpiniãoA eleição de 2010 esta repleta de predadores para os deputados estaduais. Vejam alguns exemplos: em Rolim de Moura e Zona da Mata, Sonrisol da Emater vai dividir currais eleitorais com o atual deputado Luis Cláudio. No Médio Guaporé, o atual prefeito de Alvorada, Laerte Gomes tem uma peleja equilibrada com o deputado Luisinho Goebel e assim por diante. 

Monitorando os rivais

Uma coluna sem papas na língua 29/01/10 - Gente de OpiniãoSe na base aliada, esta assim de predadores, na oposição, também o bicho pega. Vejam o caso de Ouro Preto do Oeste, onde o professor Dantas terá pela frente Sonia do PT, um nome que emergiu forte depois das eleições municipais de 2008. Os deputados estaduais, sejam da base aliada ou dos partidos oposicionistas, já monitoram os movimentos dos seus adversários regionais. 

Tem “parentesco” ! 

Uma coluna sem papas na língua 29/01/10 - Gente de OpiniãoA informação atribuída à prefeitura de Porto Velho dando conta de que apenas 2 por cento das residências da capital não são atendidas com o serviço de coleta de lixo urbana, deve ter algum “parentesco” com as informações do governo do estado que todo inicio do ano anuncia a queda da criminalidade. E basta apenas dar uma olhadinha na periferia para constatar que a coisa não é bem assim...
 

Do Cotidiano

Nossos possíveis candidatos, 

Uma coluna sem papas na língua 29/01/10 - Gente de OpiniãoAo contrário das eleições passadas quando todos os postulantes ao governo do Estado já estavam acertados quase um ano antes das eleições, 2010 começa com nove nomes cogitados para disputar o governo de Rondônia e muitas indefinições.
São tidos como possíveis candidatos, o vice-governador João Cauhla (PPS-Rolim de Moura), o senador Acir Gurgacz (PDT-Ji-Paraná), o prefeito Confúcio Moura (PMDB-Ariquemes), o ex-senador Expedito Júnior (PSDB-Rolim de Moura), o presidente da Assembléia Legislativa Neodi Carlos (PSDC - Machadinho do Oeste), o deputado federal Eduardo Valverde (PT-Porto Velho), a professora Rosângela Cipriano (PSOL–Vilhena), o ex-governador José Bianco (DEM-Ji-Paraná) e o ex-prefeito Melki Donadon (PHS-Vilhena).
O quadro ainda é muito nublado, aguardando-se, por exemplo, os julgamentos do governador Ivo Cassol e seu vice João Cahulla; a decisão do prefeito de Ji-Paraná José Bianco (DEM) e de situações onde, em alguns casos os nomes foram lançados apenas para tentar ser vice de algum candidato de ponta, como esta configurado o anuncio da candidatura do ex-prefeito de Vilhena Melki Donadon (PHS).
Com um eleitorado que já beira de 1,2 milhão de eleitores, Rondônia vai eleger seu governador pela sétima vez pelo voto direto. O primeiro foi o goiano Jerônimo Santana (em 86), o segundo o rondoniense Oswaldo Piana (90), em 1994 o catarinense Valdir Raupp de Mattos, em 1998 o paranaense José Bianco, em 2002 começaria a era Cassol, com duas eleições consecutivas do atual mandatário, o catarinense Ivo Cassol, o primeiro reeleito.
Mais de dois terços do eleitorado rondoniense estão no interior, o que projeta dificuldades para nomes lançados pela capital, já que nossa população interiorana, formada majoritariamente por migrantes sulistas, tem se revelado extremamente bairrista nas últimas escolhas. Porto Velho não elege governador há duas décadas, fruto do divisionismo político local e até da falta de competência das suas últimas gerações de políticos.
Com tantos postulantes e por se tratar de uma disputa claramente regionalizada, as eleições em Rondônia, devido à fragmentação dos votos, sinalizam para uma disputa em dois turnos. Nas primeiras sondagens inda em 2009, constatou-se um enorme índice de indecisos, o que poderá revelar surpresas no pleito deste ano. 

Via Direta

*** As lideranças da Ponta do Abunã já nutrem a esperança de ter um prefeito tampão, logo depois do plebiscito *** Mineirinho, o pré-candidato do PPS João Cahulla come pelas beiradas *** É no campo e na zona ribeirinha onde mais tem crescido nas últimas semanas *** O ex-prefeito Melki Donadon (PHS) corteja os pré-candidatos Expedito (PSDB) e Confúcio (PMDB) para se transformar em vice

Fonte: Carlos Sperança - [email protected] 
www.gentedeopiniao.com.br  -  www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/   

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 4 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Um verdadeiro recorde de pré-candidatos à Prefeitura de Porto Velho

Um verdadeiro recorde de pré-candidatos à Prefeitura de Porto Velho

Acelerar é vital“Aceleração” se tornou uma palavra essencial, como antes “democracia” e “progresso”, desde 2007, quando foi lançado o ambicioso PAC

Punhais da traição na política não são novidades em Rondônia

Punhais da traição na política não são novidades em Rondônia

Ferroada doloridaO pesquisador Thiago Loboda participava dos trabalhos de coletas da Expedição DEGy Rio Negro, que estuda peixes-elétricos, quando

Novas candidaturas vão sendo anunciadas no interior de Rondônia

Novas candidaturas vão sendo anunciadas no interior de Rondônia

Essa tal liberdadeO avanço da tecnologia e o aumento do poder dos tiranos eleitos e não eleitos tornaram a liberdade uma palavra quase sem sentido.

Detentor de um punhal da traição afiado, o MDB de Porto Velho precisa passar mais confiança para sua candidata à prefeitura

Detentor de um punhal da traição afiado, o MDB de Porto Velho precisa passar mais confiança para sua candidata à prefeitura

Mesclando as versõesComo estão em moda as “narrativas”, peças de ficção em que as bolhas distorcem informações e imagens para endeusar seus ídolos

Gente de Opinião Sábado, 4 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)