Terça-feira, 21 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 27/11/08


Voto eletrônico

Preocupada com a vulnerabilidade do voto eletrônico, que a cada ano tem proporcionado eleições consideradas impossíveis no Brasil – em Rondônia temos vários casos em 2006 –a deputada federal JaneteUma coluna sem papas na língua 27/11/08 - Gente de Opinião Capiberibe defende a materialização deste voto. Ela lembra que na Alemanha o voto eletrônico foi proibido e na Holanda banido.

Em discussão

Lembro que em 2006, Roberto Kuppê (na época ainda era pobrinho...) fez graves denuncias a respeito em Rondônia. Alterações visando aperfeiçoar e dar mais segurança ao voto  entraram em discussão na Câmara dos Deputados. Uma audiência pública já foi realizada na última terça-feira, abrindo as discussões. Nas Comissões técnicas já existe proposta visando mudanças no atual sistema

Abrindo diálogo

Uma coluna sem papas na língua 27/11/08 - Gente de OpiniãoO prefeito Roberto Sobrinho (PT), abriu diálogo com os vereadores visando uma reforma administrativa para seu próximo mandato. No encontro com os edis, realizado na terça-feira, Sobrinho também colheu sugestões e manteve sua disposição de prestigiar o Poder Legislativo do município, onde, diga-se de passagem, terá ampla maioria a partir de janeiro.

Leste-Oeste

O deputado federal Natan Donadon (PMDB-RO) empunhou a bandeira da construção da Ferrovia Leste-Oeste (que Liga Ilhéus na Bahia a Vilhena em Rondônia) com extensão até Porto Velho. Segundo o parlamentar, as obras da ferrovia terão inicio ainda em meados de 2010.

Criando asas

Nascido em Buritis, o jornal a Voz Regional, criou asas e depois de dois anos de sua criação se transferiu com armas e bagagens para Ariquemes, onde montou sede e parque gráfico. O tradicional periódico Vale do Jamari, ganha agora um concorrente a altura, depois de longos anos de domínio naquele importante pólo regional

Fora de cogitação

Uma coluna sem papas na língua 27/11/08 - Gente de OpiniãoO presidente regional do PT Tácito Pereira reagiu aos boatos dando conta de uma possível candidatura ao Senado do presidente Lula por Rondônia. “O assunto está fora de cogitação, nunca foi tratado nas instâncias superiores”. Segundo ele, o partido não aceita que celebridades da legenda num estado se candidatem em outro, como ocorreu com o ex-presidente Sarney no Amapá.

O fortalecimento

De acordo com Tácito Pereira, o presidente Lula tem reiterado nos encontros petistas que vai concluir seu mandato, terá um período de descanso e depois voltará às atividades partidárias para fortalecer a agremiação. E também confirmou a informação de que se houver eleições em dezembro, a sigla tem candidata: a senadora Fátima Cleide.

Obras de vulto

Uma coluna sem papas na língua 27/11/08 - Gente de OpiniãoJá, o ex-presidente regional Odair Cordeiro confirma que Lula tem um grande carinho por Rondônia e tem priorizado obras de vulto para cá, reconhecendo a necessidade de resgatar a infra-estrutura. “Mas não nunca passou por sua cabeça a renuncia do cargo para entrar numa disputa ao Senado da República por Rondônia ou por outro estado”, arremata.

Em Corumbiara

Lembra ainda, o mago petista, que o presidente que Lula conhece muito bem o estado, pois na caravana da cidadania, desenvolvida na década de 1990, ele percorreu várias cidades cidade, visitando até Corumbiara, onde ocorreu a maior chacina de colonos na região Norte. “É justamente pelo seu conhecimento de nossas necessidades, ele tem priorizado a infra-estrutura para cá”, diz.

Do Cotidiano

As impressões digitais

A expressão “os olhos são a janela da alma” pode ter encontrado nas impressões digitais o seu correspondente em relação ao corpo: elas, além da identidade, revelam muito mais que o fato de pertencerem a um indivíduo em especial, assegurando sua identificação. Uma nova técnica desenvolvida nos Estados Unidos, com participação brasileira, permite identificar com facilidade os componentes químicos que formam as impressões digitais. Assim, as marcas dos dedos poderão servir não só para identificar quem as deixou impressas, mas também para revelar o contato com substâncias como cocaína, explosivos ou veneno, por exemplo. A técnica permite ainda distinguir com precisão digitais sobrepostas deixadas por diferentes indivíduos – uma dificuldade freqüente para a ciência forense.

Esse novo estudo, desenvolvido por um grupo de pesquisadores da Universidade de Purdue, em Indiana, nos Estados Unidos, teve como um de seus integrantes mais importantes o cientista brasileiro Demian Ifa. O grupo testou a técnica por meio da análise de impressões digitais deixadas em pedaços de vidro, metal e plástico. “A técnica consiste em borrifar água ou soluções alcoólicas eletricamente carregadas sobre a superfície onde está a impressão digital. As gotículas refletidas são então direcionadas a um equipamento de espectrometria de massa e formam um mapa dos componentes químicos que compõem a digital”, diz Ifa.
 
O pesquisador brasileiro faz parte do Departamento de Química e do Centro para Desenvolvimento de Instrumentação Analítica de Purdue, onde faz pós-doutorado. Ifa fez doutorado no Instituto de Biocências da Universidade de São Paulo (USP) e está há três anos em Purdue, mas pretende retornar ao Brasil na continuação de sua carreira acadêmica. Ele e seus colegas descobriram que uma carga elétrica de 5 mil volts aplicada à água gera carga positiva nas gotículas que caem sobre a superfície: “Uma vez refletidas, as gotículas evaporam e a densidade de carga aumenta ainda mais. Cada uma delas explode, gerando gotículas ainda menores, que também evaporam e explodem. Todo esse processo ajuda a liberar a molécula da substância monitorada para a fase gasosa”.

Na fase gasosa, as moléculas podem ser detectadas pelo espectrômetro de massa. “O material da superfície, previamente dissolvido nas gotículas e, agora na fase gasosa, é sugado para dentro do espectrômetro. Depois, os dados são enviados para um computador equipado com um software gráfico apropriado para a análise de impressões digitais”, explica Ifa.

Via Direta

Uma coluna sem papas na língua 27/11/08 - Gente de Opinião*** Como a necessidade faz o sapo pular, a prefeitura de Porto Velho reforça as ações de retirada de entulhos nos canais e igarapés *** Tudo para conter as alagações nas áreas mais baixas da cidade *** Assaltos e arrombamentos aterrorizam os bairros situados no entorno do shopping da avenida Rio Madeira *** No Conjunto Dina, por exemplo, as queixas se multiplicam geometricamente.

Fonte: Carlos Sperança/Gentedeopinião
[email protected]

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 21 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porque Ivo teria eleito o tucano Hildon Chaves, como principal adversário?

Porque Ivo teria eleito o tucano Hildon Chaves, como principal adversário?

A lógica do oráculo  Com base na definição do caráter do desmatamento na Amazônia – resultado da relação entre fatores macroeconômicos, da governan

Existe ainda um clima de revolta entre os garimpeiros de Humaitá e Porto Velho

Existe ainda um clima de revolta entre os garimpeiros de Humaitá e Porto Velho

A maior riqueza A respeitada revista Forbes decidiu humilhar os homens mais ricos do mundo apresentando uma brasileira com uma riqueza bem maior qu

Ivo Cassol já começa a montar seu bloco para disputar o CPA Rio Madeira

Ivo Cassol já começa a montar seu bloco para disputar o CPA Rio Madeira

Evitar o piorÉ justo refletir sobre o que significa a notícia de que os pássaros do gênero Willisornis (conhecidos como rendadinhos ou formigueiros)

A coalizão que projeta a candidatura de Mariana Carvalho reúne adversários no mesmo palanque

A coalizão que projeta a candidatura de Mariana Carvalho reúne adversários no mesmo palanque

Desgraças previstasÉ um país só, mas imenso. Ao Norte e ao Sul invertem-se as situações de seca e inundações: quando o Norte seca, o Sul se afoga;

Gente de Opinião Terça-feira, 21 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)