Sábado, 18 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 24/11/09


 

Tem chiadeira

A decisão da bancada federal rondoniense em destinar suas emendas parlamentares diretamente aos municípios do estado vai gerar chiadeira do Palácio Presidente Vargas. No entanto, é uma medida justa e necessária, inclusive para compensar o municipalismo rondoniense penalizado com os sucessivos cortes de repasses de ICMS.

Semana decisiva

A semana será decisiva para definições no cenário político regional. Vai entrar em pauta a cassação do governador Ivo Cassol (Cahulla esta no mesmo barco) e seus desdobramentos serão avaliados pela oposição rondoniense. Tanto o PT, como o PMDB, PDT e outros partidos aguardam os acontecimentos para saber quem é quem na base aliada.

Trairas domados?

O prefeito de Ariquemes Confúcio Moura, pré-candidato ao governo do PMDB acredita que conseguiu domar os clãs trairas alojados no partido e que terá apoio e lealdade dos Donadons e dos Muletas na campanha de 2010. Como prudência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém, seria bom Moura ficar com s barbas de molho.

Ordem de cima

A palavra de ordem do Diretório Nacional do PT é por candidatura própria do partido em Rondônia em vista do crescimento da legenda nas últimas duas eleições. Sendo assim, o partido de Lula manda a campo o deputado federal Eduardo Valverde para a peleja do Palácio Presidente Vargas e a senadora Fátima Cleide a reeleição. O prefeito Roberto Sobrinho permanece na Prefeitura

A insurreição

Reunidos em Curitiba, diretórios regionais do PMDB de 16 estados resolveram lançar a pré-candidatura do governador Roberto Requião à Presidência da República. Diretórios importantes como os de SP, PR, SC, RS e Bahia são contra o acordo do Diretório Nacional para lançar o nome da petista Dilma Roussef.

PSB reforça

Reforçando a nominata do PSB para a disputa da Assembléia Legislativa o presidente regional Mauro Nazif destaca a presença do ex-vereador Allan Queiroz para o pleito do ano que vem. Allan foi um dos candidatos à vereança mais votado na capital na eleição passada, com quase 3 mil votos.

Serpentário agitado

O serpentário do Arigolância esta agitado. Alguns deputados que juravam amor eterno ao governador Ivo Cassol, agora torcem descadaramente para que ele caia do poleiro. É, que com isso, eles poderão negociar seus votos, num verdadeiro leilão para a eleição indireta. Um balcão de negócios descarado.

Perdendo fôlego

Como um cavalo paraguaio, o senador cassado Expedito Júnior (PSDB) tinha largado na frente na corrida sucessória estadual, atropelando concorrentes da base aliada e demais adversários. Após a cassação, Júnior vai perdendo fôlego, já cedendo ultrapassagem aos concorrentes. Ocorre que a mesma mão do Palácio Presidente Vargas que afagava Expedito, também senta a mão na orelha...

As festividades

Os municípios de Ji-Paraná e Vilhena festejaram no final de semana 32 anos de emancipação política e administrativa. Filhotes de Porto Velho – cujo território começava na ponta do Abunã e se prolongava até Vilhena nos anos 70 – os municípios aniversariantes cresceram e geraram novas localidades nos anos 80, como também foram os casos de Ariquemes e Pimenta Bueno emancipados no mesmo ano.
 

Do Cotidiano

Reduzir os naufrágios

Os desdobramentos dos trabalhos da Comissão da Amazônia, Integração Nacional e do Desenvolvimento Regional que trabalha no sentido de recuperar a indústria Naval na Região Norte interessa fundamentalmente todos os estados da Região Norte que tem nos seus rios caudalosos sua melhor alternativa de transportes.
Trata-se de uma missão de relevante importância, na medida em que visa facilitar a renovação da frota de pequenas e médias embarcações na Amazônia, evitando assim um fantástico índice de tragédias nos rios Madeira, Amazonas, Negro, Tapajós e outros.
Existe um grupo de trabalho criado pelo Ministério dos Transportes, por sugestão da Comissão da Amazônia especificamente para tratar da elaboração de políticas públicas pra a navegação fluvial na Amazônia, onde os naufrágios se sucedem com centenas de vítimas fatais.
Os trabalhos avançam e uma das primeiras decisões foi a de criar subsídios, uma linha de crédito subsidiado para a modernização das embarcações, de forma a dar mais segurança à navegação fluvial na região.
Um primeiro diagnóstico a respeito do transporte de cargas e passageiros elaborado pela comissão resultou no grupo de trabalho criado destacando a falta de recursos de crédito subsidiado para a renovação da esquadra. Descobriu-se que dos créditos liberados pelo Fundo da Marinha Mercante no Brasil, nos últimos anos nenhum foi destinado para os estados da região Norte, onde mais se utiliza o meio fluvial, onde os rios se tornam verdadeiras estradas para o desenvolvimento regional.
Como não poderia deixar de ser, foi criado uma proposta que já se encontra na Casa Civil do Palácio do Planalto destinado a subsidiar a construção das navegações de pequeno porte. Mas além do financiamento, o poder público precisa investir na formação técnica e acadêmica dos construtores e navegadores fluviais da Amazônia.
Ela entende que o governo federal, através da Secretaria de Educação Tecnológica Federal com o Ministério da Ciência e Tecnologia deveria operacionalizar mais na criação de escolas navais na região.
O projeto em andamento para subsidiar a construção das embarcações prevê financiamentos de até 100 por cento das embarcações com período de carência de dois anos prorrogável por mais um, prazo para pagar de até 12 anos e bônus de adimplência de até 50 por cento. É um início, um verdadeiro pontapé inicial, para reduzir os naufrágios pelos rios desta Amazônia
.


Via Direta
 

*** O divisionismo político de Porto Velho atravanca o progresso *** Temos nesta aldeia de rivalidades tribais bem definidas, desde os “antipontes” no Madeirão até os contrários as obras do PAC *** Miguel de Souza e Val Ferreira reforçam a nominata do PR à Câmara Federal *** O jornal Estadão do Norte comemorou no final de semana 29 anos de circulação *** Nossos parabéns a sua direção e corpo de funcionários. 

Fonte: Carlos Sperança - [email protected] 
www.gentedeopiniao.com.br  -  www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/  

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 18 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Existe ainda um clima de revolta entre os garimpeiros de Humaitá e Porto Velho

Existe ainda um clima de revolta entre os garimpeiros de Humaitá e Porto Velho

A maior riqueza A respeitada revista Forbes decidiu humilhar os homens mais ricos do mundo apresentando uma brasileira com uma riqueza bem maior qu

Ivo Cassol já começa a montar seu bloco para disputar o CPA Rio Madeira

Ivo Cassol já começa a montar seu bloco para disputar o CPA Rio Madeira

Evitar o piorÉ justo refletir sobre o que significa a notícia de que os pássaros do gênero Willisornis (conhecidos como rendadinhos ou formigueiros)

A coalizão que projeta a candidatura de Mariana Carvalho reúne adversários no mesmo palanque

A coalizão que projeta a candidatura de Mariana Carvalho reúne adversários no mesmo palanque

Desgraças previstasÉ um país só, mas imenso. Ao Norte e ao Sul invertem-se as situações de seca e inundações: quando o Norte seca, o Sul se afoga;

Lamentavelmente as facções criminosas de Porto Velho vão tomando conta das comunidades

Lamentavelmente as facções criminosas de Porto Velho vão tomando conta das comunidades

Caminho sem voltaNenhum progresso real, ou seja, mais lucrativo e socialmente justo, será obtido com qualidade, legalidade e sustentabilidade sem c

Gente de Opinião Sábado, 18 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)