Terça-feira, 21 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 24/03/09


 
 
A festa do PMDB
 

O PMDB de Rondônia abre hoje uma programação de quatro dias, para festejar seus 43 anos de fundação. Ex-MDB, o partido se agigantou no país a partir da década de 70, mesmo perdendo quadros para o PT e PSDB nos anos 80, com a extinção do bipartidarismo. Hoje, mesmo dividido e frankstênico, é o maior partido do país.Uma coluna sem papas na língua 24/03/09 - Gente de Opinião

 
A programação
 

As festividades do partido serão iniciadas hoje com o recebimento de moção no plenário da Câmara Municipal de Porto Velho. A noite, no auditório da Uniron – Campus III haverá palestra e filme sobre a história do partido. Amanhã, teremos evento alusivo à fundação da legenda promovido pelos secretários municipais da legenda.

 
Comendas e medalhas
 

A programação do PMDB segue na quinta-feira com evento sob a responsabilidade dos vereadores da legenda liderada por Fernando Prado e Valdir Raupp. O encerramento das festividades vai ocorrer com um coquetel de confraternização no auditório da UNIRON com a entrega de comendas e medalhas para personalidades da agremiação.

 
Os agrobandidos
 

Uma coluna sem papas na língua 24/03/09 - Gente de OpiniãoO presidente da OAB-RO Hélio Vieira cobrou na semana passada medidas para combater a criminalidade que toma conta do interior, principalmente de pólos regionais importantes como Ariquemes e Vilhena.  De fato, a ladroagem não acontece apenas nos núcleo urbanos, vai assumindo proporções assustadoras também no meio rural, com o surgimento dos agrobandidos.

 
Mais processos
 

Se tem coisa que o deputado federal Ernandes Amorim (PTB-RO) não teme é processo e por acusa de um deles já foi hospedado no Urso Branco, antes de dar a volta por cima e se eleger deputado federal. O mais recente é por crime ambiental, pelo desmatamento de 1,6 mi hectares de reserva da floresta amazônica. Com imunidade que lhe confere o cargo não terá maiores problemas...

 
Aviação regional
 

Mas Amorim não é só de fazer presepadas. Experiente como parlamentar tem buscando equacionar problemas, dos mais diversos no estado. Um deles se refere à aviação regional, cujo tema esta sendo discutido pela bancada federal com o governador Ivo Cassol, no Palácio Presidente Vargas

 
Eleições nas ruas
 

Enquanto nos outros estados os institutos de pesquisas já estão aferindo as possibilidades de candidatos ao governo, em Rondônia as coisas continuam complicadas e indefinidas. Ocorre que os principais candidatos dependem de resolver pendengas perante a justiça eleitoral – de compra de votos à prestação de contas - para entrarem na peleja 2010.

 
Nadando de braçadas
 

Nos estados, as eleições começam a movimentar os partidos. Em São Paulo o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) nada de braçadas a frente da concorrência, enquanto em Minas predomina o nome do ministro Hélio Costa (PMDB). No Paraná, os tucanos têm a ponta seja com Beto Richa ou com Álvaro Dias, enquanto no Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT) larga na dianteira, conforme o Datafolha.

 
Verba indenizatória
 

Uma coluna sem papas na língua 24/03/09 - Gente de OpiniãoLevantamento da revista Istoé dá conta que a Assembléia Legislativa de Rondônia esta entre as seis com maior verba indenizatória no país. É um baita avanço, né? Se fosse na legislatura passada, nosso estado teria a ponta entre os parlamentos perdulários, já que se pagava desde cabeleireiro até vidente com recursos do erário

 
Do Cotidiano
 
Vereadores em ação
 
Outro dia já tinha comentado neste espaço que a Câmara de Vereadores de Porto Velho tinha se renovado – e para melhor, ao contrário da ALE que se renovou com menor qualidade – e manifestava minha surpresa com a independência dos vereadores com o Executivo municipal. A perplexidade vinha em função do comportamento da legislatura anterior, onde reinavam as vacas de presépio, que acabaram pagando caro o preço da submissão, de terem se transformado em parlamentares avestruzes, com uma decapitação de 80 por cento.

Como mudaram as coisas. Na última sexta-feira, os vereadores da capital voltaram a me surpreender. Diante de problemas ocorridos no bairro Areal da Floresta, que exigiam rapidez do Executivo, mais exatamente da Secretaria de Obras, cinco vereadores fecharam as portas daquela pasta até que a prefeitura mandasse o maquinário para atender as reivindicações dos moradores daquele bairro.

Uma atitude inédita se tratando da Câmara de Vereadores de Porto Velho que nas últimas legislaturas mais se envolvia em confusão, viagens ao exterior e até em projetos mirabolantes, sem contar que na falta do que fazer viviam trocando nomes de ruas e avenidas para confundir carteiros e entregadores de pizzas.

Estou agradavelmente surpreso com a atual legislatura. Existe mais qualidade. Mais ainda: pode nascer desta geração – e nela incluo também o ex-vereador David Chiquilito - finalmente políticos com qualidade para disputar cargos importantes.

Como se sabe, há muito tempo Porto Velho não elege governador tampouco presidente da Assembléia Legislativa e não ganha nem campeonato de cuspe do interior. O último presidente da ALE com base na capital foi Oswaldo Piana, como também foi o último governador eleito com domicilio eleitoral na capital, no distante ano de 1990. De lá para cá, a capital tem apanhado sistematicamente das lideranças interioranas. São quase duas décadas de derrotas.

A nova geração de políticos de Porto Velho, que começa a se mobilizar nesta legislatura, acena para embates futuros mais equilibrados entre a capital e o interior. Mesmo porque o interior já não tem remetido a Porto Velho e a Brasília nomes mais qualificados do que um Mirandinha, um Fidélis, um Ronaldo Aragão, um Confúcio. Não só a atual composição da ALE – majoritariamente do interior - tem sido criticada por falta de qualidade. Recentemente também a bancada federal tem levado cacete de lideranças do porte de um ex-ministro Amir Lando, de um ex-governador Jerônimo Santana.  

 
Via Direta
 
*** O Senador Marcelo Crivela (RJ) defende o fim de privilégios de cela especial para parlamentares e magistrados *** Se o Congresso vai aprovar a emenda, são outros quinhentos *** Afinal tem um monte deles sob ameaça de xilindró *** Agora, também os professores da rede municipal de Porto Velho entraram em pé-de-guerra *** E março promete confrontos do funcionalismo contra prefeito e governador... 

Fonte: Carlos Sperança / www.gentedeopiniao.com.br 
csperanaç@enter-net.com.br 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 21 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porque Ivo teria eleito o tucano Hildon Chaves, como principal adversário?

Porque Ivo teria eleito o tucano Hildon Chaves, como principal adversário?

A lógica do oráculo  Com base na definição do caráter do desmatamento na Amazônia – resultado da relação entre fatores macroeconômicos, da governan

Existe ainda um clima de revolta entre os garimpeiros de Humaitá e Porto Velho

Existe ainda um clima de revolta entre os garimpeiros de Humaitá e Porto Velho

A maior riqueza A respeitada revista Forbes decidiu humilhar os homens mais ricos do mundo apresentando uma brasileira com uma riqueza bem maior qu

Ivo Cassol já começa a montar seu bloco para disputar o CPA Rio Madeira

Ivo Cassol já começa a montar seu bloco para disputar o CPA Rio Madeira

Evitar o piorÉ justo refletir sobre o que significa a notícia de que os pássaros do gênero Willisornis (conhecidos como rendadinhos ou formigueiros)

A coalizão que projeta a candidatura de Mariana Carvalho reúne adversários no mesmo palanque

A coalizão que projeta a candidatura de Mariana Carvalho reúne adversários no mesmo palanque

Desgraças previstasÉ um país só, mas imenso. Ao Norte e ao Sul invertem-se as situações de seca e inundações: quando o Norte seca, o Sul se afoga;

Gente de Opinião Terça-feira, 21 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)