Sexta-feira, 23 de abril de 2010 - 05h46
Enfrentando os caciques da política regional o ex-governador Ivo Cassol (PP), Valdir Raupp (PMDB) e Fátima Cleide (PT) na batalha por duas vagas ao Senado os pré-candidatos Agnaldo Muniz (PSL) e Tziu Jidaias – ainda inexpressivos no cenário regional - aguardam o milagre da multiplicação dos votos para saírem vitoriosos nas eleições de outubro.
Nas contas do ex-deputado federal Agnaldo Muniz – que não conseguiu se reeleger à Câmara Federal em 2006 – ele terá a maioria dos votos evangélicos do estado, reforçado por um bônus eleitoral pela dobradinha com Expedito Júnior. Convenhamos: se fosse assim – contasse com a fidelidade dos votos evangélicos – ele já teria sido o federal mais votado nas eleições passadas.
A conta do deputado estadual Tziu Jidaias (PP) para alçar uma vaga ao Senado é extremamente simples: pretende ser eleito com o segundo voto do governador Ivo Cassol. Esperançoso, ele lembra que esse fenômeno, o da sombra do boi, já aconteceu em 94, quando José Bianco carregou nas costas o ariquemense Ernandes Amorim, o caudilho caipira.
Ainda respeito da refrega ao Senado: Todos sabemos que a política não é uma ciência exata e já tivemos contabilidades mais exageradas, como aquela que Carlinhos + Mauro Nazif resultavam 130 mil votos e nas urnas, numa disputa a prefeitura da capital, mas ao final só apareceu a metade dos votos para o fenício. Vamos ver se a matemática de Agnaldo e Tziu funciona, barrando os favoritos.
Por conveniência dos Diretórios Regionais – inclusive o de Rondônia – existe uma verdadeira torcida no PSB para que o deputado federal Ciro Gomes desista da sua candidatura a presidência da República para facilitar os acordos nos estados. Por conta desta indefinição, Ciro vai perdendo terreno e já foi ultrapassado pela verdinha Marina.
Não apenas o deputado estadual Luizinho Goebel (PV-Vilhena) respirou aliviado com a desistência do prefeito de Alvorada do Oeste Laerte Gomes (PP) disputar uma cadeira a Assembléia Legislativa. Também o deputado Lebrão (PTN-São Miguel), com bases na região, acompanhou atento esse desdobramento no Médio Guaporé. Renascem as esperanças de reeleição dos dois.
Como na Fórmula 1, onde sempre houve pilotos escudeiros para ajudar os de ponta, nas eleições em Rondônia ao Senado, por causa da incógnita do segundo voto que já causou zebras em, eleições anteriores, está se criando candidatos alternativos de escuderia. O pepista Ivo Cassol, ex-governador, saiu da frente e já lançou o seu, que é Tziu Jidaias, para jogar seu segundo voto.
Tendo Airton Gurgacz (região de Ji-Paraná) como provável puxador de votos, com a nominata reforçada pelo vereador Saulo ( Na região de Ariquemes), e o ex-vereador Mário Jorge (em Porto Velho), o socialismo moreno turbina um chapão para conquistar pelo menos três cadeiras da Assembléia Legislativa; Os pedetistas estão animados nesta temporada.
Se o PT vai compor com o PMDB em Rondônia, como espalha o senador Valdir Raupp, pelos quatro ventos do estado, os petistas ainda não estão sabendo. O pré-candidato ao governo Eduardo Valverde botou sua campanha em andamento e abriu uma verdadeira maratona de visitas aos municípios nos últimos dias. Não faria isso se tivesse desistido.
*** A prostituição infantil se alastra em Jacy-Paraná, localidade que tem sido objeto de inchaço populacional nos últimos dois anos *** Mesmo com pesquisas animadoras, o senador Valdir Raupp (PMDB) continua querendo tirar do seu caminho a concorrente Fátima Cleide (PT). Ambos pleiteiam a reeleição *** Ivo Cassol legou ao seu sucessor João Cahulla as inaugurações do Centro Político Administrativo e o Teatro Estadual.
Fonte: Ascom/Viva Porto Velho.
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / Siga o Gentedeopinião no Twitter / YouTube
As mudanças partidárias projetadas ao longo de 2025
Tudo se transformaHá um imenso cemitério de almas virtuais nas nuvens. São pessoas que abandonaram perfis criados nas redes sociais ou que falecera
O clã Rocha vem com tudo para as eleições de 2026
O Brasil mudouUm dos brasileiros mais respeitados em todo o mundo, o cacique Raoni disse em entrevista à imprensa internacional que vai pedir ao pr
Léo Moraes tem desafios importantes pela frente, os vereadores estão famintos por secretarias
Preço e saborO apreciado escritor Roger Stankewski, guru dos melhores empresários brasileiros, cunhou a fórmula do melhor vendedor do mundo: “O clie
Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026
Prato de comidaA devastação das terras indígenas sempre foi um espinho cravado na consciência nacional. Os massacres de índios ao longo da história