Domingo, 12 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 21/05/10


Pé- de- coelho?

Nem foi indicado ainda a vice de Cahulla e o ex-prefeito de Porto Velho Carlinhos Camurça, o pescador, já começa a ser detonado na própria aliança formada pela base governista. Os desafetos lembram que Camurça é um pé de coelho às avessas e quem ele apóia – na seqüência: Valdir Raupp 98, Acir Gurgacz 2002 e Mauro Nazif 2004 – se afunda. O retrospecto não é bom mas Carlinhos foi um prefeito de obras marcantes na capital.

 

Dura peleja

Numa peleja dura com Expedito Júnior na disputa dos votos da base aliada, o piloto da Frente Progressista, o governador João Cahulla vai precisar de alguém que some e não divida. Mas a cada vice que aparece a fritura começa logo sem seguida. A coalizão é de quase uma dúzia de partidos e conciliar todos os interesses é um baita desafio para o articulador Ivo Cassol.

 

Não é oposição?

Talvez Valverde tenha razão quando afirma que ele seja o único candidato de oposição. Ontem, neste matutino, o ex-prefeito Confúcio Moura, pré-candidato ao governo do PMDB, admitiu que não é um postulante oposicionista e que apenas tem uma “nova proposta governamental”. Vamos ver como o eleitorado da oposição vai absorver esta declaração de uma candidatura híbrida, meio oposição, meio situação...

 

As razões de Confúcio

Bem posicionado para garantir uma vaga a um previsível  segundo turno em Rondônia, Confúcio Moura ao não se assumir como candidato de oposição, deixa uma boa brecha para se entender com Cassol e Cahulla no segundo turno, caso – como indicam todas as pesquisas – o governador atual não consiga ir adiante no pleito de outubro.

 

 Medindo forças

Como pano de fundo para as eleições ao governo em 2010 temos a peleja particular entre os desafetos ex-governador Ivo Cassol e o prefeito de Porto Velho Roberto Sobrinho que começam a medir forças desde já mirando 2014. Ambos estão dedicados para eleger seus pupilos, Ivo coordena pessoalmente a campanha Cahulla, e Sobrinho é o grande coordenador de Dilma e Eduardo Valverde.

 

O PAC de Cahulla

O governador João Cahulla (PPS) cumpre roteiro de verdadeiro maratonista no interior, iniciado na última quarta-feira. Até o final de semana, o objetivo e cumprir um roteiro de anuncio de obras – assinaturas de convênios e ordens de serviços – em 17 municípios do interior. É o “paquinho” de El Bigodón, mas, com bons reflexos na sua campanha a reeleição.

 

Nem pão, nem queijo

Justificando que a Cavalgada da Expovel já é uma tradição, o deputado estadual Alexandre Britto, defende um afrouxamento das decisões judiciais visando do viabilizar o evento no mês que vem. Tem coisa irreversível, já que trata da segurança dos peões e tratamento humanitário aos animais racionais e irracionais.

 

Fraudões para os cavalos

Mas houve um certo exagero e só faltou às autoridades exigirem fraudões para os cavalos. De fato, tudo que foi exposto pela justiça tem razão de ser, mas existem ao mesmo tempo medidas muito duras quase inviabilizando o espetáculo. As multas, por exemplo, são todas dedicadas para a entidade, e são valores para levar a falência qualquer dirigente.

 

Dúvidas atormentam

Os partidos que tiveram representantes cassados por compra de votos nos últimos dois anos – casos de alguns senadores e governadores – vão consultar o TSE sobre a validade do projeto ficha limpa. No caso do PSDB, o partido precisa saber se o senador cassado Expedito Júnior,  poderá disputar o governo do estado de Rondônia. Os partidos adversários já encaminharam consulta.

 

Do Cotidiano

Cuidado com os aditivos...

O palavrão agora é: xenoestrogênio. O palavrão anterior, mais curto, era o estrogênio, hormônio feminino cuja falta está associada aos sintomas da menopausa. No caso do xenoestrogênio, esse hormônio está por trás da dificuldade para emagrecer.

É um hormônio ambiental encontrado na poluição, em adubos, anticoncepcionais, produtos de limpeza, embalagens plásticas e até mesmo em alguns cosméticos, ao ser absorvido pelo corpo humano em grande quantidade, pode se tornar prejudicial. Esse hormônio em excesso pode provocar reações no organismo que levam ao acúmulo de gorduras, dificultando o emagrecimento.

Pois tal substância pode estar sendo empurrada por nossa boca adentro por nossa própria iniciativa. Uma série de aditivos usados em alimentos possuem efeitos similares ao estrogênio. Um desses aditivos é usado para a conservação de camarões e peixes. Quando você contemplar um peixe exibindo uma bela coloração de vida, um camarão vermelhinho como se acabasse de sair da água, pode estar, na verdade, vendo o efeito “rejuvenescedor” de um desses aditivos. Esse xenoestrogênio embeleza a carne do peixe, mas pode causar transtornos no ser humano.

 Quem costuma tomar café ou chá naqueles práticos copinhos de plástico pode estar embarcando na mesma canoa. Os copos descartáveis liberam substâncias nocivas ao homem quando aquecidas – e uma delas tem esse efeito similar ao hormônio feminino. Ao entrar no organismo junto com a bebida, o xenoestrogênio ocupa os receptores desse hormônio, aumentando a chance de as mulheres terem câncer de mama ou útero. Já os homens ficam mais predispostos ao câncer de próstata, à infertilidade e à diminuição do número de espermatozóides.  

Recentemente, cientistas italianos desenvolveram um novo método rápido para identificar aditivos incluídos em alimentos que agem como os assim chamados xenoestrogênios, que estão levantando sérias preocupações internacionais sobre seus efeitos na saúde humana.

Ao testarem o novo método em larga escala para avaliar os aditivos atualmente utilizados em alimentos, descobriram dois novos aditivos que até agora não se sabia apresentarem efeitos semelhantes ao estrogênio. No estudo, Pietro Cozzini e seus colegas salientam as crescentes preocupações sobre a identificação dessas substâncias e sobre seus possíveis efeitos sobre a saúde humana.

 

Via Direta

***O crak chegou com força em Porto Velho e os resultados são os piores possíveis *** As autoridades educacionais rondonienses começam a trabalhar no sentido de combater o bulliyng ns escolas *** As novelas da transposição dos servidores de Rondônia e do ficha limpa estão chegando ao final depois de tanta mobilização.
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 12 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pela crise aérea e tantas outras mazelas, o eleitorado rondoniense precisa renovar suas lideranças políticas

Pela crise aérea e tantas outras mazelas, o eleitorado rondoniense precisa renovar suas lideranças políticas

Ciência é aprender maisPara o filósofo alemão Karl Jaspers, “por definição e para sempre, as ciências são inacabadas”. Não existem, a rigor, verdad

Em alguns municípios do interior o bicho pega, com oposição feroz ao poder dominante

Em alguns municípios do interior o bicho pega, com oposição feroz ao poder dominante

O chão falaEm meio a tantas notícias negativas sobre destruição ambiental e abusos do crime organizado, a Amazônia também vive ações positivas que m

O verão conspira a favor do prefeito Hildon Chaves tão criticado pelas alagações

O verão conspira a favor do prefeito Hildon Chaves tão criticado pelas alagações

Muito a discutir“Bomba, bomba”, gritam os agitadores sensacionalistas ao chamar a atenção para mexericos, geralmente fake news. Não faltará alguém

Os caciques políticos vão fazer de tudo para derrotar Mariana Carvalho

Os caciques políticos vão fazer de tudo para derrotar Mariana Carvalho

Múltiplas tarefas“Dinheiro fede, mas eu vou querer o meu”, refrão de divertido funk de Cidinho General, insinua que não importa a origem, desde que

Gente de Opinião Domingo, 12 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)