Terça-feira, 21 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 20/10/09




Que fria, Carlinhos! 

Uma coluna sem papas na língua 20/10/09 - Gente de OpiniãoO ex-prefeito de Porto Velho, Carlinhos Camurça, o pescador, acreditava que ingressando no PP do governador Ivo “Mandarim” Cassol disputaria (e ganharia com tranqüilidade...) uma vaga na Assembléia Legislativa. No entanto, os pré-candidatos do partido a ALE se rebelaram e não aceitaram. Resultado: Camurça terá que disputar uma cadeira à Câmara Federal. 



Predadores ferozes

Uma coluna sem papas na língua 20/10/09 - Gente de OpiniãoO ex-prefeito Camurça, que tem funcionado como um pé de coelho as avessas para os aliados nas últimas campanhas então, terá pela frente na peleja uma carrada de deputados federais. Pior: só na base aliada (onde ele vai buscar um lugar ao sol) tem predadores ferozes para devorá-lo ao molho Madeira.



Nominata pesada

Uma coluna sem papas na língua 20/10/09 - Gente de OpiniãoSó no âmbito da base aliada, Carlinhos vai ter pela frente: 1- Carlos Magno (Ouro Preto) 2 – Nilton Capixaba (Cacoal) 3 – Moreira Mendes (Ariquemes) 4 – Lindomar Garçon (Porto Velho) 5 –Ernandes Amorim (Ariquemes) 6 – Odacir Soares (Porto Velho) 7 – Val Ferreira (Rolim de Moura) 8 – Josias Custódio (Rolim) 9 – Dorinha dos Muletas (Jaru), entre outros.



Revolução dos nanicos

Uma coluna sem papas na língua 20/10/09 - Gente de OpiniãoEm e-mail encaminhado ontem, o presidente regional do PHS, professor Herbert Lins nega que a agremiação seja uma sigla de aluguel e anuncia uma verdadeira revolução de nanicos para as eleições de 2010. O partido há pouco tempo estava com Cassol, mas já se prepara para marchar junto com Expedito...



Encontros regionais

Uma coluna sem papas na língua 20/10/09 - Gente de OpiniãoO PT escolheu a dedo o município de Ariquemes para abrir uma série de encontros regionais no estado visando impulsionar a legendas para as eleições do ano que vem. No final de semana os cardeais petistas foram a capital da produção, numa verdadeira mobilização partidária. Como se sabe, em Ariquemes o partido tem pouca representatividade, ao contrário da capital e de Cacoal.



Mais recursos

O municipalismo brasileiro comemora o recebimento de recursos na ordem de R$ 1 bilhão por conta das compensações por perdas acumuladas no rateio do Fundo de Participação dos Municípios-FPM. O presidente da Confederação Nacional dos Municípios -CNM Paulo Ziukowski agora trabalha visando outras conquistas da esfera nacional.



Dia da Mobilização

Com o propósito de sensibilizar o Congresso Nacional e o Palácio do Planalto a entidade que congrega os municípios brasileiros volta a realizar nesta sexta-feira, 23, novo Dia Nacional em Defesa dos Municípios. Os prefeitos reclamam que os recursos são insuficientes para cobrir as despesas de demandas dispendiosas, como a saúde.



Chutando para 2010

Uma coluna sem papas na língua 20/10/09 - Gente de OpiniãoCom muitas indefinições nas esferas federais – dos candidatos à presidência por exemplo – como também no âmbito estadual – cassação de Ivo e a vacância do cargo de Expedito no Senado, além da abundância de candidatos na base aliada e em outros blocos já formados – a classe política está chutando para o ano que vem suas definições de candidaturas ao governo do estado.



Ordem no serpentário

Uma coluna sem papas na língua 20/10/09 - Gente de OpiniãoIvo adora ser predador dos adversários, mas não suporta predadores de asas crescidas, ainda mais se forem no seu próprio ninho. Na semana passada o chefe da casa civil Odacir Soares, o raposão, andou dando entrevista sem consultá-lo e se escalando como candidato ao Senado na chapa do governador e levou uma baita esculhambação.



Bronca no Trairão

Uma coluna sem papas na língua 20/10/09 - Gente de OpiniãoExpedito, o traírão, foi outro, que levou bronca por cooptar prefeitos e deputados a sua campanha ao governo, sem autorização do chefe. Como se vê, o Mandarim não vai deixar a criatura devorar o criador assim tão fácil e vai botando ordem no serpentário. Cahula, o El Bigodon; Neodi, o Vizir e Tiziu Moscão, leais ao chefe, é que estão em alta. 



Do Cotidiano

O Príncipe da Beira


Nas escolas, ao se perguntar quem seria esse tal “Príncipe da Beira”, que deu nome a um famoso forte dos primórdios da colonização rondoniense, os jovens escolares jamais poderiam imaginar que, se o príncipe entrasse naquele exato momento em sua sala de aula, talvez pudesse ser confundido com seus colegas de classe. O nobre talvez se denunciasse pelo sotaque lusitano, pois d. Afonso de Santa Maria de Bragança, que reivindica hoje o título de Príncipe da Beira, tem 13 anos, nasceu e vive em Portugal.
Em 1734, quando nasceu Maria Francisca Isabel Josefa Antónia Gertrudes Rita Joana, futura rainha portuguesa que enlouqueceu e mandou Tiradentes à forca, seu avô, o rei João V, tinha como principal diversão gastar fartamente o ouro e as pedras preciosas que seus súditos extraíam do solo brasileiro, construindo obras inúteis e espalhafatosas. Exatamente no ano em que sua neta Maria nasceu, filha do futuro rei d. José I, o rei João V instituiu o título de Príncipe da Beira, que passaria a ser conferido ao primogênito do herdeiro presuntivo da Coroa de Portugal. O herdeiro do trono tem o título de Príncipe Real e seu primeiro filho (pode ser também menina, até que venha a nascer um varão).
Quando foi idealizado o Real Forte Príncipe da Beira, localizado na margem direita do rio Guaporé, atual Guajará-Mirim, no município de Costa Marques (RO), em 1776, sob o reinado de d. José I, o então Príncipe da Beira era d. José de Bragança, que com a ascensão de sua mãe Maria ao trono, no ano seguinte, passou a ostentar o título de Príncipe do Brasil. Pouco se soube a respeito do Príncipe da Beira porque ele morreu bem jovem e em seu “vácuo” entrou um dos grandes personagens da história de Portugal e do Brasil – o príncipe d. João, que viria a ser o rei d. João VI, pai do imperador d. Pedro I.
O Forte Real – O forte que levou o nome do Príncipe da Beira tinha a função de proteger a rota do ouro, entre as províncias do Grão-Pará e Mato Grosso, assim como a Vila de Santo Antônio do Alto Rio da Madeira, no início do trecho encachoeirado do Madeira. Os comboios de ouro eram protegidos para seguir a Belém e Portugal.
Uma historia que ainda iria durar muitos anos, ao contrário da curtíssima permanência do príncipe, d. José Francisco Xavier de Paula Domingos António Agostinho Anastácio de Bragança, que não chegaria a reinar em Portugal e sobre o Brasil. 


Via Direta

*** No cenário político nacional Lula anuncia que só se define entre Ciro e Dilma (ou lançando os dois) em março *** No vizinho Mato Grosso, o governador Blairo Maggi se desincompatibilizar em abril pra disputar o Senado, como Ivo em Rondônia *** O divisionismo político de Porto Velho pode resultar no adiamento da construção da ponte sobre o Rio Madeira... 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 21 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A Federação Brasil Esperança, espera definir o candidato a vice da sua pré-candidata Fatima Cleide

A Federação Brasil Esperança, espera definir o candidato a vice da sua pré-candidata Fatima Cleide

Longo alcancePrimeira lei da dialética, a expressão “tudo se relaciona” encontrou nas tragédias do Rio Grande do Sul uma comprovação clara. O climat

Porque Ivo teria eleito o tucano Hildon Chaves, como principal adversário?

Porque Ivo teria eleito o tucano Hildon Chaves, como principal adversário?

A lógica do oráculo  Com base na definição do caráter do desmatamento na Amazônia – resultado da relação entre fatores macroeconômicos, da governan

Existe ainda um clima de revolta entre os garimpeiros de Humaitá e Porto Velho

Existe ainda um clima de revolta entre os garimpeiros de Humaitá e Porto Velho

A maior riqueza A respeitada revista Forbes decidiu humilhar os homens mais ricos do mundo apresentando uma brasileira com uma riqueza bem maior qu

Ivo Cassol já começa a montar seu bloco para disputar o CPA Rio Madeira

Ivo Cassol já começa a montar seu bloco para disputar o CPA Rio Madeira

Evitar o piorÉ justo refletir sobre o que significa a notícia de que os pássaros do gênero Willisornis (conhecidos como rendadinhos ou formigueiros)

Gente de Opinião Terça-feira, 21 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)