Domingo, 12 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 20/06/10


Aliança PDT/PMDB

Com o anuncio do apoio do senador Acir Gurgacz (PDT-RO) a  pré-candidatura do peemedebista Confúcio Moura, estará formada a partir de hoje uma poderosa aliança para as eleições de outubro. É o fato político do ano e Confúcio que já vinha crescendo muito na capital, Vale do Jamari e Bacia leiteira, agora terá um poderoso palanque na região central do estado. Esta carimbada a passagem de Confúcio para o segundo turno.

 

Mais definições

Os pedetistas terão mais definições nesta segunda-feira, quando o presidente regional Acir Gurgcz deverá anunciar oficialmente a composição com o  PMDB de Confúcio Moura e Valdir Raupp. O PDT provavelmente indicará o vice na composição e alguns nomes são cogitados, como do empresário Airton Gurgacz, o vice-presidente do Diretório Regional do PDT Ruy Motta, entre outros nomes de proa do socialismo moreno.

 

Clima de Terror

O Projeto Ficha Limpa que tornou inelegíveis os políticos condenados em decisão colegiada gerou um clima de terror na classe política rondoniense, onde vicejam os fichas sujas, como mato, no período das chuvas, para todo lado. Os corruptos estão em pânico já que os TREs já estão apurando os que serão atingidos com as penalidades.

 

Alterando o quadro

Como o bicho pode pegar desde o senador cassado Expedito Júnior (PSDB), pré-candidato tucano ao governo estadual, até os deputados estaduais envolvidos na Operação Dominó – além de ex-prefeitos e até um deputado federal – e alguns clãs políticos familiares, as punições podem até alterar o quadro político sucessório regional. Alguns atingidos já falam até em desistir da campanha deste ano.

 

Nos estados

Mas não é só a campanha ao governo de Rondônia que será alterado com os reflexos do Ficha Limpa. Na Paraíba, pode ser atingido o ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) e no Maranhão, o governador Cassado Jackson Lago (PDT). Enfim, somado ao ex-senador Expedito Junior em Rondônia, seriam três candidatos de ponta ceifados pela justiça nos estados. A coisa esta feia.

   

Focos de insurreição

Mesmo depois das convenções nacionais que sacramentaram o acordo PMDB/PT em torno da ex-ministra Dilma Roussef para a presidência da República e Michel Temer para vice, os peemedebistas ainda sofrem com focos de insurreições em alguns estados. A direção nacional já fala em intervenção em casos mais agudos, como o de Santa Catarina. Mas o Paraná tinha lançado até um candidato alternativo e dissidente –Roberto Requião – com  apoio dos gaúchos.

 

Clima de festa

Em Rondônia, na Frente Progressista o clima já é de festa. Dois motivos animam a coalizão de partidos que sustenta a candidatura do governador João Caullha (PPS) a reeleição, planejada pelo ex-governador Ivo Cassol: 1º- O crescimento da campanha de Cahulla ns últimas semanas 2º -A possibilidade de Expedito cair do poleiro por causa do Projeto Ficha Limpa.

 

Caminho aberto

Sem Expedito para atrapalhar a ascensão de Cahulla, o caminho fica aberto para a reunificação de toda base aliada em torno do atual governador. Assim como Expedito torcia pela cassação de Cassol no episodio de compra de votos (onde Ivo, de fato não tinha nada a ver com o peixe) agora os cassolistas torcem para a queda de Expedito no Projeto Ficha Limpa. E assim caminha a humanidade!

 

Do Cotidiano

O paraíso encontrado

Paraíso celeste, Utopia, Valhalla, Shangri-lá, Pasárgada: as artes e a religião sempre imaginaram lugares, entre o Céu e a Terra, que pudessem representar o Bem supremo e a felicidade. Com a descoberta do Aquífero Alter do Chão, em meio a especulações de que possa ser o maior do planeta, a Amazônia se torna um grande Paraíso quando se trata de águas, que, afinal, simbolizam o supremo bem terrestre.

Maior riqueza já projetada para o do futuro, a água é farta nas superfícies amazônicas e já se tinha conhecimento desse aquífero, denominado Alter do Chão ou, simplesmente, Amazonas, mas ainda longe de se imaginar que pude se equiparar ao Aquífero Guarani, portentosa reserva de águas subterrâneas repartida com os países do Cone Sul.

O que não se sabia é que o Aquífero Amazonas, identificado oficialmente como Alter do Chão, contaria com um potencial muitas vezes maior do que as primeiras estimativas – o dobro da água armazenada pelo Aquífero Guarani, estima-se desde já.      

Vai demorar − A descoberta relativa ao Aquífero Alter do Chão, portanto, não se refere à sua existência, que já era conhecida há vários anos. A novidade é que o potencial líquido dessa reserva é muito maior do que sonhavam os mais ousados prognósticos. Pelas conclusões preliminares de um estudo que ainda vai demorar alguns anos, com exceção das geleiras existentes, um quinto da água doce existente no mundo está nesta região, o que a torna inequivocamente o paraíso mundial das águas.

Até os recentes estudos que projetaram de vez o Aquífero Alter do Chão, estimava-se que o maior do planeta era o Guarani, que se espalha pelo Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai. Com a confirmação da ampla reserva do Alter do Chão, o Guarani continuará o maior aquífero multinacional (ou transfronteiriço) do mundo, mas perde o título de campeão em volume de água.

Sendo estimado agora como possuidor de duas vezes a capacidade do Guarani, o Alter do Chão, que se estende pelo Amazonas, Pará e Amapá, representa um volume de água de 86 mil quilômetros cúbicos.   

 O que se supõe, por enquanto, é que as águas do Alter do Chão permitiriam abastecer cem vezes a população mundial. Outra impressão é que novos estudos possam revelar uma quantidade de água ainda maior que a estimada. “Os estudos que temos são preliminares, mas há indicativos suficientes para dizer que se trata do maior aquífero do mundo, já que está sob a maior bacia hidrográfica do mundo, que é a do Amazonas/Solimões”, segundo Milton Matta.

 

Via Direta

*** Vem ai as cartas na manga de Cahulla para chegar ao segundo turno  *** Uma delas é a inauguração do Centro Político e Administrativo em setembro, pertinho das eleições *** O PSOL -RO ainda não se animou com sua pré-candidata ao governo Rosângela Cipriano, devagar quase que parando *** O ex-prefeito de Porto Velho Carlinhos Camurça (PP) joga bruto para se eleger o deputado estadual mais votado em 2010.     

 Fonte: Carlos Sperança. 
 Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /  Siga o Gentedeopinião noTwitter  /   YouTube 
 Turismo   /  Imagens da História

 

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 12 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pela crise aérea e tantas outras mazelas, o eleitorado rondoniense precisa renovar suas lideranças políticas

Pela crise aérea e tantas outras mazelas, o eleitorado rondoniense precisa renovar suas lideranças políticas

Ciência é aprender maisPara o filósofo alemão Karl Jaspers, “por definição e para sempre, as ciências são inacabadas”. Não existem, a rigor, verdad

Em alguns municípios do interior o bicho pega, com oposição feroz ao poder dominante

Em alguns municípios do interior o bicho pega, com oposição feroz ao poder dominante

O chão falaEm meio a tantas notícias negativas sobre destruição ambiental e abusos do crime organizado, a Amazônia também vive ações positivas que m

O verão conspira a favor do prefeito Hildon Chaves tão criticado pelas alagações

O verão conspira a favor do prefeito Hildon Chaves tão criticado pelas alagações

Muito a discutir“Bomba, bomba”, gritam os agitadores sensacionalistas ao chamar a atenção para mexericos, geralmente fake news. Não faltará alguém

Os caciques políticos vão fazer de tudo para derrotar Mariana Carvalho

Os caciques políticos vão fazer de tudo para derrotar Mariana Carvalho

Múltiplas tarefas“Dinheiro fede, mas eu vou querer o meu”, refrão de divertido funk de Cidinho General, insinua que não importa a origem, desde que

Gente de Opinião Domingo, 12 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)