Sábado, 18 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 19/11/09




Nova sede

Fruto da economia de recursos na atual legislatura, a Assembléia Legislativa, através do presidente Neodi Carlos (PSDC- Machadinho do Oeste) anunciou a ordem de serviço para a construção da nova sede do Poder Legislativo. É o grande marco administrativo atual legislatura, cuja mesa diretora deixará uma herança positiva, bem ao contrário da anterior.

A unidade do PMDB

No PMDB, o partido finalmente conquistou a unidade em torno do seu pré-candidato Confúcio Moura o que vai funcionar como um verdadeiro antivírus contra eventuais crocoligagens daquele velho e conhecido bloco traíra da agremiação que há muito tempo tem debandado em momentos decisivos para o lado dos governadores de plantão

Jardim no PP

Ao contrário do que informei nesta coluna o pré-candidato a deputado estadual do PSDC não fecharam com Joarez Jardim, pré-candidato à Câmara Federal por Ji-Paraná e região central. Ocorre que no apagar das luzes Jardim se filiou ao Partido Progressista-PP reforçando a nominata da sigla liderada no estado pelo governador Ivo Cassol.

Dobradinhas acertadas

Com a saída de Jardim, quem será beneficiado com as dobradinhas dos postulantes a Assembléia Legislativa pelo partido á Câmara Federal, será o presidente regional do PSDC Edgar do Boi. Ele já abriu conversações no interior comunicando a transferência de Jardim para os quadros pepistas.

Nos bastidores

Nos bastidores políticos o que mais se comenta hoje é a questão da cassação do governador Ivo Cassol, cujo processo foi transferido para a semana que vem no TSE. Na Assembléia Legislativa existe uma expectativa maior, já que os deputados estaduais estão envolvidos diretamente na questão. Caberá a eles, havendo a cassação, eleger via indireta o sucessor de Ivo Cassol.

Pastagens na Amazônia

De acordo com estimativa da Embrapa mais da metade das pastagens da Amazônia esta em processo de degradação, indicando como solução pra combater o desmatamento recuperação das pastagens, como foi sugerido ontem ao final do II Encontro Rondônia Leite, que reuniu especialistas de vários quadrantes do país.

O meio ambiente

De acordo com o diretor executivo da Associação para o Fomento à Pesquisa de Melhoramento de Forrageiras Tropicais (Unipasto), Marcos Roveri, é preocupante a degradação das pastagens em todo o pais, mas o apoio do governo em programas de recuperação e áreas degradadas, hoje estimadas em 70 milhões de hectares, é um ótimo caminho para contribuição a cadeia produtiva e, ao mesmo tempo, a conservação do meio ambiente.

Fiscalização rigorosa

A exemplo dos vereadores de Porto Velho, que estão gritando pela falta de eficiência da empresa Andrade Guitierrez na recuperação das ruas escavadas para as tubulações de água e esgoto, a Assembléia Legislativa se manifestou através do deputado Miguel Sena (PP- Guajará Mirim). Ele cobrou uma fiscalização rigorosa das ações da empresa na capital rondoniense junto ao Ministério Público.

Cobrando punição

O presidente regional do PHS Herbert Lins Albuquerque cobrou ontem das esferas estadual e federal de segurança pública a elucidação do assassinato do vereador Pipi, no município de Alto Paraíso. O partido perdeu o único edil eleito no estado na eleição passada e a população local, um parlamentar atuante pelas causas populares. 

Do Cotidiano

De Porto Esperidião à Guajará


Para os jovens de Rondônia, Costa Marques é o Município desse Estado no qual está localizado o histórico Forte Príncipe da Beira. Mas antes de dar nome ao Município de Costa Marques, Esperidião Marques foi o antigo nome de Guajará-Mirim.
A figura do engenheiro Manoel Esperidião da Costa Marques tem uma história que vai além da epopeia colonizadora regional da Amazônia. Não é por acaso que, além de dar nome cidade, porto, cachoeira, escolas e ruas, Esperidião Marques também tem o sangue de Rondon – sua mãe era Augusta Nunes Rondon, casada com o tenente-coronel Salvador da Costa Marques.
Esperidião Marques, como ficou mais conhecido, nasceu em Poconé (MT) em 1859. Aos nove anos, elaborou a maquete em argila de toda sua cidade, com praças coretos e jardins, ruas e avenidas, casas, solares e casebres, becos e ruelas, rios e acidentes geográficos, granjeando elogios gerais. Era a veia do engenheiro que transparecia. Com 17 anos, passa a escrever crônicas no jornal de Cuiabá. E aos 18 anos, com um grupo de amigos, saíra em uma expedição exploratória em pequenos afluentes do Pantanal.
Depois da exploração do Guaporé (1896–1898), retornou à região no período 1901–1903 em missões para levantar o potencial econômico e extrativista da região, criar os postos fiscais de arrecadação do Estado.
A missão de Cândido Rondon estendeu linhas telegráficas pela região estudada por Costa Marques. A linha de Cáceres a Mato Grosso, depois Vila Bela da Santíssima Trindade, foi inaugurada em 21 de fevereiro de 1908 e de seu percurso fazia parte a estação de Porto Salitre. Como o engenheiro Costa Marques morreu de malária, em 18 de abril de 1906, Cândido Rondon pensou em homenageá-lo dando ao Porto Salitre o nome de Porto Esperidião, que seria oficializado em 1920.

Depois de seus estudos sobre viabilidade ferroviária, Marques, em fins de dezembro de 1905, promovia o levantamento hidrográfico da região e fazia a fiscalização nos postos de arrecadação de tributos. Posando em Santa Fé depois de conhecer o Real Forte Príncipe da Beira, contraiu a “febre palúdica”.
Na atual Rondônia, Porto Esperidião se tornou distrito em 26 de junho de 1.922 e vila em 12 de julho de 1926, mas ao ser elevada à categoria de cidade, teve o nome alterado para Guajará-Mirim, sede do Município do mesmo nome, criado pela Lei nº 991 de 12 de julho de 1928, expedida por Mário Correa, governador do Mato Grosso.
Já também como parte de Rondônia, em 1981, foi criado o Município de Costa Marques, recuperando a homenagem feita a Esperidião Marques na denominação da antiga vila de Guajará-Mirim. 


Via Direta


*** De adiamento em adiamento de seu processo de cassação o governador Ivo Cassol espera se manter no cargo até abril, quando da sua desincompatibilização *** O presidente do Diretório Municipal do PV José Américo esta cobrando as mensalidades dos convencionais caloteiros *** Afinal, ele não tem como manter o partido do próprio bolso 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 18 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Existe ainda um clima de revolta entre os garimpeiros de Humaitá e Porto Velho

Existe ainda um clima de revolta entre os garimpeiros de Humaitá e Porto Velho

A maior riqueza A respeitada revista Forbes decidiu humilhar os homens mais ricos do mundo apresentando uma brasileira com uma riqueza bem maior qu

Ivo Cassol já começa a montar seu bloco para disputar o CPA Rio Madeira

Ivo Cassol já começa a montar seu bloco para disputar o CPA Rio Madeira

Evitar o piorÉ justo refletir sobre o que significa a notícia de que os pássaros do gênero Willisornis (conhecidos como rendadinhos ou formigueiros)

A coalizão que projeta a candidatura de Mariana Carvalho reúne adversários no mesmo palanque

A coalizão que projeta a candidatura de Mariana Carvalho reúne adversários no mesmo palanque

Desgraças previstasÉ um país só, mas imenso. Ao Norte e ao Sul invertem-se as situações de seca e inundações: quando o Norte seca, o Sul se afoga;

Lamentavelmente as facções criminosas de Porto Velho vão tomando conta das comunidades

Lamentavelmente as facções criminosas de Porto Velho vão tomando conta das comunidades

Caminho sem voltaNenhum progresso real, ou seja, mais lucrativo e socialmente justo, será obtido com qualidade, legalidade e sustentabilidade sem c

Gente de Opinião Sábado, 18 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)