Sábado, 11 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 18/06/10


 

 

Eleição complicada

Relembrando os pleitos anteriores, constato que nunca tivemos uma pré-campanha

tão indefinida como esta na disputa do governo estadual. Nesta época do ano, nas eleições passadas, já se sabia até das chapas a Assembléia Legislativa e da Câmara dos Deputados. Em 2010, nem os vices dos postulantes ao Palácio Presidente Vargas estão definidos. Confúcio, Acir, Valverde, Cahulla, Expedito e Rosangela Cipriano não dão nem pistas. Só Melki já anunciou o seu.

 

Segundo voto

Os senadores Valdir Raupp (PMDB) e Fátima Cleide (PT) ainda não escolheram suas dobradinhas para o segundo voto nas eleições de outubro. Nos bastidores se tem como certa a eleição do ex-governador Ivo Cassol (PPS), mas a peleja pela segunda vaga está acirrada entre Raupp e Fátima. O PMDB cogita botar Amir Lando de escudeiro de Raupp para o segundo voto peemedebista não migrar para a petista.

 

Inferno astral

Os últimos dias tem sido de inferno astral para o pré-candidato petista, deputado federal Eduardo Valverde. No CQC dos humoristas da Band foi alvo de chacotas, na inauguração da abertura da av. Sete Setembro com a av. Jorge Teixeira, queimaram pneus em protesto pela falta de asfaltamento na rua Uruguai, e, por último, na aprovação da PEC da Transposição, os sindicalistas se queixam de embrômaichan. Que maré!

 

Evitar constrangimentos

Por conta das últimas humilhações impostas pelo CQC aos deputados federais, como foi o caso da PEC da Cachaça, o presidente interino da Câmara Federal, deputado Marco Maia determinou a elaboração de normas naquele Parlamento para evitar episódios “desgastantes”. Na verdade o CQC comprovou o despreparo dos parlamentares brasileiros e na falta de qualidade para enfrentar situações delicadas, começou a blindagem dos parlamentares.

 

Reforma política

O projeto que propõe a realização de um plebiscito para consultar a população brasileira sobre a reforma política, já foi aprovada na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados. A proposta é de autoria do deputado Raul Jungman (PPS-PE) e só vai valer para a próxima legislatura de 2011 a 2014. O evento será organizado pelo TSE no mesmo dia do 1º turno das eleições, em 3 de outubro.

 

Afastamento aprovado

O afastamento de cargo ou função pública, inclusive de direção partidária, dos políticos e ex-politicos que tenham sido cassados ou tenham renunciado para fugir de punição, foi aprovado pela Comissão do Trabalho, de Administração e Serviço Público na Câmara Federal. A vedação também vale para os condenados por colegiado em ações penais, populares, civis, públicas ou de improbidade administrativa.

 

Na mesma linha

O texto aprovado determinando afastamento é o substitutivo do relator Roberto Santiago (PDT-ES) ao projeto de lei 7012/10 de autoria da deputada Sueli Vidigal (PDT-ES). Santiago observou ainda que a proposta deve seguir a mesma linha do projeto Ficha Limpa, de iniciativa popular, que viu Lei Complementar, explicando que não faz sentido nomeações de políticos cassados.

 

Fogo amigo

Os petistas com assento no Congresso Nacional se queixam de fogo amigo no Maranhão, Ocorre que o deputado federal Domingos Dutra (PT-MA) esta em guerra de fome por causa da intervenção do Diretório Nacional do PT local obrigando a legenda se aliar ao projeto de reeleição da atual governadora Roseane Sarney, filha do presidente do Senado José Sarney. Coisa de louco!

 

 

Do Cotidiano

O general antigripal

Com a aparência e o tamanho da jabuticaba, o camu-camu é mais um dos pequenos grandes milagres da biodiversidade amazônica. Praticamente ignorada por logo tempo, a fruta é considerada hoje a maior fonte de vitamina C já descoberta. Encontrada em áreas alagadas da Amazônia, uma só frutinha contém vitamina C equivalente à de 30 limões.

Essa pequena fruta avermelhada pode ser encontrada na região da várzea, como são chamadas as matas invadidas pelos rios. Suas árvores, à distância, não se parecem com nada além de mata ciliar, ocorrendo com frequência junto aos rios. Foi assim que suas maravilhosas propriedades ficaram por longo tempo despercebidas, servindo apenas como comida para peixe.

Até que pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia deram o veredito: o camu-camu é a campeã em concentração de vitamina C dentre as fontes já conhecidas no planeta. Uma pequena unidade corresponde a três acerolas, frutas que já faziam fama como grandes concentradoras da vitamina considerada como poderoso antigripal. Supera facilmente vinte laranjas e empata com trinta limões.

 Além de ganhar na quantidade, o camu-camu apresenta um milagre adicional: ao contrário de suas concorrentes em concentração de vitamina C, o camu-camu conserva todos os nutrientes mesmo em forma de polpa ou desidratado. Essa vantagem faz com que o camu-camu possa também ser comercializado sem refrigeração e em pó, chegando a outros lugares do Brasil e do mundo mantendo todas as suas qualidades originais.

Por não estragar, não perder a vitamina e ter uma sobrevida muito superior à das outras frutas congeladas, essa variedade frutífera amazônica ainda hoje desconhecida pela maioria dos brasileiros já é exportada para países europeus como Suíça e Itália em forma de polpa e compõe fórmulas de fortificantes naturais.

Como os alimentos à base de vitamina C ajudam a prevenir doenças, fortalecendo o sistema imunológico, retardando o envelhecimento e contribuindo para a redução de doenças crônicas como diabetes e hipertensão, o camu-camu tende a ocupar em breve um lugar de destaque na dieta humana, na medida em que, sendo consumido depois das refeições, a fruta melhora a absorção de ferro de origem vegetal.

Em tempos de pandemias gripais, o reforço ao sistema imunológico se torna prioritário, com motivação tão sugestiva quanto o sabor na escolha dos componentes das refeições.
 

 

Via Direta

*** Criado como o Dia do Evangélico ainda na gestão de Bianco, a partir de agora se comemora nesta data em Rondônia o “Dia do Cristão” *** A Ceron caça ligações clandestinas casa por casa em Porto Velho *** As multas para os chamados “gatos” são pesadérrimas *** Final de semana prolongado em ritmo de Copa do Mundo. Mesmo assim as atividades políticas estão intensificadas.   

 Fonte: Carlos Sperança. 
 Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /  Siga o Gentedeopinião noTwitter  /   YouTube 
 Turismo   /  Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 11 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pela crise aérea e tantas outras mazelas, o eleitorado rondoniense precisa renovar suas lideranças políticas

Pela crise aérea e tantas outras mazelas, o eleitorado rondoniense precisa renovar suas lideranças políticas

Ciência é aprender maisPara o filósofo alemão Karl Jaspers, “por definição e para sempre, as ciências são inacabadas”. Não existem, a rigor, verdad

Em alguns municípios do interior o bicho pega, com oposição feroz ao poder dominante

Em alguns municípios do interior o bicho pega, com oposição feroz ao poder dominante

O chão falaEm meio a tantas notícias negativas sobre destruição ambiental e abusos do crime organizado, a Amazônia também vive ações positivas que m

O verão conspira a favor do prefeito Hildon Chaves tão criticado pelas alagações

O verão conspira a favor do prefeito Hildon Chaves tão criticado pelas alagações

Muito a discutir“Bomba, bomba”, gritam os agitadores sensacionalistas ao chamar a atenção para mexericos, geralmente fake news. Não faltará alguém

Os caciques políticos vão fazer de tudo para derrotar Mariana Carvalho

Os caciques políticos vão fazer de tudo para derrotar Mariana Carvalho

Múltiplas tarefas“Dinheiro fede, mas eu vou querer o meu”, refrão de divertido funk de Cidinho General, insinua que não importa a origem, desde que

Gente de Opinião Sábado, 11 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)