Sábado, 18 de abril de 2009 - 05h07
Lembrando pioneiros
De Washington, onde reside atualmente o sociólogo Samuel Saraiva, que já foi candidato a deputado federal Rondônia na década e 80, enviou e-mail enfatizando a necessidade do PMDB homenagear decentemente seus fundadores. Lembrou os casos de Enjolras Araújo e do Preto Velho Frontim, relegados ao esquecimento.
Encontro petista
Já com vistas a se organizar para 2010, os petistas se reúnem neste sábado em Porto Velho para debater a conjuntura regional, a organização interna do partido e as eleições do ano que vem. Como sempre, a legenda é de ponta em termos de organização partidária e é a primeira a abrir encontros regionais para discutir o processo sucessório estadual.
Prévias petistas
Conversei ontem com o dirigente Davi Nogueira e ele expressou sua posição sobre a indicação a candidatura ao governo, travada entre a senadora Fátima Cleide e o deputado federal Eduardo Valverde. Ele acredita que é possível um entendimento entre as partes e se isso ocorrer, não haverá prévias na legenda, como foi programado. De qualquer forma, ele enfatiza que a peleia está num nível elevado.
Barrado no baile
Conforme se ouviu do próprio Palácio Urupá, o ex-deputado estadual Leudo Buriti, presidente do Diretório Municipal do PTB, não mais será guindado ao cargo de titular da Decretaria de Regularização fundiária em Ji-Paraná. O PTB estrilou e exige compensações, já que se travava de um acordo político de campanha do prefeito José Bianco.
Unhas aparadas...
É usual nos meios políticos que alguns se transformem em predadores de quem está no poder e que os que estão no poder não tornem as coisas mais fáceis para o inimigo. Considerado predador dos deputados estaduais locais, Leudo Buritis teve as asas e as unhas aparadas para a peleja de 2010. A mágoa pelo golpe fará Leudo trabalhar dobrado na sua campanha para compensar...
Grande impacto
Impressiona a explosão populacional do Distrito de Jacy-Paraná que se encaminha para se transformar em município brevemente. A migração, a especulação imobiliária, o crescimento do núcleo urbano, tem tudo a ver com a construção da usina Hidrelétrica de Jirau. Os reflexos das obras já estão gerando um surto de desenvolvimento e de criminalidade também.
Invasão dos pombos
Longe de defender um holocausto para os pombos, em Porto Velho. Mas a proliferação é tão grande, pelos bairros e feiras, que já está na hora de se fazer alguma coisa para controlar o boom de natalidade. A “criptococose”, conhecida como a doença do pombo começa a causar problemas nas cidades infestadas pela ave. As fezes dos pombos são consideradas as principais transmissoras do fungo que causa a doença.
Proibição em Londrina
Londrina, no Norte do Paraná, que sofre o mesmo problema de Porto Velho com os pombos, teve dois pacientes hospitalizados, vitima da criptococose. Um deles esta numa UTI e em estado grave e na tentativa de evitar novas contaminações à prefeitura local deve baixar decreto proibindo as pessoas de alimentar os animais no centro da cidade.
Agenda de maratonista
Lembrando os bons tempos de campanha, o senador Valdir Raupp (PMDB) abre neste final de semana uma agenda de atleta maratonista, com encontros em Pimenta Bueno, Rolim de Moura, Nova Colina, Porto Velho, entre tantos outros municípios e localidades. O barbudo queixada será acompanhado pela sua esposa, a deputada Marinha, e lideranças regionais do PMDB.
Do Cotidiano
Um ponto de partida
Um antigo privilégio dos bacharéis e religiosos, a cela especial, caminha para a extinção, graças a alterações no Código de Processo Penal. O ponto de partida aconteceu recentemente com a aprovação no Senado, pela Comissão de Constituição e Justiça-CCJ, que aprovou a redução da lista de pessoas que tem direito á prisão especial. O texto do projeto de lei aprovado exclui do benefício ás pessoas com curso superior, padres, pastores, bispos evangélicos, pais de santo, além de cidadãos com títulos recebidos pela prestação de relevantes serviços, A proposta foi votada em regime de urgência, da forma de substitutivo do senador Demóstenes Torres (DEM-GO).
O texto aprovado no Congresso Nacional atualiza o Código de Processo Penal Brasileiro no que se refere à prisão, as medidas cautelares e a liberdade provisória. Conforme o teor da matéria, o rol de pessoas que passam a ter direito á prisão especial, bem mais restrito, será integrado por ministros de Estado, governadores, prefeitos, parlamentares, magistrados, delegados, procuradores e promotores, integrantes da Defensoria Pública, membros dos tribunais de contas, das forças armadas e cidadãos que já tiveram exercido efetivamente a função de jurado.
No entendimento do senador Demóstenes Torres, o projeto vai ajudar a reduzir a população carcerária do país, hoje na casa dos 450 mil pessoas. Aprovado na Câmara, o projeto precisa ser aprovado pelo plenário do Senado, conforme noticiou a agência Estado. O projeto aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça propõe ainda a implantação do monitoramento eletrônico, com pulseira ou tornolezeira para localizar os detentos liberados para datas especiais com os Dia das Mães. Outra novidade é a permissão ao juiz de decretar prisão preventiva quando o crime envolver violência doméstica contra mulher, criança, idoso, adolescente, enfermo ou deficiente.
Como se vê, os políticos que são autores dos projetos que regulam a vida brasileira tratam de incluir cláusulas para manter seus privilégios, sê possível um manto de impunidade. No caso de privilégios, os deles sempre são preservados, e os escândalos pipocam a cada semana.
Via Direta
***O prefeito Roberto Sobrinho participou do encontro da Frente Nacional de prefeitos em Brasília *** Na pauta, a luta por mais recursos para o municipalismo *** De asas crescidas, o deputado estadual Euclides Maciel (PSDB-Ji-Paraná) já fala em disputar uma vaga à Câmara Federal em 2010 *** A tropa de choque governista ataca com vontade os sindicatos que fazem oposição ao governador Cassol.
Fonte: Carlos Sperança /www.gentedeopiniao.com.br / www.opiniaotv.com.br
csperanca@enter-net.com.br
O clã Rocha vem com tudo para as eleições de 2026
O Brasil mudouUm dos brasileiros mais respeitados em todo o mundo, o cacique Raoni disse em entrevista à imprensa internacional que vai pedir ao pr
Léo Moraes tem desafios importantes pela frente, os vereadores estão famintos por secretarias
Preço e saborO apreciado escritor Roger Stankewski, guru dos melhores empresários brasileiros, cunhou a fórmula do melhor vendedor do mundo: “O clie
Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026
Prato de comidaA devastação das terras indígenas sempre foi um espinho cravado na consciência nacional. Os massacres de índios ao longo da história
Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios
O nome certoA palavra “revolução” tem sido usada sem muito critério. O golpe de Estado de 1964 foi assim considerado, até se desmoralizar por mau us