Sexta-feira, 17 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 18/03/09


 

Crise na pecuária

O Congresso Nacional começa a discutir os impactos da crise financeira internacional sobre a indústria frigorífica brasileira e os problemas enfrentados pela pecuária de corte. Nossos parlamentares estão preocupados com o fechamento de unidades de abate de grandes redes de frigoríficos no país, o que tem resultado em demissões de funcionários e no calote dos pecuaristas que fornecem animais ás redes.

Bicho pegando

Se em Rondônia, o bicho já começa a pegar, com alguns frigoríficos fechados e pecuaristas gritando com os prejuízos, imaginem com o que está ocorrendo nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde 20 frigoríficos fecharam as portas, o que representa a metade das unidades de abate desses estados. A economia do centro-oeste já está berrando.

Boom de Jacy

Impressiona o boom do Distrito de Jacy-Paraná que se encaminha para se tornar município brevemente. A migração, a especulação imobiliária, o crescimento do núcleo urbano, tem tudo a ver com a construção da usina Hidrelétrica de Jirau. Os reflexos das obras já estão gerando um surto de desenvolvimento na localidade.

Busca de consenso

As duas facções que disputam o comando do PSDB em Rondônia procuram desesperadamente um nome de consenso para ser indicado á José Aníbal, José Serra e Aécio Neves para assumir a presidência regional da legenda. Em vista das rivalidades tribais, caso não surja um nome, o atual presidente Hamilton Casara vai se mantendo no poleiro.

Risco de desabamento

Uma coluna sem papas na língua 18/03/09 - Gente de Opinião
Queria me congratular com a secretaria Marli Cahula que, diante do risco iminente de desabamento do edifício Aquárius, transferiu imediatamente os alunos da Escola Estadual Araújo Lima para a escola Padre Moretti. Marli ao perceber a situação de risco rapidamente – o que é raro no serviço público – tomou a decisão mais acertada, que foi a de proteger alunos e professores.

Recado das urnas

Os vereadores de Porto Velho perceberam o que a grande maioria dos deputados estaduais ainda não percebeu: a opinião pública quer legisladores atuantes, fiscalizadores, com opinião própria.Uma coluna sem papas na língua 18/03/09 - Gente de Opinião Nossos edis entenderam o recado de renovação das urnas e não querem ser decapitados pelo mesmo motivos dos seus antecessores, que eram vacas de presépio.

Fiscalizando

Ao contrário dos parlamentares que não tem coragem de contestar atos, decretos e ações emanadas do Palácio Presidente Vargas – e olha que a saúde e a segurança estão em colapso – os vereadores da capital, inclusive alguns da base aliada, chegam até a exigir explicações dos secretários municipais sobre obras paralisadas. Imagine se isso seria possível na ALE-RO?

Acendendo a fogueira

Esta acessa mais uma fogueira entre petistas e cassolistas. Artigo veiculado na imprensa regional de autoria do assessor da senadora Fátima Cleide, David Nogueira, larga a ripa no governador Ivo Cassol. Nem vou discutir números, já que se não estiverem certos, estarão bem perto na realidade, e eu concordo com boa parte do que foi dito a respeito do nosso mandarim. Uma coluna sem papas na língua 18/03/09 - Gente de Opinião

Se a moda pega

O que vou perguntar, a respeito de um texto tão contundente, é se a moda pega: então o assessor de Cassol também resolve descer a lenha na senadora Fátima Cleide, o secretário de Camurça largar o pau em Sobrinho, o escudeiro do Capixaba botar a boca no trombone contra o padre Franco. Os cassolistas estão dizendo que a senadora não teve coragem de falar e então mandou o assessor...

Virou gozação!

Em contrapartida, Ivo resolveu fazer piadas sobre os petistas nas suas andanças pelo interior. Numa emissora de rádio, no final de semana, disse que o presidente Lula deveria vir a cada 15 dias para Porto Velho, porque só assim os bairros continuariam enfeitados e as ruas arrumadas. Arre! Ivo gosta de atear fogo nas suas relações com os petistas...

Do Cotidiano

A caminho da extinção?

Uma coluna sem papas na língua 18/03/09 - Gente de OpiniãoUm antigo privilégio dos bacharéis e religiosos, a cela especial, caminha para a extinção, graças a alterações no Código de Processo Penal. O ponto de partida foi à aprovação no Senado, pela Comissão de Constituição e Justiça-CCJ, que aprovou a redução da lista de pessoas que tem direito á prisão especial. O texto do projeto de lei aprovado exclui do benefício ás pessoas com curso superior, padres, pastores, bispos evangélicos, pais de santo, além de cidadãos com títulos recebidos pela prestação de relevantes serviços, A proposta foi votada em regime de urgência, da forma de substitutivo do senador Demóstenes Torres (DEM-GO).

O texto aprovado no Congresso Nacional atualiza o Código de Processo Penal Brasileiro no que se refere à prisão, as medidas cautelares e a liberdade provisória. Conforme o teor da matéria, o rol de pessoas que passam a ter direito á prisão especial, bem mais restrito, será integrado por ministros de Estado, governadores, prefeitos, parlamentares, magistrados, delegados, procuradores e promotores, integrantes da Defensoria Pública, membros dos tribunais de contas, das forças armadas e cidadãos que já tiveram exercido efetivamente a função de jurado.

No entendimento do senador Demóstenes Torres, o projeto vai ajudar a reduzir a população carcerária do país, hoje na casa dos 450 mil pessoas. Aprovado na Câmara, o projeto precisa ser aprovado pelo plenário do Senado, conforme noticiou a agência Estado. O projeto aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça propõe ainda a implantação do monitoramento eletrônico, com pulseira ou tornolezeira para localizar os detentos liberados para datas especiais com os Dia das Mães. Outra novidade é a permissão ao juiz de decretar prisão preventiva quando o crime envolver violência doméstica contra mulher, criança, idoso, adolescente, enfermo ou deficiente.

Como se vê, os políticos que são autores dos projetos que regulam a vida brasileira tratam de incluir cláusulas para manter seus privilégios, sê possível um manto de impunidade. No caso de privilégios, os deles sempre são preservados.

Via Direta

Uma coluna sem papas na língua 18/03/09 - Gente de Opinião*** Boatos sobre um foragido ilustre, dando conta de delação premiada, esta apavorando a casta mais privilegiada de Rondônia *** É uma bomba de grande repercussão engatilhada *** Com vários rios transbordando, Rondônia vai acabar se transformando num baita igapó ***Já começam a crescer as asinhas do famigerado Birrinha, depois das “férias” que ele ganhou na penitenciária federal de Catanduvas.

Fonte: Carlos Sperança / www.gentedeopiniao.com.br
[email protected]

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 17 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ivo Cassol já começa a montar seu bloco para disputar o CPA Rio Madeira

Ivo Cassol já começa a montar seu bloco para disputar o CPA Rio Madeira

Evitar o piorÉ justo refletir sobre o que significa a notícia de que os pássaros do gênero Willisornis (conhecidos como rendadinhos ou formigueiros)

A coalizão que projeta a candidatura de Mariana Carvalho reúne adversários no mesmo palanque

A coalizão que projeta a candidatura de Mariana Carvalho reúne adversários no mesmo palanque

Desgraças previstasÉ um país só, mas imenso. Ao Norte e ao Sul invertem-se as situações de seca e inundações: quando o Norte seca, o Sul se afoga;

Lamentavelmente as facções criminosas de Porto Velho vão tomando conta das comunidades

Lamentavelmente as facções criminosas de Porto Velho vão tomando conta das comunidades

Caminho sem voltaNenhum progresso real, ou seja, mais lucrativo e socialmente justo, será obtido com qualidade, legalidade e sustentabilidade sem c

Chama atenção na lista de prováveis candidatos a prefeito de Porto Velho

Chama atenção na lista de prováveis candidatos a prefeito de Porto Velho

Bom senso x negacionismoA mais conhecida piada religiosa de humor é aquela em que o sobrevivente de uma inundação subiu ao telhado e se pôs a rezar

Gente de Opinião Sexta-feira, 17 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)