Terça-feira, 30 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 17/12/08


  

Baita desafio

Com a intensa migração em direção a Porto Velho o déficit habitacional chegou a quase 20 mil casas, de acordo com  recente levantamento da prefeitura da capital. Além da construção de conjuntos populares, o prefeito Roberto Sobrinho estuda a implantação de loteamentos para distribuir terrenos às famílias carentes.

Conter invasões

Ao distribuir terrenos aos sem teto, o prefeito Sobrinho vai matar dois coelhos com uma só cajadada: vai reduzir as invasões de áreas públicas, aos terrenos particulares na periferia e ao mesmo tempo conter a especulação imobiliária por grupos tradicionais e poderosos do pedaço. Haverá choro e ranger de dentes entre os tubarões.

O mais votado

A disputa entre o atual governador Ivo Cassol e o senador Valdir Raupp – os dois grandes favoritos para a disputa de duas vagas ao senado em 2010 – para se ver quem será o mais votado já começou, como disse ontem Roberto Kuppê. Particularmente acredito que Ivo, que paga os salários em dia dos servidores – Raupp ficou devendo neste quesito - leva vantagem no páreo.

O amadurecimento

Para reverter uma situação desfavorável contra o rival rolimorense, Raupp tem a seu favor o amadurecimento político. O barbudo queixada mudou muito e para melhor nos últimos anos, transformando-se numa liderança de projeção nacional, enquanto Ivo soma desgastes com cassações, brigaradas etc.

Salvar o couro

Do lado de Cassol, ao invés de abrir esse processo de polarização contra Raupp – isso, na verdade interessa os dois, viu? Pode até ser coisa combinada – deveria mesmo é tentar salvar o couro. Sob processo de cassação, seu trabalho neste momento deveria centrar esforços na manutenção do seu cargo, ao invés de caçar mais encrencas.

Uma revolução!

Em release distribuído a imprensa, o deputado estadual Alexandre Brito (PTC-Porto Velho) afirma que apresentou durante seu mandato propostas revolucionárias para o setor educacional. O que ele considera revolucionário – a proposta da construção de uma República Universitária – já existe com a denominação de Casa do Estudante há quase um século nos grandes centros....

Boas sapatadas

Revolucionário mesmo, é o vereador José “Jerico” Hermínio, com sua proposta da legalização da rinha de galos. Conseguiu atrair para si a ira da opinião pública. Eu mesmo, fiquei com vontade de atirar umas sapatadas na cara do fulano. Cada revolucionário de araque que aparece na aldeia. E todo dia aparecem mais idéias “revolucionárias”.

Boom demográfico

Além do crescimento geométrico da dengue em Porto Velho no último ano, um verdadeiro boom demográfico de carapanãs neste final de 2008 de ano promete aumentar a incidência da doença. Até agora não vi ações mais conclusivas das autoridades sanitárias para combater o “inimigo”. Por conseguinte,  salve-se quem puder!

Ascensão do PSB

Sob o comando dos deputados Mauro Nazif e Jesualdo Pires, o PSB rondoniense vai ganhando força no interior do estado. Nas eleições de outubro foram eleitos quatro prefeitos e mais uma penca de vereadores em todo o estado. Ao mesmo tempo a legenda trabalha na formação partidária, criando novos quadros e atraindo novas lideranças.

Bancada federal

O prefeito eleito de Ouro Preto do Oeste, Alex Textoni (PTN) desembarcou ontem em Brasília buscando garantir recursos de emendas para tentar reverter a situação do município, transformado em massa falida pelas últimas administrações. O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) tem sido o ponto de apoio do futuro prefeito em Brasília.


Do Cotidiano

As obras irregulares

Com o tempo, o caro leitor rondoniense, se transformou num incrédulo quanto às obras federais oriundas de emendas parlamentares. De vez em quando o governador Ivo Cassol lembra – alguns prefeitos se queixam também – que uma coisa é fazer emenda, outra é receber os recursos de emendas, e ainda ao final, é necessária uma rígida fiscalização para que esse dinheiro não vá para o ralo.

Através dos tempos foram muitas decepções. Quantas pontes já foram anunciadas e que sucumbiram pelo meio do caminho? Desde que cheguei a Rondônia, no longínquo 1980, ouço falar das pontes sobre o rio madeira em Porto Velho e na altura do Abunã. E quantas vezes deputados federais e senadores brigaram encarniçadamente pela paternidade destas obras, que acabaram não vingando?

Uma das obras anunciadas por deputados e senadores da legislatura anterior que mais me desperta curiosidade é sobre a ponte sobre o braço do Rio Madeira, ligando a avenida Farquar da Esplanada das Secretarias até o Bairro Nacional. O que aconteceu com os recursos destas emendas? A obra se transformou em macrodrenagem, aterro, e mesmo assim, acabou se transformando num vexame na administração municipal.

No recente relatório do Tribunal de Contas da União –TCU enviado ao Congresso Nacional, atualizando as informações sobre obras com irregularidades graves, quatro delas são do estado de Rondônia, que diga-se de passagem, embora um estado novo, mas com sua classe política já revelando uma certa tradição em maracutaias.

Por conta de irregularidades, o TCU recomenda a paralisação imediata de obras de infra-estrutura turística em Porto Velho, restauração e manutenção da BR 364 e a construção da BR-429, a partir do entroncamento da BR 364, entroncamento da RO-478 até a BR-429, que atinge a fronteira com a Bolívia. È coisa de louco.

Problemas é que não faltam para tocar obras na Amazônia. No caso da rodovia BR-319, já se fala que ela não será iniciada sem a criação de reservas ambientai, que é uma das exigências do Ministério do Meio Ambiente.

Prevista no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) a pavimentação da referida estrada tem gerado polêmica porque atravessa um trecho do Sul do Amazonas de floresta conservada. Os opositores da obra consideraram que a rodovia pode abrir uma frente de desmatamento na região, a exemplo do que aconteceu em outras partes da Amazônia.

Via Direta

*** Já em circulação a revista Agronorte sob a direção de Waldir Costa, tendo como editor o jornalista Roni Viana *** A publicação é dedicada ao segmento da agropecuária *** O comércio de Porto Velho espera melhorias no movimento neste final de semana *** As vendas até ontem não tinham estourado *** A Assembléia Legislativa realizou ontem mais uma audiência para tratar da CPI do Leite.

Fonte: Carlos Sperança / www.gentedeopiniao.com
[email protected]

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 30 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Detentor de um punhal da traição afiado, o MDB de Porto Velho precisa passar mais confiança para sua candidata à prefeitura

Detentor de um punhal da traição afiado, o MDB de Porto Velho precisa passar mais confiança para sua candidata à prefeitura

Mesclando as versõesComo estão em moda as “narrativas”, peças de ficção em que as bolhas distorcem informações e imagens para endeusar seus ídolos

Os clãs Donadon, Amorim e dos Muletas se preparam para mais uma eleição

Os clãs Donadon, Amorim e dos Muletas se preparam para mais uma eleição

Dinheiro acalma Padre Antônio Vieira, em famoso sermão, dizia que o dinheiro “é o nervo dos exércitos e das repúblicas”. O presidente francês, Emma

Porto Velho tem a possibilidade de eleger pela primeira vez uma mulher no Paço Municipal

Porto Velho tem a possibilidade de eleger pela primeira vez uma mulher no Paço Municipal

O custo de morarO jornal britânico The Economist, uma das publicações mais respeitáveis do mundo, fez um forte alerta sobre a piora do clima causad

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Gigantes e anõesHá pouco, por orientação da bióloga Ednair Nascimento, da Unir, foi identificada por paleontólogos uma espécie de tartaruga gigante

Gente de Opinião Terça-feira, 30 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)