Quinta-feira, 15 de abril de 2010 - 06h13
Para a corrida sucessória estadual já restam poucas dúvidas sobre os candidatos, já que PT e PMDB terão seus próprios postulantes e a base aliada caminha para um racha definitivo, que deverá ser sacramentada nas convenções de junho. Uma das dúvidas é no que se refere ao ex-prefeito de Vilhena Melki Donadon (PHS).
Já está claro, mais do que claro que Melki não ficará fora das eleições de outubro: seja como candidato a vice de Expedito, Confúcio ou Cahulla, ou mesmo como uma candidatura ao governo, já que quer deixar seu nome da berlinda. Seu projeto é uma revanche com Zé Rover pelo Palácio dos Parecis daqui há dois anos.
Enquanto o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) começa a se destacar no plenário do Congresso Nacional, a militância do socialismo moreno festeja a confirmação da sua pré-candidatura ao governo do estado. Os pedetistas preparam uma festa para a grande largada na corrida estadual a partir das convenções de junho.
O PSB investe forte agora nos pequenos municípios para atingir a meta de eleger três deputados estaduais. O presidente regional Mauro Nazif e o deputado estadual Jesualdo Pires anunciaram ontem mais dois nomes para a nominata do partido: Geraldo da Vitória (Alvorada do Oeste) e o presidente da Câmara Municipal de Pimenta Bueno, Adão Teixeira.
Os casos recentes atingindo peemedebistas – a prisão de Pimentel, a inegebilidade de Sueli Aragão e o pedido de cassação de Serraia - não danificaram a trajetória ascendente do pré-candidato do PMDB Confúcio Moura. Na capital, por exemplo, o que se vê é para a concorrência ficar de cabelos em pé: Moura continua subindo como um foguete.
Impressiona a precisão cirúrgica de Cassol ao montar a agenda de encontros da Frente Progressista, para alavancar a candidatura de João Cahulla (PPS) a reeleição. A próxima será em São Miguel, uma região onde Expedito Júnior (PSDB) mantém larga vantagem sobre o seu oponente da base aliada. Parece que Ivo já começa a trabalhar com pesquisa na mão.
As nominatas de pré-candidatos do PT Assembléia Legislativa e a Câmara Federal divulgadas pelo partido mostram a legenda forte na disputa no parlamento estadual, mas com certa fragilidade na peleja das vagas à Câmara Federal. No interior, como se sabe, o Padre Tom deixou a prefeitura de Alto Alegre, para suprir esta carência.
Já, para substituir Eduardo Valverde, que entra na disputa ao governo do estado, o PT lança mão de três nomes: Israel Xavier, e os coadjuvantes Tácito Pereira, e Itamar Ferreira. Os petistas teriam outras duas cartas na manga: José Neumar e Odacir Cordeiro, mas eles preferem ficar nos bastidores.
Interessado em desbancar a indicação de Neodi Carlos a vice do governador João Cahulla – alegando que a capital esta sendo desprezada - o ex-senador Odacir Soares, o raposão, pratica descaradamente fogo amigo contra a chapa governista. Ele lidera uma insurreição envolvendo quatro siglas de aluguel dentro da base aliada.
Por sua vez, a assessoria de Noedi não perdeu tempo sobre a acusação de que o deputado é um “estrangeiro” na capital: explicou que a acusação de Odacir não procede, já que o atual presidente da Assembléia reside em Porto Velho há cinco anos e até forneceu o endereço, onde ele adquiriu residência: no bairro São João Bosco, ao lado o Conjunto Santo Antonio.
*** O presidente da AROM Laerte Gomes espera melhorias na arrecadação dos municípios rondonienses nos próximos meses *** O ex-prefeito Carlos Magno pré-candidato á Câmara Federal ficou aliviado com a desistência de Assis Canuto em disputar uma vaga à Câmara Federal *** Afinal, Canuto foi fundador de Ouro Preto e racharia suas bases na região central.
Fonte: Carlos Sperança.
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / Siga o Gentedeopinião no Twitter / YouTube
As mudanças partidárias projetadas ao longo de 2025
Tudo se transformaHá um imenso cemitério de almas virtuais nas nuvens. São pessoas que abandonaram perfis criados nas redes sociais ou que falecera
O clã Rocha vem com tudo para as eleições de 2026
O Brasil mudouUm dos brasileiros mais respeitados em todo o mundo, o cacique Raoni disse em entrevista à imprensa internacional que vai pedir ao pr
Léo Moraes tem desafios importantes pela frente, os vereadores estão famintos por secretarias
Preço e saborO apreciado escritor Roger Stankewski, guru dos melhores empresários brasileiros, cunhou a fórmula do melhor vendedor do mundo: “O clie
Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026
Prato de comidaA devastação das terras indígenas sempre foi um espinho cravado na consciência nacional. Os massacres de índios ao longo da história