Terça-feira, 14 de julho de 2009 - 06h43
Clima de turbulências
Os boatos eram grandes no final de semana sobre a disposição de madeireiros e fazendeiros das regiões de Jacy Paraná, Buritis, Rio Pardo e Alto Paraíso tomarem os órgãos públicos ligados ao desmatamento – Ibama, Sipam etc – na marra visando chamar atenção das autoridades federais. Some-se isso as greves de funcionalismo, e teremos um coquetel explosivo nas próximas horas.
Coisa de louco
A “posse” do PSDB foi anunciada, como se lembra, pelo menos meia dúzia de vezes pelo senador cassado Expedito Júnior e cia. No entanto, quem, continua trabalhando na articulação do partido é o presidente regional Hamilton Casara, que já promove encontros regionais no interior com toda desenvoltura. Casara trabalha nas nominatas à Câmara Federal e Assembléia Legislativa.
Moeda de troca
Sem moeda de troca perante os tucanos de alta plumagem, já que foi cassado irreversivelmente e deverá deixar o poleiro nos próximos dias, o sonho do Expedito de ser governador, com respaldo dos tucanos levando consigo o DEM de José Bianco e o PPS de Moreira Mendes acabou se esvaindo como fumaça. Menos mal para João Cahula que vai se garantindo como possível candidato ao governo pela base aliada.
Com pesquisas
Depois do PMDB ter apoiado o nome do prefeito Confúcio Moura como pré-candidato ao governo, no encontro estadual de Ariquemes, o partido decidiu em Ouro Preto que agora fará pesquisa para a escolha do seu candidato. Trocado em miúdos: volta à desconfiança de que o casal Raupp quer mesmo aliança com o PT e que poderá apunhalar Confúcio mais adiante.
Enfraquecimento
Ao invés de fortalecer e se unir em torno de uma candidatura viável, como é a do prefeito de Ariquemes Confúcio Moura – tem o melhor desempenho de administrador da atual safra de prefeitos no estado – o PMDB numa articulação as avessas, busca enfraquecer seu candidato, como já fez com Fernando Prado na capital quando ele queria ser candidato a prefeito.
Próprio umbigo
Tudo indica que o casal Raupp esta pensando no próprio umbigo, ou seja, na reeleição e que o partido se dane. Com certeza já deve estar negociando alianças, aceitando candidato petista ao governo colocando a ex-prefeita de Cacoal Sueli Aragão na vice, deixando um nome viável como Confúcio Moura, de escanteio. A coisa tem cheiro de traíragem.
Olho nos madeireiros
Com o novo sistema de monitoramento via satélite, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE esta apto a monitorar com mais eficiência os madeireiros que não respeitam os planos de manejo aprovados. É mais um grande instrumento para combater desmatamento, as queimadas na região e as grilagens de terras na região.
Eclesiais de base
O arcebispo Dom Moacyr Grecchi articula com carinho a realização da 12ª edição da interclesial, reunindo lideranças evangélicas das Américas e do caribe. O lema, que vai reunir cerca de 3 mil pessoas é “Do Ventre da Terra, o Grito da Amazônia”. Em defesa da ecologia, do meio ambiente e da Amazônia, o encontro vai ter grande repercussão na mídia nacional.
Transporte escolar
Como denunciou ontem este Diário, o transporte escolar entrou em colapso pelo interior afora e pode comprometer o ensino em vários municípios. Seria interessante que a Associação Rondoniense de Municípios –AROM e os deputados estaduais e federais das cidades atingidas tomassem posição cobrando solução a respeito.
Do Cotidiano
A estratégia do PC do B
Existe um bom espaço para um partido crescer na capital fazendo oposição nas esferas municipal e estadual. Como o PMDB é partido adesista tanto no âmbito da administração estadual, onde seus deputados votam caninamente com o governador Ivo Cassol, o mesmo ocorrendo no plano municipal, onde a legenda esta atrelada a gestão do petista Roberto Sobrinho, o PC do B de Manoel Néri e Francisco Pantera vislumbra – com toda razão – boas perspectivas de crescimento da sigla em Porto Velho e no próprio estado.
Na capital, o PMDB é um partido tão desmoralizado que até o presidente do Diretório Municipal Fernando Prado plantou noticias na imprensa acenando em abandonar o barco, levando consigo seus aliados e a estrutura que tinha montado na legenda. Os deputados do partido se transformaram em governistas e não estão nem aí para as diretrizes traçadas pelo presidente regional, senador Valdir Raupp.
Com o PMDB desmoralizado, o PC do B tem tudo para ocupar seu espaço, já que outras legendas, como o PSB, depois de alianças mal sucedidas perderam terreno também na busca de identidade com o eleitorado local.
A política, como sempre é lembrado, não é uma ciência exata, mas esta fácil de entender as contas do PC do B. Em Porto Velho, de um lado, o governador Ivo Cassol é odiado pelos sindicatos do funcionalismo – segmento decisivo em eleições na capital – e o antipetismo também é enorme. Para se ter uma idéia, se o prefeito Roberto Sobrinho dependesse só de votos petistas, não estaria no Palácio Tancredo Neves desde o primeiro mandato. Na primeira eleição Roberto se elegeu com votos de protesto e no segundo graças a uma administração eficiente, garantindo votos de outras legendas.
O jogo de estratégia do PC do B tem razão de ser. Os estrategistas vermelhinhos estão jogando direitinho, e podem até surpreender lançando candidato próprio ao governo e ao senado, causando graves prejuízos aos favoritos. Aliás, a legenda já anuncia para a próxima semana encontro estadual quando estará revelando o nome do seu candidato ao governo ,além de suas nominatas à Assembléia Legislativa e Câmara Federal.
Como se vê, o PC do B deixou as asas do PT para crescer, ocupando espaços junto a petistas desencantados, com peemedebistas rejeitados, com socialistas que não mais acreditam em Mauro Nazif. Conseguindo polarizações na esfera municipal e estadual, terá um campo fértil para avançar na oposição – que não existe – tanto ao prefeito Roberto Sobrinho como ao governador Ivo Cassol.
Via Direta
*** A posse iminente do presidente regional do PDT Acir Gurgacz no Senado vai alterar muito o cenário regional para 2010*** A terceira via vai ganhar asas para a disputa do Palácio Presidente Vargas *** Com o Terminal Hidroviário do Cai N’Água, finalmente Porto Velho vai reverter um cartão postal às avessas *** Méritos para o prefeito Roberto Sobrinho.
Fonte: Carlos Sperança / www.gentedeopiniao.com.br / www.opiniaotv.com.br
csperanca@enter-net.com.br
O clã Rocha vem com tudo para as eleições de 2026
O Brasil mudouUm dos brasileiros mais respeitados em todo o mundo, o cacique Raoni disse em entrevista à imprensa internacional que vai pedir ao pr
Léo Moraes tem desafios importantes pela frente, os vereadores estão famintos por secretarias
Preço e saborO apreciado escritor Roger Stankewski, guru dos melhores empresários brasileiros, cunhou a fórmula do melhor vendedor do mundo: “O clie
Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026
Prato de comidaA devastação das terras indígenas sempre foi um espinho cravado na consciência nacional. Os massacres de índios ao longo da história
Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios
O nome certoA palavra “revolução” tem sido usada sem muito critério. O golpe de Estado de 1964 foi assim considerado, até se desmoralizar por mau us