Quinta-feira, 13 de março de 2008 - 06h10
Pré-candidatas
Estima-se que deverá aumentar muito a participação feminina nas eleições municipais de 2008 em Rondônia. Já pipocam candidatas as prefeituras em vários municípios, além de quatro prefeitas que vão para a reeleição. Vejam alguns nomes: 1 – Lurdinha do PT (Presidente Médici) 2 – Verão Paixão (Vilhena) 3 – Sônia Arrabal (Ouro Preto) 4 – Inês Zanol (Pimenta Bueno).
Mais prefeituraveis
A lista das pré-candidatas segue com: 5 – Elaine da Emater (Vilhena) 6 – Ana da Oito (Nova Mamoré) 7 – Raquel Carvalho (Cacoal) 6- Helena (Itapoã do oeste) 7 – Glauciony Neri (Cacoal) 8 – Sônia do PT (Jaru). 9 – Silvia Cunha (Presidente Médici). Como se vê, as mulheres estão avançando na política.
Garçon reage
Uma coalizão formada por 14 partidos vai dar sustentação a pré-candidatura do deputado federal Lindomar Garçon (PV) á prefeitura de Porto Velho nas eleições de outubro. Entre eles, conforme o verdinho me adiantou por telefone, de Brasília, ontem, estão o DEM, PTB, PPS, PV, PR, PSDC PT do B, PRB.
Nas capitais
Garçon, que tem o apoio do governador Ivo Cassol na empreitada adianta que o Diretório Nacional do PV está empenhado em apoiar seus candidatos especialmente em três capitais brasileiras onde considera que a legenda tem grandes chances: no Rio de Janeiro, com Fernando Gabeira, em Belo Horizonte com Antônio Roberto e em Porto Velho.
PSB em Jaru
Com a presença do presidente regional Mauro Nazif, o PSB realiza encontro estadual em Jaru neste sábado, dia 15. Na capital da Bacia Leiteira, o partido prepara o lançamento do nome do empresário Lindolfo Júnior, a prefeitura local. Os socialistas apostam na renovação política.
Chapa completa
Embora já alinhavando alianças a prefeito, para vereança em Jaru, segundo informa o presidente do Diretório Municipal Zé Bento, a sigla terá chapa completa. Na lista já constam os nomes dos pré-candidatos Valdecir Orlandin, Ednaldo da Linha 617, Mirley, Zé Luquinha e Lucimar.
As patas do boi
As patas do boi vão dominando o cenário rondoniense e da Amazônia nos últimos anos. Já temos quase 12 milhões de cabeças e o rebanho do estado não para de crescer, tampouco as invasões aos parques nacionais e reservas indígenas cujas áreas depois da retirada da madeira acabam se transformando em pastos. Até quando?
Em Rolim de Moura
O Partido Verde avança em todo estado, na gestão do empresário Antenor da Sitaty, que ocupa a presidência regional da agremiação. A sigla tem pré-candidatos, desde Porto Velho até Rolim de Moura, com o empresário Dércio Adão Lira. E em Colorado do Oeste, o PV já desponta como franco favorito com Edinho da FM.
Arrancada cristã
O PSDC anuncia uma grande campanha de filiações em todo o Estado – já começou no Cone Sul – denominado "Arrancada 27" visando se reforçar para as eleições de outubro. De acordo com o presidente regional Edgar do Boi, a legenda se consolidou no Vale do Jamari e agora parte para ganhar força na região de Vilhena.
Frentão em Vilhena
O deputado estadual Luizinho Goebel (PV) informou ontem que não deverá ser candidato a prefeitura de Vilhena, já que foi eleito com votos de 13 municípios e consultadas suas bases, optou pela permanência na Assembléia Legislativa. No entanto disse que apoiará qualquer candidato contra o clã Donadon, seja Zé Rover, Vera Paixão, Júlio Olivar ou Elaine da Emater.
Do Cotidiano
O registro de patentes
A Organização Mundial da Propriedade Intelectual (Ompi) divulgou recentemente um novo relatório sobre o registro de patentes em nível mundial mostrando que desde 1995, quando começou a promover as análises, o número de patentes concedidas aumentou em média 3,6% ao ano. A lista de patentes concedidas em relação à população é liderada pelo Japão, seguido pela Coréia do Sul, Estados Unidos, Alemanha e Austrália.
Se o número de patentes concedidas aumenta em todo o mundo, o Brasil segue na corrente oposta: houve uma redução de 13,5% no número de patentes concedidas em 2005, em comparação com dados do ano anterior. Paradoxalmente, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), escritório que cuida da concessão de patentes no país, está entre os 20 escritórios que mais concedem patentes no mundo: 12º lugar. Ocorre que o número de patentes concedidas para não-residentes tem sido maior do que as patentes concedidas para residentes.
O relatório da Ompi aponta que o Brasil é o último colocado em relação a patentes obtidas em outros países, com cerca de mil – os Estados Unidos ficam em primeiro lugar, com cerca de 160 mil patentes. Segundo o relatório, "as patentes depositadas por países como Brasil, Índia, Israel e África do Sul aumentam fora de seus territórios – um sinal de crescente internacionalização e diversidade dos sistemas de patentes".
Um dado importante é a relação entre investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D) e o número de patentes concedidas para residente: cada um milhão de dólares investidos no Brasil em pesquisa para o desenvolvimento resulta em 0,29 patente. Outros países ditos emergentes revelam dados mais robustos. A Coréia do Sul e a China tiveram participação significativa no aumento dos depósitos de patentes em todo o mundo. Os escritórios chineses registraram um aumento de 42,1% no número de patentes.
Recentemente, em audiência pública sobre a Lei da Inovação Tecnológica e a Lei do Bem, o gerente-executivo da unidade de Competitividade Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Maurício Mendonça, considerou o ambiente de inovação brasileiro "pouco estimulante".
Os dados da Ompi precisam ser melhor digeridos, pois eles também servem de orientação para avaliar a quantas anda a situação da pesquisa em cada país. A Alemanha já sentiu o peso de ser atropelada pela China em registro de patentes e iniciou uma estratégia de apostar na invenção e na inovação, fatores que serão essenciais para a economia a longo prazo. O Brasil deveria fazer o mesmo.
Via Direta
*** O DEM lança chapa completa na disputa da Câmara de Vereadores em Ji-Paraná nas eleições de outubro *** O empresário Vanderlei da Copegi deve integrar a nominata *** O Distrito de Tarilândia chora as mágoas por não ter obtido a emancipação *** A mobilização volta em 2009 *** A soja se espraia pelo Cone Sul *** A leguminosa já é um dos itens mais importantes da pauta de exportação do estado. Fonte/(fotos Arquivo): Gentedeopinião - csperanca@enter-net.com.br
Léo Moraes tem desafios importantes pela frente, os vereadores estão famintos por secretarias
Preço e saborO apreciado escritor Roger Stankewski, guru dos melhores empresários brasileiros, cunhou a fórmula do melhor vendedor do mundo: “O clie
Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026
Prato de comidaA devastação das terras indígenas sempre foi um espinho cravado na consciência nacional. Os massacres de índios ao longo da história
Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios
O nome certoA palavra “revolução” tem sido usada sem muito critério. O golpe de Estado de 1964 foi assim considerado, até se desmoralizar por mau us
O presidente estadual do MDB Lucio Mosquini está sendo cobrado para deixar o partido
Olho na águaNinguém imagina que os pinguins das águas frias do Sul possam um dia se extinguir, apesar das notícias frequentes sobre mortes de seus b