Segunda-feira, 20 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 10/03/09




Lula lá e cá

Cercada de grande expectativa à visita do presidente Luis Inácio Lula da Silva nesta quinta-feira á Rondônia, servirá para impulsionar o nome da ministra Dilma Rusself, a ungida do presidente nas eleições presidenciais do ano que vem. Os tucanos, naturalmente vão monitorar tudo direitinho, para ver se Dilma “cola” como candidata nestas bandas.



Asas crescidas 

Uma coluna sem papas na língua 10/03/09 - Gente de OpiniãoExistem indícios claros que o ex-governador José Bianco, atual prefeito de Ji-Paraná está com as asas crescidas para entrar na disputa na sucessão de Ivo Cassol em 2010. E já pintam adesões significativas de várias regiões do estado. Mas mineiramente e dissimulado, Bianco ainda age como personagem da fábula da raposa e as uvas...



Macaco velho 

Uma coluna sem papas na língua 10/03/09 - Gente de OpiniãoMacaco velho na política rondoniense, o ex-prefeito de Jaru José Amauri (PMDB) que tem liderado o baixo clero na Assembléia Legislativa, tem se revelado um bom articulista. Prova disto foi conquistar uma vaga na Mesa Diretora, onde não era bem digerido pelos cardeais do parlamento estadual. Agora, todos têm que lhe engolir...



A fragmentação

A fragmentação de votos nos principais pólos regionais, nas eleições de 2006, mais as renuncias de parlamentares que se elegeram a prefeito ou foram indicados para assumir cargos no TCE, tem gerado casos curiosos na Assembléia Legislativa. Os municípios pequenos, por exemplo, têm aumentado à representatividade em nosso parlamento estadual. Casos Urupá com Edson Martins e de São Francisco, com o popular Lebrão.



Uma tendência

A ascensão de políticos de municípios menores já vem de algum tempo. Maurão de Carvalho, por exemplo, tem base na minúscula cidade de Ministro Andreazza. O próprio presidente da Assembléia Legislativa, Neodi Carlos, tem domicilio eleitoral em Machadinho do Oeste. Em 2006 Candeias do Jamari, com Garçon, elegeu representante à Câmara Federal.



Emagrecendo

Enquanto os pequenos municípios vão avançando e criando asas, as bancadas dos pólos regionais vão emagrecendo. Isso decorre da desunião política. Porto Velho, Ariquemes e Ji-Paraná tem padecido muito com a pulverização dos seus eleitorados, fato eu acaba beneficiando comunidades menores, mas melhor articuladas.



Penca de obras 

Uma coluna sem papas na língua 10/03/09 - Gente de OpiniãoPara compensar o mau início de 2009 – buracos, denuncias da oposição, reajuste dos coletivos - o prefeito Roberto Sobrinho lança um pacote de bondades neste mês de março, com inaugurações de praças, mercados e solenidades de entrega de escrituras para a população, etc. Ele tem uma penca de obras em andamento, é só escolher.



Olho nos Donadons

Os Donadons lançaram o nome do deputado federal Natan ao governo de Rondônia, via Michel Temer, criando um factóide, mas com os olhos voltados a indicação do seu nome a vice governador nas eleições de 2010. Com isso, o ex-prefeito Melki sairia candidato á Câmara Federal e o caçula Marcos Donadon, mais uma vez para a reeleição na Assembléia Legislativa.



Lista é grande

A articulação dos Donadons é boa mais difícil de emplacar. Caso o PMDB faça aliança com o PT (que tem o direito de cabeça de chapa), a ex-prefeita Sueli Aragão (Cacoal) e o atual prefeito Confúcio Moura (Ariquemes) teriam a primazia da indicação. Caso, o PMDB lance mão de uma candidatura própria o vice da composição virá de outra legenda, como forma de fortalecimento da coalizão.


Do Cotidiano

Os direitos sociais

Não bastassem as polêmicas que envolvem o projeto de reforma tributária no Congresso Nacional, as diferenças que ainda existem entre União, estado e municípios, eis que a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB acaba de pedir a suspensão da tramitação da proposta em Brasília. O presidente da entidade religiosa, o arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, afirma que o conteúdo da reforma resultará em perda de garantia der recursos necessários ao atendimento os direitos sociais básicos dos brasileiros. 

No entendimento da CNBB se a proposta constitucional for aprovada, quebrará salvaguardas constitucionais, acabando com a garantia de destinação exclusiva de recursos para a seguridade. Em nota a imprensa, a CNBB frisa que a proposta em tramitação transforma contribuições sociais em impostos, modificando a natureza das fontes de recursos atualmente assegurados pelo artigo 195 da Constituição Federal para o financiamento da seguridade social. 

Na avaliação dos bispos, a proposta já aprovada na Comissão Especial da Câmara dos Deputados afetará dirtetamente os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e 32 milhões de titulares de benefícios da Previdência Social, Assistência Social e Seguro Desemprego. 

A entidade acrescenta que na emenda, desaparecem a garantia de proteção aos pobres e de busca da igualdade. Os recursos das contribuições anteriormente destinados á seguridade social são remetidos á competição entre setores financeiros empresariais e políticos com peso e poder econômicos bem maiores que os dos credores preferenciais de todo sistema de proteção social no mundo moderno. 

As autoridades religiosas almejam que a reforma tributária tenha o sentido da justa distribuição de renda, minorando as desigualdades e venha resgatar os valores da solidariedade e os princípios de equidade social. A PEC 233/08 caminha no sentido oposto, inviabilizando o financiamento de direitos sociais. Por esta razão é inaceitável. 

O governo federal pretende aprovar a PEC da reforma tributária até julho. As discussões já começam na Câmara dos Deputados nesta semana, daí a importância do posicionamento da CNBB que fará um seminário sobre o assunto em parceria com a Confederação Nacional da Indústria –CNI no próximo mês de março.




Via Direta 

*** O presidente regional do PSB Mauro Nazif cumpriu roteiro de visitas na Zona da Mata no final de semana ***A senadora Fátima Cleide, pré-candidata do PT ao governoUma coluna sem papas na língua 10/03/09 - Gente de Opinião de Rondônia está otimista numa composição com o PMDB *** Ela acredita que toda a base governista do Planalto estará unida em 2010 *** O PSDB vai receber adesões de peso até junho *** Tudo referendado pelo Diretório Nacional. 

Fonte: Carlos Sperança / www.gentedeopiniao.com.br 
[email protected]

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 20 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porque Ivo teria eleito o tucano Hildon Chaves, como principal adversário?

Porque Ivo teria eleito o tucano Hildon Chaves, como principal adversário?

A lógica do oráculo  Com base na definição do caráter do desmatamento na Amazônia – resultado da relação entre fatores macroeconômicos, da governan

Existe ainda um clima de revolta entre os garimpeiros de Humaitá e Porto Velho

Existe ainda um clima de revolta entre os garimpeiros de Humaitá e Porto Velho

A maior riqueza A respeitada revista Forbes decidiu humilhar os homens mais ricos do mundo apresentando uma brasileira com uma riqueza bem maior qu

Ivo Cassol já começa a montar seu bloco para disputar o CPA Rio Madeira

Ivo Cassol já começa a montar seu bloco para disputar o CPA Rio Madeira

Evitar o piorÉ justo refletir sobre o que significa a notícia de que os pássaros do gênero Willisornis (conhecidos como rendadinhos ou formigueiros)

A coalizão que projeta a candidatura de Mariana Carvalho reúne adversários no mesmo palanque

A coalizão que projeta a candidatura de Mariana Carvalho reúne adversários no mesmo palanque

Desgraças previstasÉ um país só, mas imenso. Ao Norte e ao Sul invertem-se as situações de seca e inundações: quando o Norte seca, o Sul se afoga;

Gente de Opinião Segunda-feira, 20 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)