Sábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 08/04/10


 
Última pesquisa
Uma coluna sem papas na língua 08/04/10 - Gente de Opinião 

O Instituto Phoenix esta registrando pesquisa em 17 municípios relatando em quantos anda esse inicio de temporada. Na batalha da reeleição, o que se vê, é o governador João Cahulla, vitaminando sua campanha, crescendo mais três pontos. Mas para alçar segundo turno vai ter que melhorar sua performance em redutos importantes como Porto Velho e Ji-Paraná

 
Eleições 2010
 Uma coluna sem papas na língua 08/04/10 - Gente de Opinião

Pelas combinações regionalizadas, esta cada vez mais projetada a realização de eleições em dois turnos em Rondônia. Com mais tempo na peleja, Expedito Junior (PSDB) e Confúcio Moura (PMDB), largaram na frente e se as eleições fossem hoje estariam num já previsível segundo turno. No entanto, historicamente as eleições rondonienses têm reviravoltas.

 Máquinas em ação
 Uma coluna sem papas na língua 08/04/10 - Gente de Opinião

    Mais a frente o cenário das eleições poderá sofrer mudanças. As máquinas petista (com Eduardo Valverde) e cassolista (com João Cahulla) vão jogar pesado pra reverter esta situação. O cenário também muda de figura com a entrada do senador Acir Gurgacz (PDT) nas paradas, que em vista de tragédia familiar se viu obrigado. a reduzir sua caminhada pelo estado, priorizando, naturalmente confortar os familiares.

 
Escolhendo vice
 Uma coluna sem papas na língua 08/04/10 - Gente de Opinião

Enquanto aguarda uma decisão de Brasília que imponha acordo com o PT (indicando um vice), o pré-candidato do PMDB Confúcio Moura corta o estradão na esperança de ser campeão e já trabalha na escolha de um vice. Pelo que corre nos bastidores, Confúcio teve a sua primeira derrota para Valverde: o PC do B deve anunciar aliança com os petistas nas próximas semanas.

 
Blocos em guerra
 Uma coluna sem papas na língua 08/04/10 - Gente de Opinião

Com os dois grandes blocos políticos em guerra em Rondônia, que são a base aliada rachada entre Cahulla e Expedito e a dupla PT/PMDB em pé guerra, abre-se caminho para surgir um candidato ao governo estadual com discurso redondo, como uma terceira via. Quem será? Quem será?

 
Boatos fervendo
 Uma coluna sem papas na língua 08/04/10 - Gente de Opinião

Os boatos começam a fervilhar. Alguns se confirmam, outros desaparecem como fumaça, mas outros ficam, no ar, como é o caso da propalada dissolução do Diretório Regional do PR em Rondônia. Informações procedentes de Brasília davam conta de mudanças no partido presidido por Laerte Gomes, integrante da aliança de sustentação a pré-candidatura de Expedir Júnior.

 
Caça aos votos
 

GreveUma coluna sem papas na língua 08/04/10 - Gente de Opiniãos sindicais e invasões de áreas da periferia, acabaram se transformando em motes para os políticos alçarem vôo nas eleições 2010. Na luta por vagas a ALE, nas greves, foram impulsionados os petistas Claudir e Klosinski, nas invasões dos bairros, o vereador Padaria (PV) e o deputado Maciel (PSDB).

 
Surra e votos?
 Uma coluna sem papas na língua 08/04/10 - Gente de Opinião

A coisa é interessante e segue a matemática de Raquel Cândido nos idos 80: quando mais o político defensor do povo apanhar, mais votos poderá conseguir. Sendo assim o investimento eleitoral é muito bom e Padaria tenta virar mártir dos sem-teto como nos tempos do falecido Ernandes índio. A foto dele em camburão virou lucro!   

 
A luta pela moradia
 
Com aprovação do projeto de iniciativa popular, na Câmara Municipal de Porto Velho, com o propósito de desapropriar áreas de terras na periferia da capital para garantir direitos de posses dos sem-teto, o prefeito Roberto Sobrinho poderá dar um grande passo na solução das áreas conflitadas, casos das invasões ocorridas nas áreas da Cerâmica Porto Velho (estrada da Penal) e espólio do pioneiro Fouad Zacharias (na região do Alfhaville).
 

    

Do Cotidiano

 
Um mar de bitucas
 
No Brasil, há leis que pegam e as que não pegam. A lei que restringiu o cigarro nos pontos de encontro foi construída com uma boa engenharia legal, obrigando os comerciantes a cumprir a lei para não amargar sérias consequências. Por isso, e também contando com a compreensão dos fumantes inveterados de que eles não têm o direito de prejudicar as pessoas que não fumam, a lei pegou. Mas, como tudo o que se refere os hábitos humanos amplamente disseminados, não deixou de provocar novas consequências.
A engenharia legal da lei antifumo não previu que o fumante, jogado literalmente na rua, deixaria de colocar as cinzas, as bitucas e pontas de filtro de seus cigarros em cinzeiros apropriados, passando a jogar tudo nas ruas, de onde vão para o meio-fio e com a chuva escorrem para as bocas-de-lobo.
Sendo um hábito pouco saudável, mas socialmente aceito, já que o uso do tabaco é legal no País e contribui com uma ampla arrecadação de impostos, a lei antifumo apenas restringe seu uso em determinados locais, sem qualquer influência sobre a dependência química que acompanha o hábito ou seu tratamento. O fumante é jogado na rua, sem que se lhe seja oferecido o encaminhamento a instituições e programas de controle ou combate às causas do tabagismo.
Assim, o fumante é constrangido a mudar o local em que vai dar suas baforadas, mas a lei não previu que, por esse local ser a via pública, cinzas e bitucas – especialmente estas – vão das calçadas para as sarjetas, e, com as enxurradas, vão acabar nos cursos d’água.
Caça às bitucas − Quando se trata de comerciantes mais zelosos, mesmo sabendo que as calçadas são de responsabilidade da Prefeitura, eles até tentam agir antes de uma tromba d’água, determinando aos empregados encarregados da limpeza do estabelecimento para varrer as calçadas e recolher as bitucas.
Mais consciente, no entanto, precisa ser o fumante, que é o responsável por atirar as bitucas a esmo, e a Prefeitura, à qual cabe zelar pela conservação das vias públicas, das quais as bocas-de-lobo fazem parte.
O centro da campanha antifumo deve se concentrar na exposição dos malefícios do cigarro, que contém cerca de 4.720 substâncias tóxicas, sendo uma delas, a nicotina, responsável pela dependência.
De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde, o tabagismo é o responsável por cerca de 30% das mortes por câncer em geral, 90% das mortes por câncer do pulmão, 25% das mortes por doença coronariana, 85% das mortes por doença pulmonar obstrutiva crônica e 25% das mortes por derrame cerebral.
 

Via Direta
Uma coluna sem papas na língua 08/04/10 - Gente de Opinião 
*** Mesmo com a reabertura das negociações com o governador João Cahulla o Sintero manteve o estado de greve ontem em Porto Velho *** Os familiares dos alunos começam a reclamar de tanta demora para a volta dos professores as salas de aulas *** Surgiu mais um nome cotado para ser vice de Expedito nas eleições de outubro: o ex-deputado federal Miguel de Souza.

Fonte: Carlos Sperança

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs Donadon, Amorim e dos Muletas se preparam para mais uma eleição

Os clãs Donadon, Amorim e dos Muletas se preparam para mais uma eleição

Dinheiro acalma Padre Antônio Vieira, em famoso sermão, dizia que o dinheiro “é o nervo dos exércitos e das repúblicas”. O presidente francês, Emma

Porto Velho tem a possibilidade de eleger pela primeira vez uma mulher no Paço Municipal

Porto Velho tem a possibilidade de eleger pela primeira vez uma mulher no Paço Municipal

O custo de morarO jornal britânico The Economist, uma das publicações mais respeitáveis do mundo, fez um forte alerta sobre a piora do clima causad

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Gigantes e anõesHá pouco, por orientação da bióloga Ednair Nascimento, da Unir, foi identificada por paleontólogos uma espécie de tartaruga gigante

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

Acelerando contra o crimeSe picar é uma necessidade para as cobras e rugir é próprio das feras, resolver problemas é uma obrigação para os seres hu

Gente de Opinião Sábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)