Domingo, 26 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 05/08/09




Chuva de adesões 

Uma coluna sem papas na língua 05/08/09 - Gente de OpiniãoO PSDC esta recebendo uma verdadeira chuva de adesões em todo estado com a possibilidade do presidente da Assembléia Legislativa Neodi Carlos assumir o governo de Rondônia com a cassação do governador Ivo Cassol. Os dirigentes cristãos já falam em grande crescimento para as eleições de 2010.



Adesões pepistas

Uma coluna sem papas na língua 05/08/09 - Gente de OpiniãoEntre as adesões recentes, os cristãos contabilizam o ingresso do ex-presidente regional do PP, Agnaldo Muniz, que já foi deputado federal e deverá postular um vaga na Câmara dos Deputados no ano que vem. Com Muniz, ingressaram no PSDC outros filiados do PP que se sentiram prejudicados perante o novo comando.



Penca de candidatos

Uma coluna sem papas na língua 05/08/09 - Gente de OpiniãoO Palácio Presidente Vargas anda volúvel com relação ao eventual substituto do governador Ivo Cassol, caso se confirme à cassação do seu mandato nas próximas semanas. Além de Neodi Carlos, o ungido inicial, entrou na parada o secretário da Fazenda José Genaro. Tem outros interessados na parada que estão trabalhando numa hipotética eleição indireta pelo Poder Legislativo.



Mais turbulências

Os últimos dias foram de turbulências, com os tradicionais fechamentos de rodovias, como forma de protesto, pelas mais diferentes razões. Em Montenegro, no Vale do Jamari, em virtude da explosão da criminalidade, na Ponta do Abunã, na altura de Extrema, pela emancipação da região que foi conflitada com o Acre nos anos 80.



Outra realidade

Nos municípios do Vale do Jamari, em vista do anuncio de mi lhões de recursos através de emendas parlamentares por parte do senador Valdir Raupp, está sendo confrontado no papel às melhorias levadas pela administração estadual com o que foi anunciado pelo senador embrômaichan. Com Cassol, nem dá pra comparar, porque a diferença é enorme.



Mais ações

Então vamos comparar com as ações de Raupp, com as do deputado estadual Tiziu Jidaias (PP), que levou mais equipamentos para os colonos que o senador na região. Das emendas anunciadas por Raupp, poucas acabaram chegando às prefeituras municipais e aos colonos. Quem sabe tenha mais ações do que o deputado Jair Miotto, de Montenegro....



Ficou difícil

Uma coluna sem papas na língua 05/08/09 - Gente de OpiniãoE o governador Ivo Cassol pode tirar seu cavalo da chuva. Dificilmente vai emplacar mais de uma dúzia de deputados estaduais, como fez nas eleições passadas. O PMDB vem aí com uma nominata de arrebentar a boca do balão e o PT, não fica atrás. E o PDT, com novos reforços de ex-prefeitos e ex-deputados – também não vai fazer feio. A oposição melhorou na estratégia.



Crise municipalista

Mesmo com ajuda da União com recursos na ordem de R$ 1 bilhão para compensar isenções tributárias, agrava-se a crise municipalista. Os recursos não estão cobrindo nos municípios, a queda de receita no Fundo de Participação-FPM, conforme estima o dirigente François Bremaeker, da Ong Transparência municipal.



A inadimplência

De acordo com o presidente da Confederação Nacional de Municípios–CNM, Paulo Ziulkoski, os repasses de FPM vinham crescendo há seis anos. Mas agora, no entanto, os municípios enfrentam uma redução de ISS e até de IPTU, devido ao aumento na inadimplência, segundo foi levantado em algumas capitais brasileiras.



Diáspora no PTB

Uma coluna sem papas na língua 05/08/09 - Gente de OpiniãoOs petebistas estão em fuga em massa do PTB. Ocorre que o partido se transformou na legenda dos sanguessugas e ninguém quer esta marca na testa para enfrentar as eleições de 2010. Com isso, o presidente regional Nilton “sanguessuga” Capixaba, homem de confiança do Palácio Presidente Vargas, vai ter dificuldades de emplacar sua candidatura á Câmara Federal.

 

Do Cotidiano

Penitenciárias apinhadas

Uma coluna sem papas na língua 05/08/09 - Gente de OpiniãoEnquanto o envolvimento de jovens vai aumentando ano a ano na criminalidade, prossegue a polêmica as reações contrárias de órgãos e entidades assistenciais a proposta que tramita no Congresso Nacional que versa sobre a redução da maioridade Penal. O projeto busca se transformar numa resposta a sociedade aos altos níveis de criminalidade praticados pelos menores de 18 anos, na incidência de assaltos, homicídios, latrocínios e, sobretudo o tráfico de drogas que se espraia até para a zona rural.
O presidente da Comissão Episcopal para Serviço da Caridade, Justiça e Paz da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil –CBBB, Dom Pedro Luiz Stringhini, em documento ao Congresso Nacional pede aos legisladores que não reduzam a maioridade penal e que os menores de 18 anos sejam reeducados e recebam a correção necessária em ambientes próprios.
Tratando-se de Brasil, o pedido de educar alguém em “ambiente próprio” pode ser considerado um delírio. Cada vez mais as penitenciárias brasileiras estão apinhadas de presidiários, a maioria recém egressa da adolescência e o governo brasileiro e as administrações estaduais não tem tido competência para resolver os problemas, nem de crianças, tampouco de adolescentes e adultos.
Como alternativa a redução da maioria penal, a CNBB aponta a adoção de medidas sociais educativas e políticas públicas para apoio aos menores e suas famílias, As autoridades religiosas também pedem muita atenção e vigor para a problemática do tráfico de drogas e seus responsáveis, um problema maior, porque pé pelo tráfico de drogas que grande parte desses menores é aliciada.
O bispo Pedro Luiz explica que a entidade pede medidas preventivas, não punitivas. Ele citou como exemplo bem sucedido a reformulação do sistema, a antiga Fundação Estadual do Bem Estar do Menor (FEBEM), no Estado de São Paulo, agora chamada de Fundação Casa. A igreja participa da reformulação que vem trazendo bons resultados. Cita que é só lembrar que há alguns anos não tem havido tantas rebeliões como na antiga FEBEM e isso decorre graças as mudanças no sistema. 


Via Direta

Uma coluna sem papas na língua 05/08/09 - Gente de Opinião*** O presidente regional do PSDC Edgar do Boi esteve reunido ontem com o presidente da ALE Neodi Oliveira *** Na pauta, dos cristãos estava à realização de um grande encontro no final do mês na região central do estado *** O ex-governador José Bianco começa acelerar o passo do DEM em vista das eleições de 2010 *** Já está em ritmo de candidato ao governo do estado*** Destacando a matéria “os bandidos estão nas ruas”, a edição de agosto da revista Momento já circula em RO, AC e AM ***
 

Fonte: Carlos Sperança  / [email protected] 
www.gentedeopiniao.com.br - http://www.opiniaotv.com.br/  - 
http://twitter.com/opiniaotv  - http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/ 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 26 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A mídia cassolista projeta eleger muitos prefeitos e vereadores

A mídia cassolista projeta eleger muitos prefeitos e vereadores

Pajelança espacialParece um enredo de filme: recolher as plantas que os pajés amazônicos mais usam em suas curas e rituais e aplicar os princípios

Vereadores de Porto Velho omissos na fiscalização do Poder Executivo e mal afamados vão tentar a reeleição

Vereadores de Porto Velho omissos na fiscalização do Poder Executivo e mal afamados vão tentar a reeleição

O conceito do multiversoSó aceito pela ficção, o conceito de multiverso supõe que além do universo em que estamos existem outros, paralelos, nos qu

A Federação Brasil Esperança, espera definir o candidato a vice da sua pré-candidata Fatima Cleide

A Federação Brasil Esperança, espera definir o candidato a vice da sua pré-candidata Fatima Cleide

Longo alcancePrimeira lei da dialética, a expressão “tudo se relaciona” encontrou nas tragédias do Rio Grande do Sul uma comprovação clara. O climat

Porque Ivo teria eleito o tucano Hildon Chaves, como principal adversário?

Porque Ivo teria eleito o tucano Hildon Chaves, como principal adversário?

A lógica do oráculo  Com base na definição do caráter do desmatamento na Amazônia – resultado da relação entre fatores macroeconômicos, da governan

Gente de Opinião Domingo, 26 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)