Terça-feira, 4 de agosto de 2009 - 05h48
Voltando a ribalta
Na busca de reabilitação política e apostando na fraca memória do eleitorado rondoniense, deputados estaduais e federais que foram punidos nas urnas nas eleições passadas estão de volta ao cenário político já com vistas as eleições do ano que vem. Parlamentares sanguessugas, deputados propineiros e “laranjeiros” já estão a espreita.
Coisa de louco!
Impressiona o montante de recursos que afirma o senador Valdir Raupp (PMDB) ter carreado para Rondônia nos últimos anos, via emendas parlamentares. Seria bom ele também discriminar o que realmente foi liberado de fato. Tanto o governador Ivo Cassol como vários prefeitos tem se queixado que muitas emendas acabam se transformando em brisa...
Poder feminino
As mulheres ameaçam a conquista da sua maior bancada na Assembléia Legislativa de todos os tempos no pleito de 2010. Seja na capital, com as vereadoras Mariana Carvalho, ou com a vermelhinha Elis, ou no interior com as ex-prefeitas Milene Mota (Rolim de Moura), Inês Zanol (Pimenta Bueno), Lucia Tereza (Espigão do Oeste), Sueli Aragão (Cacoal), Nega Cassol (Alta Floresta), o bicho esta pegando.
Nomes fortes
Na verdade, pela primeira vez depois de uma década as mulheres exibem musculatura para melhorar sua representação. O PT teve candidatas bem votadas as prefeituras, as Sônias de Jaru e Ouro Preto, e também em P. Médici e Colorado do Oeste, todas em condições de pleitear vagas na ALE. Temos ainda Glaucioni Néri (PSDC-cacoal), Ana da Oito (PV-Nova Mamoré), etc.
Origem humilde
O Estado de Rondônia realmente foi um eldorado para os migrantes. Políticos de ponta hoje no cenário regional tiveram um passado humilde: O governador Ivo Cassol foi caminhoneiro e transportava bananas para Manaus; o prefeito Confúcio Moura foi papa-defuntos em Goiás; Divino Cardoso, um camelô, Ernandes Amorim, empregado doméstico e assim por diante.
A nova geração
Mas a nova geração de políticos que esta chegando, seja de migrantes ou de filhos de migrantes, já desfruta de uma situação mais propícia para exercer as atividades na política: existem desde médicos, engenheiros, advogados, comunicadores, até herdeiros abastados, donos de faculdades, como é o caso de Porto Velho ou de empresários ascendentes como Tziu Jidaias de Ariquemes.
A força petista
Com uma senadora, dois deputados federais, quatro estaduais e prefeitos eleitos nos dois dos três maiores colégios eleitorais do estado, o PT encara com otimismo a conquista do Palácio Presidente Vargas no ano que vem. Não pode ser diferente: a legenda esta em ascensão em Rondônia desde 2002 com a onda da estrela vermelha que elegeu Fátima Cleide e dois deputados federais.
Mais conquistas
Com as obras do PAC, a imagem de Lula, a boa performance do prefeito Roberto Sobrinho na capital, os petistas querem emplacar o novo governo(a), um senador(a), três federais e seis deputados estaduais em 2010. O próprio comando regional esta empolgado com a força da agremiação nos principais colégios eleitorais do estado sinalizando para candidatura própria ao governo no ano que vem.
Caravana do PMDB
Como nos velhos tempos de Tancredo e Ulysses, o PMDB promove caravanas para promover seus pré-candidatos ao governo do estado. No final de semana a mobilização aconteceu nos municípios do Vale do Jamari, território de caça aos votos do prefeito der Ariquemes Confúcio Moura.
![]() |
Via Direta
*** Destacando a matéria “os bandidos estão nas ruas”, a edição de agosto da revista Momento já circula em RO, AC e AM *** Com o fim do recesso as coisas voltam a esquentar no Congresso para o afastamento ou renuncia do senador José Sarney *** Na primeira audiência pública na volta aos trabalhos legislativos a ALE-RO vai discutir a coleta seletiva de lixo.
Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
www.gentedeopiniao.com.br - www.opiniaotv.com.br - http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/index.php - http://twitter.com/opiniaotv
O clã Rocha vem com tudo para as eleições de 2026
O Brasil mudouUm dos brasileiros mais respeitados em todo o mundo, o cacique Raoni disse em entrevista à imprensa internacional que vai pedir ao pr
Léo Moraes tem desafios importantes pela frente, os vereadores estão famintos por secretarias
Preço e saborO apreciado escritor Roger Stankewski, guru dos melhores empresários brasileiros, cunhou a fórmula do melhor vendedor do mundo: “O clie
Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026
Prato de comidaA devastação das terras indígenas sempre foi um espinho cravado na consciência nacional. Os massacres de índios ao longo da história
Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios
O nome certoA palavra “revolução” tem sido usada sem muito critério. O golpe de Estado de 1964 foi assim considerado, até se desmoralizar por mau us