Domingo, 26 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 01/08/09


Uma coluna sem papas na língua 01/08/09 - Gente de Opinião


Ameaça de racha

O PMDB de Rondônia esta ameaçado de rachar pelo meio com insatisfações que vão desde Porto Velho, onde seu presidente municipal, Fernando Prado foi traído pelo comando estadual (leiam casal Raupp) em plena convenção das eleições de 2008, á Vilhena onde os Donadons já não escondem que temem perder espaço no partido por conta das maquinações raupistas. 



Com língua dupla

Não é a toa que lideranças regionais do PMDB estão de cabelos em pé com o senador Valdir Raupp. Em Porto Velho, ele defende aliança com o PT, quando vai a Ariquemes fala que o pré-candidato do partido Confúcio Moura precisa ser fortalecido. Em qual dos discursos, a base pode acreditar? No Raupp adesista ao PT, ou no Raupp que se dispõe a apoiar a candidatura própria do partido?



Eleições 2010

Para afinar o discurso, o Diretório Nacional do PT queria que os comandos regionais só abrissem as discussões em torno das eleições de 2010 a partir de outubro. Mas em vários estados a questão sucessória já começou a ser tratada, como no Rio Grande do Sul, onde o ministro Tarso Genro botou o bloco na rua fato que deve pode prejudicar acordo com o PMDB.



Segurança pública

A participação do governador Ivo Cassol na conferencia estadual de segurança pública, realizada no auditório da Universidade São Lucas foi convincente. Admitiu com humildade que trata-se de uma área difícil de lidar, com coerência sustentou a necessidade de uma atuação conjunta de todas as esferas (União, estado e municípiUma coluna sem papas na língua 01/08/09 - Gente de Opiniãoos) e ao final relatou os investimentos do seu governo.



Equação difícil

A questão de segurança pública em Rondônia é realmente uma situação difícil de resolver sem que as autoridades se unam. Mais de 70 por cento da incidência da criminalidade local advém do tráfico internacional de drogas, que deveria ser combatida com maior rigor na nossa fronteira, ou seja, pelo Ministério da Defesa, através da Polícia Federal, coisa que é de responsabilidade da União.



Guarda Municipal

Já, a Guarda Municipal, que poderia ser criada pela prefeitura da capital para zelar pelo patrimônio público (praças, logradouros etc) e funcionar como linha auxiliar da área de segurança, na patrulha escolar, ao redor dos estabelecimentos de ensino, infelizmente têm o veto do prefeito Roberto Sobrinho. Ele acha que a medida não resolveria nada.



Sondagens regionais

Nas primeiras sondagens regionais, o que se vê, é para os atuais deputados estaduais e federais, ficarem de cabelos em pé em Rondônia. Se fala muito em renovação, renovação, renovação. Nas últimas eleições da ALE, a poda foi mais de 70 por cento. Na Câmara Municipal de Porto Velho, em 2008, maior ainda. A tendência é de aposentadoria para muita gente boa. Salve-se quem puder!



Em Rondônia 

Uma coluna sem papas na língua 01/08/09 - Gente de OpiniãoEm Rondônia, o Diretório Municipal do PT abre as discussões em torno das eleições do ano que vem com reunião, hoje, em Porto Velho. Em pauta a questão de nominata para a Assembléia Legislativa. Na capital os petistas têm excesso de candidatos e obter uma indicação para a chapa do partido será quase um vestibular.



Audiência pública

Numa iniciativa elogiável, o deputado estadual Tiziu Jidaias (PP-Ariquemes) convocou audiência pública para a próxima quarta-feira visando tratar da coleta seletiva do lixo nos municípios rondonienses. Colocar esta inovação regional para funcionar, no entanto, não vai ser fácil: até em bairros habitados pela classe média alta da capital a coisa não tem funcionado.



Do Cotidiano

Os dias de glória

O velho e tão condenado tabaco terá dias de glória. Os cientistas que avançam no combate à aids descobriram que ele pode se tornar um grande aliado no combate ao terrível vírus que destrói as imunidades do organismo humano e o deixa suscetível às mais diversas enfermidades. 

À primeira vista, os fumantes inveterados podem acreditar que se trata de fumar para evitar o HIV, mas não é nada disso. Fumar continua sendo danoso à saúde humana. O que os cientistas descobriram é que um dos fatores patogênicos do tabaco é útil também para danar a saúde do vírus. 

Já se sabe há algum tempo que uma substância batizada de griffithsina (mais conhecida pela sigla GRFT), produzida naturalmente por algas vermelhas, age como um eficiente inibidor contra o vírus da Aids. Em contato com o HIV, ele quase imediatamente desativa a capacidade do vírus de contaminar células humanas. Ele é, portanto, uma substância candidata a compor um gel que, aplicado na mucosa vaginal ou anal, poderia prevenir a infecção. 

No entanto, a produção dessa substância atualmente é complicadíssima e cara demais. Muito mais cara do que simplesmente adotar a medida convencional mais barata de prevenção contra o HIV, que é o uso de camisinha. A saída foi partir para a pesquisa de modo a encontrar um produto similar obtido mais facilmente e a custos menores. 

Kenneth Palmer, da Universidade Louisville (EUA), está usando um vírus para alterar geneticamente plantas da espécie Nicotiana Benthamiana (vegetal herbáceo originário da Austrália, rico em nicotina e outros alcalóides), que passaram a produzir a griffithsina em copiosas quantidades – mais de 1 grama por quilo de folhas da planta. 

Se os resultados de sua pesquisa se confirmarem, vão permitir a formação de um gel eficaz para combater a epidemia de HIV, que segue galopante na África e aumenta sua agressividade na Ásia, além de afetar seriamente boa parte do Ocidente industrializado. 

“Exigências para microbicidas eficazes anti-HIV incluem potência, atividade de espectro amplo contra as cepas mais proeminentes do vírus, seletividade para alvos celulares hospedeiros e virais, prevenção na transmissão do HIV de célula a célula, estabilidade tanto em trânsito como in vivo, biodisponibilidade em mucosas-alvo nenhuma toxicidadade para as superfícies das mucosas, e finalmente a habilidade de ser produzida em grandes quantidades com custo mínimo”, afirma o cientista em seu relatório.




Via Direta 

Uma coluna sem papas na língua 01/08/09 - Gente de Opinião***O julgamento do governador Ivo Cassol e de mais três governadores acabou adiado, possivelmente para o final de agosto *** Pelo menos eles podem respirar mais uns dias aliviados, sem pesadelos com o patíbulo *** O PSDC marcou para o final deste mês o encontro estadual em Ji-Paraná *** No encontro, os cristãos vão definir a nominata de postulantes a ALE. 

Fonte: www.gentedeopiniao.com.br  / www.opiniaotv.com.br  / http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/  http://twitter.com/opiniaotv
[email protected] 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 26 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A mídia cassolista projeta eleger muitos prefeitos e vereadores

A mídia cassolista projeta eleger muitos prefeitos e vereadores

Pajelança espacialParece um enredo de filme: recolher as plantas que os pajés amazônicos mais usam em suas curas e rituais e aplicar os princípios

Vereadores de Porto Velho omissos na fiscalização do Poder Executivo e mal afamados vão tentar a reeleição

Vereadores de Porto Velho omissos na fiscalização do Poder Executivo e mal afamados vão tentar a reeleição

O conceito do multiversoSó aceito pela ficção, o conceito de multiverso supõe que além do universo em que estamos existem outros, paralelos, nos qu

A Federação Brasil Esperança, espera definir o candidato a vice da sua pré-candidata Fatima Cleide

A Federação Brasil Esperança, espera definir o candidato a vice da sua pré-candidata Fatima Cleide

Longo alcancePrimeira lei da dialética, a expressão “tudo se relaciona” encontrou nas tragédias do Rio Grande do Sul uma comprovação clara. O climat

Porque Ivo teria eleito o tucano Hildon Chaves, como principal adversário?

Porque Ivo teria eleito o tucano Hildon Chaves, como principal adversário?

A lógica do oráculo  Com base na definição do caráter do desmatamento na Amazônia – resultado da relação entre fatores macroeconômicos, da governan

Gente de Opinião Domingo, 26 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)