Sexta-feira, 23 de dezembro de 2016 - 05h01
Sistema penitenciário
Em pane em todo território nacional – e em Rondônia para piorar tudo os agentes estão em greve - o sistema penitenciário brasileiro carece de recursos urgentes para reduzir o enorme déficit de vagas nos presídios estimado hoje em torno de 249 mil vagas. Um verdadeiro barril de pólvora prestes a explodir no País, uma bomba com efeito retardado.
Para minimizar o problema, uma medida provisória tornou obrigatória a transferência de recursos para o sistema penitenciário e a autorização tramita no Congresso Nacional aprovando a transferência direta de recursos financeiros para o Fundo Penitenciário Nacional, aos fundos dos estados e ao Distrito Federal. A MP foi editada pelo presidente Michel Temer e tem como objetivo modernizar e aprimorar o sistema penitenciário brasileiro.
A situação é alarmante, pois o contingente encarcerado no Brasil cresceu 78 por cento nos últimos anos e atingiu uma população de 622 mil detentos. Em Rondônia a situação é de caos nos presídios.
As contrapartidas
Os estados que quiserem ter acesso a liberação de recursos e novos empréstimos da União no ano que vem terão que fazer o dever de casa, cortando custos ajustando as contas, além da exigência da elevação da alíquota de desconto da Previdência. Em Rondônia já foi aprovado o aumento da previdência de forma escalonada até 2018.
É para esquecer
A atual legislatura da Câmara de Vereadores de Porto Velho é para esquecer mesmo. Pelo menos cinco vereadores foram presos, a prática de chantagens (até os pedidos de impeachments funcionavam para chantagens), e uma gestão da mesa diretora perniciosa, com farra de diárias e o presidente Jurandir Bengala só pensando no próprio umbigo.
A Usina de Tabajara
O município de Machadinho do Oeste, no Vale do Jamari, deverá receber mais uma onda de progresso com a construção da Usina Hidrelétrica de Tabajara. Os trabalhadores da construção civil em Porto Velho já estão alvoroçados por conta de boatos dando conta das primeiras contratações para a obra e já estão conferindo se a coisa é pra valer.
A saída de Lasier
Só neste ano o PDT perdeu três senadores e o caso mais recente foi do gaucho Lasier Martins, que foi comentarista esportivo no Rio Grande amado. Em fevereiro a legenda já tinha perdido dois representantes, entre eles Cristovam Buarque, um baita destaque no Congresso. Há quem diga que no ano que vem mais um senador deixará o socialismo moreno.
Os prejuízos
Os escândalos políticos e a rapinagem ao erário têm causado grandes prejuízos para Rondônia e afastado os investidores. É o caso de Vilhena, com o prefeito Zé Rover e o presidente da Câmara de Vereadores Junior Donadon ainda esstão presos. O município acabou perdendo a instalação de uma grande loja da Havan e possivelmente outras empresas que eram chantageadas pelos políticos locais.
Via Direta
*** Com vários municípios enrascados em dívidas, centenas de servidores correm o risco de não receber o décimo terceiro salário nesta temporada em Rondônia ***Trocando de saco para mala: Impressiona o numero de ex-vereadores, ex-prefeitos e ex-deputados estaduais presos em Rondônia ***
E não há indicativos de que o panorama seja alterado nos próximos anos. É coisa de louco!
O clã Rocha vem com tudo para as eleições de 2026
O Brasil mudouUm dos brasileiros mais respeitados em todo o mundo, o cacique Raoni disse em entrevista à imprensa internacional que vai pedir ao pr
Léo Moraes tem desafios importantes pela frente, os vereadores estão famintos por secretarias
Preço e saborO apreciado escritor Roger Stankewski, guru dos melhores empresários brasileiros, cunhou a fórmula do melhor vendedor do mundo: “O clie
Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026
Prato de comidaA devastação das terras indígenas sempre foi um espinho cravado na consciência nacional. Os massacres de índios ao longo da história
Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios
O nome certoA palavra “revolução” tem sido usada sem muito critério. O golpe de Estado de 1964 foi assim considerado, até se desmoralizar por mau us