Quinta-feira, 17 de dezembro de 2015 - 09h29
O efeito contrário
A conclusão de recente pesquisa de doutorado a respeito da superlotação das penitenciárias brasileiras é que a Lei das Drogas tem sido a principal responsável pelo aumento geométrico da população carcerária. Se, em São Paulo, aonde foi desenvolvido o trabalho, chegou-se a tal entendimento, pode-se imaginar a influência da Lei promulgada ainda em 2006, nos presídios de Porto Velho, Rio Branco e Manaus, cidades atoladas com o narcotráfico.
O fato é que a Lei que era destinada para que os traficantes tivessem punições intensificadas e os usuários fossem encaminhados não a prisão, mas ao sistema de saúde, tem surtido efeito contrário, superlotando as penitenciárias.
Não bastasse o fato de a população prisional brasileira ter aumentado em 77 por cento entre 2005 (antes de a lei ser implementada) e 2013, o sociólogo Marcelo da Silva Campos,autor do trabalho, ainda descobriu que em São Paulo uma pessoa flagrada portando drogas tinha quatro vezes mais probabilidade de ser incriminada por tráfico do que notificado pelo uso. Coisa de louco!
Pacote de maldades
Comparado com os pacotes de maldades adotados por nove governadores, cujos pacotes fiscais foram de lascar os contribuintes, o de Rondônia acabou virando fichinha. O ICMS vai aumentar apenas meio por cento e o reajuste do IPVA foi arquivado na Assembléia Legislativa, depois de marchas e contramarchas entre os deputados estaduais e o governo do Estado.
Mago Merlim
No episódio do pacote fiscal rondoniense, o governador Confúcio Moura ficou mais para o bondoso Mago Merlin do que para bruxos malvados como o satânico Dr. No ou o professor Silvana e ele pode, enfim, passar o Natal e Ano Novo sem ninguém falar mal da sua santa mãezinha. Que estrela a do carequinha! Escapou de impeachment, de cassação e agora de desgastes do pacotão. Bom para sua campanha ao Senado em 2018.
Bancada a jato!
Conforme o site da ONG Congresso em Foco, metade dos oito deputados federais de Rondônia está na mira do STF pelos mais diversos crimes. Desde a década de 80 nosso estado não tinha tanto parlamentar enrolado, ainda mais com a situação dos senadores Ivo Cassol (PP-RO) já condenado e prestes a se hospedar na Papuda e Valdir Raupp (PMDB-RO) enguiçado com a Lava Jato.
Estaca zero
A crise no setor de transportes coletivos não acaba e se arrasta nos tribunais, com idas e voltas, e quem esta se lascando são os cerca de 120 mil usuários de Porto Velho. A última decisão do Tribuna de Contas impede que o novo consórcio assuma, e de outro lado o antigo consórcio está com as pernas quebradas já que não teve aumento nas tarifas nos últimos quatro anos. Que lambança da prefeitura de Porto Velho!
Terra de lambão
Depois dizem que só o prefeito Mauro Nazif é lambão. O que dizer, então, do chefe da Casa Civil Emerson Castro, que falou na Assembléia Legislativa não ter conhecimento de um projeto de lei enviado aquela casa de leis que extinguia a licença prêmio dos servidores estaduais? Que casa da mãe Joana deve ser esta Casa Civil! Casa de Irene! Mas então quem mandou o projeto para o Poder Legislativo? Um ET?
Via Direta
*** A Assembléia Legislativa de Rondônia anuncia uma CPI para investigar os cartéis dos frigoríficos, o que é uma boa iniciativa *** Mas que não faça como a audiência das usinas que foi convocada, não foi realizada e nem satisfação foi dada a população *** E quem quiser se queixar agora sobre os perigos das barragens em Rondônia que procure a Assembléia Legislativa do Amazonas *** Lá as audiências sobre os riscos das barragens do Rio Madeira já foram realizadas e as denuncias foram levadas ao Ministério Público Federal.
Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Marcos Rocha é favorito na composição de chapas ao Senado
A bandeira das TRsNossa bandeira jamais será vermelha, sem dúvida, mas “Brasil” significa madeira avermelhada, da cor da brasa. A ibirapiranga é só

A candidatura de Expedito Neto pelo PT não colou
Peixões na redeQuando for contada no futuro a história da polarização Lula x Bolsonaro, uma das conclusões será que apesar de seus adeptos se vigia

Jogos de cena protagonizados pelo governador Marcos Rocha foram desvendados
Olhar e verSe o conselho de olhar para os lírios do campo ensina que a natureza tem regras permanentes, olhar para as borboletas pode ensinar como a

Rondônia lascada, a grande jogada e como entender?
Haverá retorno?As profecias sobre o fim do mundo que se avolumaram no final do século XX tinham um defeito elementar: datas previstas. Menos exato,
Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)