Quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Reajuste da tarifa ? Por Carlos Sperança


O déficit de vagas

Em pane em todo território nacional – e em Rondônia o quadro é lastimável - o sistema penitenciário brasileiro carece de recursos urgentes para reduzir o enorme déficit de vagas nos presídios Reajuste da tarifa ?  Por Carlos Sperança - Gente de Opiniãoestimado hoje em torno de 250 mil vagas no país. Trata-se de um verdadeiro barril de pólvora, novamente prestes a explodir no País, como uma bomba com efeito retardado.

Para minimizar o problema, uma medida provisória tornou obrigatória a transferência de recursos para o sistema penitenciário e a autorização tramitou no Congresso Nacional aprovando a transferência direta de recursos financeiros para o Fundo Penitenciário Nacional, aos fundos dos estados e ao Distrito Federal. A MP foi editada pelo presidente Michel Temer e tem como objetivo modernizar e aprimorar o sistema penitenciário brasileiro.

A situação é alarmante, pois o contingente encarcerado no Brasil cresceu 78 por cento nos últimos anos e atingiu uma população de mais de 622 mil detentos. Rondônia enfrenta há duas décadas o problema de superpopulação nas penitenciárias. 


 


A dragagem

Ao custo de R$ 70 milhões, Rondônia e o Amazonas serão os principais estados beneficiados pela dragagem do Rio Madeira, tornando o rio assim na época da estiagem 90 por cento de navegável em toda a extensão na hidrovia. Adiada desde 2014, época da enchente histórica, o contingenciamento de recursos da União ainda pode ser um obstáculo para a obra.

Lados opostos

Reajuste da tarifa ?  Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

A implantação do projeto de esgotamento sanitário e a construção do novo terminal rodoviário de Porto Velho estão colocando em lados opostos o governador Confúcio Moura (PMDB) e o prefeito da capital Hildon Chaves (PSDB). O alcaide ambiciona assumir as obras que seriam a marca da sua administração, mas o governo não alivia, mesmo porque já está tocando os referidos projetos.

Entrando no jogo

Reajuste da tarifa ?  Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

O possível lançamento de Jaqueline Cassol na disputa de uma cadeira ao Senado em 2018 pode embolar a disputa de uma vez. Afinal são tidos como possíveis postulantes o governador Confúcio Moura (PMDB), Valdir Raupp (PMDB) a reeleição, o ex-presidente da Assembléia Legislativa Neodi Carlos (PSDC), o ex-senador Expedito Junior (PSDB) e o prefeito de Ji-Paraná Jesualdo Pires (PSB). E neste cenário temos um quadro de verdadeiro canibalismo político na Zona da Mata.

Reajuste da tarifa

Reajuste da tarifa ?  Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

Pelas materinhas plantadas na mídia dando conta que o preço da tarifa de ônibus em Porto Velho é uma das mais baratas do país, já se prepara o terreno para reajuste no sistema de transportes coletivos da capital. As planilhas já foram apresentadas e o Consórcio SIM – cujos serviços são péssimos – pleiteiam algo em torno de R$ 3,80. Vamos ver se vão se dar bem também com a gestão tucana.

Pousada das inocentes

Reajuste da tarifa ?  Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

Algumas esposas de políticos estão rastreando o novo local da “pousada das inocentes”, local onde estariam fazendo morada várias “teúdas e manteúdas”, que anteriormente estavam radicadas na região da Esplanada das Secretarias e que sumiram do mapa depois de localizadas. O ódio maior é contra “Marilin”, uma catarinense que esta fazendo fila – e muitos vales! – nos políticos e empresários.    

 

Via Direta

Reajuste da tarifa ?  Por Carlos Sperança - Gente de Opinião*** Impressiona o numero de ex-vereadores, ex-prefeitos e ex-deputados estaduais presos em Rondônia *** E não há indicativos de que o panorama seja alterado nos próximos anos *** Toda semana tem político preso e nem estou contando os foragidos, pois só de ex-deputados tem quase uma dúzia *** Os municípios de Borba e Nova Olinda do Norte, no Baixo Madeira, no estado do Amazonas sofrem  com a nova enchente.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha é favorito na composição de chapas ao Senado

Marcos Rocha é favorito na composição de chapas ao Senado

 A bandeira das TRsNossa bandeira jamais será vermelha, sem dúvida, mas “Brasil” significa madeira avermelhada, da cor da brasa. A ibirapiranga é só

A candidatura de Expedito Neto pelo PT não colou

A candidatura de Expedito Neto pelo PT não colou

Peixões na redeQuando for contada no futuro a história da polarização Lula x Bolsonaro, uma das conclusões será que apesar de seus adeptos se vigia

Jogos de cena protagonizados pelo governador Marcos Rocha foram desvendados

Jogos de cena protagonizados pelo governador Marcos Rocha foram desvendados

Olhar e verSe o conselho de olhar para os lírios do campo ensina que a natureza tem regras permanentes, olhar para as borboletas pode ensinar como a

Rondônia lascada, a grande jogada e como entender?

Rondônia lascada, a grande jogada e como entender?

Haverá retorno?As profecias sobre o fim do mundo que se avolumaram no final do século XX tinham um defeito elementar: datas previstas. Menos exato,

Gente de Opinião Quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)