Terça-feira, 26 de janeiro de 2016 - 05h06
Enfim, a separação
Em Rondônia se sabe o que é misturar criminosos de elevada periculosidade com detentos menos violentos desde os idos da chacina do Complexo Urso Branco, quando o Ministério da Justiça remeteu para cá a famosa trinca de Piraquara, os três piores facínoras sanguinolentos do Paraná. De lá para cá a coisa desandou de vez em nossos presídios.
Agora surgiu uma luz ao fim do túnel no que se refere a reduzir a mistura de criminosos hediondos com bandidos menos rodados. Trata-se da recente decisão da Câmara dos Deputados que aprovou projeto de lei do Senado e que determina a separação dos presos provisórios ou condenados, de acordo com a gravidade do delito praticado. Sendo sancionado pela presidente Dilma Rousseff, o projeto vai dividir os presidiários entre condenados por crimes hediondos primários e reincidentes; condenados por crimes com grave ameaça ou violência a vitima e demais condenados por crimes diversos. É um passo a frente, mas ainda é pouco para resolver os problemas do nosso falido sistema penitenciário.
Eleições 2016
Se a deputada federal Mariana Carvalho (PSDB), abelha rainha da política na capital, desistir de disputar a prefeitura de Porto Velho em outubro, pelo menos dois deputados estaduais entrarão nas paradas: Léo Moraes (PTB) e Hermínio Coelho (PSD). Ambos estão na butuca, aguardando a decisão da tucana, que não é boba nem anda, adiou para julho, época das convenções para se definir.
Tudo a ver
Mariana tem todos os motivos do mundo para adiar sua decisão. Se anunciar a pré-candidatura afora vai começar ripadas no lombo desde já dos adversários, sem contar com a peregrinação de pedintes defronte a sua casa no bairro Embratel e na Fundação Teotônio Viela, aonde um instituto de pesquisas vai monitorando a sua performance. Aliás, já se sabe que ela tem a ponteira em bairros importantes.
No despenhadeiro
Por falar em eleições municipais, se sabe desde já que ser candidato a prefeito pelo PT, pelo PMDB ou ter apoio do ex-governador Ivo Cassol - que controla o PP e o PR - em Porto Velho é despenhadeiro garantido, coisas pesada. Por isto não entendi como um nome competitivo como o deputado Ribamar Araujo esta caçando o PR para a disputa. Esta fritando a sua carreira política.
Manter a tarifa
Manter a tarifa praticada há quatro anos em Porto Velho – em torno de R$ 2,60 é o objetivo do prefeito Mauro Nazif (PSB) com o consórcio que assumiu o controle do sistema de transportes coletivos na capital rondoniense. Mas em cidades do porte da capital rondoniense a tarifa já subiu neste início de ano para R$ 3,20, com direito a bilhete único e a terminais de transbordos.
Nas paradas
Com a intenção da Rede em lançar candidatos a prefeitos nas capitais brasileiras, eis que o psicólogo Aluízio Vidal poderá ser convocado para a tarefa pela ex-senadora Marina Silva para a peleja da prefeitura de Porto Velho. Trata-se de um bom nome, um cara pitoco e que já se tornou uma liderança política emergente em todo estado. É renovação política com qualidade, uma possível terceira via a Mariana e Nazif.
Via Direta
*** As visitações ainda são raras, mas as cavernas da Ponta do Abunã já estão se transformando em atração turística, depois da descoberta que foram habitadas por bichos-preguiças gigantes séculos atrás*** A obra federal que mais avança em Rondônia é a ponte do Madeirão na altura do Abunã. As bancadas federais de Rondônia e Acre se uniram nesta bandeira *** O PSB espera reverter o cenário adverso na capital, com o pacote de obras a ser lançado pelo prefeito Mauro Nazif, depois do carnaval.
Léo Moraes tem desafios importantes pela frente, os vereadores estão famintos por secretarias
Preço e saborO apreciado escritor Roger Stankewski, guru dos melhores empresários brasileiros, cunhou a fórmula do melhor vendedor do mundo: “O clie
Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026
Prato de comidaA devastação das terras indígenas sempre foi um espinho cravado na consciência nacional. Os massacres de índios ao longo da história
Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios
O nome certoA palavra “revolução” tem sido usada sem muito critério. O golpe de Estado de 1964 foi assim considerado, até se desmoralizar por mau us
O presidente estadual do MDB Lucio Mosquini está sendo cobrado para deixar o partido
Olho na águaNinguém imagina que os pinguins das águas frias do Sul possam um dia se extinguir, apesar das notícias frequentes sobre mortes de seus b