Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

PMDB frankstênico aborta candidatura própria e fecha como PT



Apegado aos cargos que ganhou no Palácio Tancredo Neves, o PMDB acabou abortando candidatura própria a prefeitura da capital, na  tensa convenção, realizada neste domingo, na Câmara de Vereadores em Porto Velho. A grande maioria dos convencionais do partido – quase o dobro – votou na aliança com o PT indicando o nome do vereador licenciado Emerson Castro para disputar o cargo de vice na chapa da coalizão.

Acostumado a funcionar como barriga de aluguel e  alugar o partido a outras legendas –  prefeitos e governadores de outros partidos mandam na sigla desde os anos  90 – o PMDB não tem candidatura própria a prefeito desde 1985, quando Jerônimo Santana foi eleito para um mandato que não cumpriu até o final, já que em 1986 seria eleito governador de Rondônia.

Se quisesse o PMDB teria uma chapa competitiva para disputar a prefeitura de Porto Velho, com o médico José Augusto na cabeça e Fernando Prado na vice, ou numa coligação com outras agremiações. No entanto, por exigência do casal Raupp, que obteve uma penca de indicações para os peemedebistas na administração municipal, a decisão majoritária acabou no adesismo.

Dividido em várias alas, o PMDB continuará rachado quanto a aliança. Boa parte das suas lideranças não vai subir no palanque do prefeito petista e já existe até denuncia de compras de convencionais e ações na justiça para impedir o acordo. E o prefeito Sobrinho, ao invés de ampliar seu leque de apoio, terá mesmo muita sarna para se coçar.

O PMDB s transformou numa legenda frankstênica. A cabeça pertence ao casal Raupp,  os braços estão com  o dissidente Nerival Pedraça e parte da velha guarda, as pernas são de antigos adversários dos petistas, como o ex-prefeito Carlinhos Camurça e o ex-senador Odacir Soares, cujos militantes não simpatizam com o atual alcaide. Transformado num estranho ser, o  PMDB tem sido  um baita pé frio. Vem de sucessivas derrotas a prefeito e ao governo e,  seus militantes vendilhões estão mais preocupados em contracheques do que no crescimento da agremiação.

Fonte: Carlos Sperança

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O clã Rocha vem com tudo para as eleições de 2026

O clã Rocha vem com tudo para as eleições de 2026

O Brasil mudouUm dos brasileiros mais respeitados em todo o mundo, o cacique Raoni disse em entrevista à imprensa internacional que vai pedir ao pr

Léo Moraes tem desafios importantes pela frente, os vereadores estão famintos por secretarias

Léo Moraes tem desafios importantes pela frente, os vereadores estão famintos por secretarias

Preço e saborO apreciado escritor Roger Stankewski, guru dos melhores empresários brasileiros, cunhou a fórmula do melhor vendedor do mundo: “O clie

Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026

Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026

Prato de comidaA devastação das terras indígenas sempre foi um espinho cravado na consciência nacional. Os massacres de índios ao longo da história

Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios

Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios

O nome certoA palavra “revolução” tem sido usada sem muito critério. O golpe de Estado de 1964 foi assim considerado, até se desmoralizar por mau us

Gente de Opinião Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)