Porto Velho (RO) sábado, 28 de maio de 2022
×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

PMDB fecha acordo com PDT: Confúcio ao governo e Acir ao Senado


PMDB fecha acordo com PDT: Confúcio ao governo e Acir ao Senado - Gente de Opinião

Com acordos firmados em Brasília e Rondônia simultaneamente, o governador Confúcio Moura teria confirmado nesta tarde seu projeto a reeleição já oficialmente, tendo como vice Ayrton Gurgacz (PDT) e o senador Acir Gurgacz (PDT) a reeleição repetindo a composição vitoriosa em 2010. Os senadores Valdir Raupp e Acir Gurgacz devem soltar nota nas próximas horas, através de suas assessorias a respeito das decisões que envolveram a coalizão governista.

Os entendimentos firmados dissipam boatos de desistência do atual governador e projetam uma aliança suprapartidária com apoio de 17 partidos.
 



A força de Porto Velho

Porto Velho comemora mais um ano mostrando sua força. Mesmo campeã nacional de demissões em 2013, conforme revelou o último levantamento do Cadastro Geral de Empregos –Caged, ligado ao IBGE, o município abriu 2014 mantendo seu expressivo índice de crescimento populacional e um crescente eleitorado, já beirando quase os 300 mil eleitores.PMDB fecha acordo com PDT: Confúcio ao governo e Acir ao Senado - Gente de Opinião

Surpreendente a vitalidade desta cidade que chegou a crescer nos anos 80 quase 11 por cento ao ano – o equivalente a uma Jaru - e que desabou na década de 90 chegando a ter mais de 10 mil residências desocupadas e leiloadas a preço de banana pelas instituições financeiras. Uma situação que foi agravada com 5 mil demissões exigidas pela União no governo José Bianco.

Ao longo da sua trajetória, Porto Velho tem se revelado uma verdadeira Fênix, ressurgindo após cada ciclo econômico que termina. Foi assim nos idos da cassiterita, com os idos do ouro. Com as usinas, o último auge cíclico aconteceu em 2010 para 2011, quando os imóveis chegaram a alcançar preços astronômicos por aqui. De lá para cá o segmento perdeu força.

No entanto, um novo ciclo de prosperidade já vem chegando com a soja e o pescado

Zona Leste

Tem tudo a ver as queixas das lideranças da Zona Leste de Porto Velho com relação ao Conjunto Habitacional Moradas do Madeira que será inaugurado dentro em breve na Vila Mariana. A região não dispõe de infraestrutura, padece com problemas de saúde e a pergunta que se faz é como vai ficar esta situação com mais 15 mil pessoas chegando na região? Com certeza o bicho vai pegar.

Poder feminino

PMDB fecha acordo com PDT: Confúcio ao governo e Acir ao Senado - Gente de OpiniãoO ano promete ser auspicioso para as lideranças femininas. Na Câmara Federal Marinha Raupp (PMDB) deve ser uma das mais votadas e na Assembléia Legislativa Glaucioni Nery (PSDC-Cacoal) deve seguir na mesma toada. E vem aí nomes fortes para a Assembléia Legislativa como Silvia Cristina (PDT-Ji-Paraná), Lucia Tereza (PP-Espigão do Oeste), Ana Negreiros (PMDB-Porto Velho) e a tucana Mariana Carvalho (Porto Velho).

Elogios rasgados

Gente de OpiniãoDe passagem por Ji-Paraná, o deputado federal Nilton Capixaba (PTB-RO) fez elogios rasgados ao prefeito da capital da BR Jesualdo Pires. Salientou que ele é o mais bem articulado para obter recursos de emendas parlamentares dos deputados estaduais, federais e senadores de todos os credos políticos. Pires também tem obtido expressivo apoio do governador Confúcio.

Reajuste do IPTU

Gente de OpiniãoA promessa da prefeitura de Porto Velho de sustar o aumento do IPTU não esta sendo cumprida. Alguns contribuintes reclamam que receberam seus carnês com acréscimo com relação ao preço pago no ano passado. Será que houve alguma lambança como já ocorreu no ano passado? Enfim, é uma coisa que carece de mais confirmações, pois até agora foram casos isolados.


 

Briga de foice

Gente de OpiniãoNa região de Alvorada do Oeste e Médio Guaporé temos uma guerra declarada pela disputa a Assembléia Legislativa. O ex-prefeito Laerte Gomes (PR-Alvorada do Oeste) tem como forte predador o deputado estadual Luizinho Goebel (PV-VIlhena). Como onças, eles já estão demarcando território cidade por cidade da região, até Costa Marques, na fronteira.


 

Via Direta

*** Depois do Cone Sul, Médio Guaporé e Vale do Jamari, o plantio da soja começa a ganhar força nos arredores de Porto Velho *** A expansão da iluminação pública é a parte da gestão de Mauro Nazif que esta dando certo *** Lambança do governo estadual: Seis meses depois da expulsão das entidades do Aluizão a reforma sequer foi iniciada...

PMDB fecha acordo com PDT: Confúcio ao governo e Acir ao Senado - Gente de Opinião

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Carlos Sperança

O casaco da segurança + Cartas na manga de Marcos Rocha + Os macacos velhos da política

O casaco da segurança + Cartas na manga de Marcos Rocha + Os macacos velhos da política

O casaco da segurançaAs mães têm o hábito recorrente de recomendar aos filhos levar um casaco ao sair de casa. As mais precavidas de hoje exigem lev

Vozes amazônicas + Oposição fazendo as contas + Contagem regressiva + Seca severa

Vozes amazônicas + Oposição fazendo as contas + Contagem regressiva + Seca severa

Vozes amazônicasA interessante plataforma Amazônia Que Eu Quero, da Fundação Rede Amazônica, pergunta: “Qual a Amazônia que você quer para o futuro?

A Lei de Nobre + A cotação para o Senado + Disputa do CPA + Frente de Esquerda

A Lei de Nobre + A cotação para o Senado + Disputa do CPA + Frente de Esquerda

A Lei de NobreA Royal Society, instituição britânica que desde 1660 é a vanguarda do desenvolvimento científico da Terra, é formada por homens sábio

Armas na Amazônia + Como fica bolsonarismo? + Planalto escolheu Marcos Rocha

Armas na Amazônia + Como fica bolsonarismo? + Planalto escolheu Marcos Rocha

Armas na AmazôniaAo seu estilo sempre polêmico, com declarações que produzem grande efeito midiático, o presidente Jair Bolsonaro atribuiu à “famíli