Porto Velho (RO) sábado, 28 de maio de 2022
×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Petistas e cassolistas


Petistas e cassolistas - Gente de Opinião

Petistas e cassolistas

Na edição de ontem me reportei sobre o jogo de estratégia traçado pelo governador Confúcio Moura e pelo seu principal opositor Expedito Junior. A coluna de hoje reservo mais outros dois blocos importantes na política rondoniense, o PT da presidente Dilma Roussef e o PP liderado no estado pelo ex-governador Ivo Cassol, atual senador da República.

Do lado de Cassol, que montou uma aliança de meia dúzia de agremiações partidárias, existem três nomes em foco. São o ex-presidente da Assembleia Legislativa Neodi Carlos (PSDC-Machadinho do Oeste), o deputado estadual Maurão de Carvalho (PP-Minsistro Andreazza) e a empresária Ivone Cassol (PP-Rolim de Moura). As primeiras sondagens indicam a supremacia neste grupo do nome da esposa do senador, que deve ser preservado até próximo das convenções. Jogo de estratégia interessante: Ivo não tem interesse de precipitar as coisas e aguarda a definição palaciana para mexer as pedras no tabuleiro.

Petistas e cassolistas - Gente de OpiniãoPetistas e cassolistas - Gente de OpiniãoJá, os petistas têm como possível candidato ao governo o deputado federal padre Tom, mas tem frentes de negociações com o PMDB de Confúcio Moura e principalmente com o PP de Ivo Cassol. Os petistas neste momento buscam uma tábua de salvação, já que isoladamente terão poucas chances de alçar o Palácio Presidente Vargas tendo em vista os escândalos protagonizados pela legenda em Rondônia e no plano nacional.  Clique AQUI e ouça a entrevista de Deputado Padre Ton concedida ao jornalista Maurício Calixto, na Rádio Rondônia FM.


 

A desfaçatez

Gente de OpiniãoO governador Confúcio Moura (PMDB) se faz de morto para engolir o coveiro. É mais candidato a reeleição do que nunca, embora continue negando com a maior desfaçatez. Já tem todo um aparato e uma estratégia em andamento e por isto Lúcio Mosquini e Mário Português já se encolheram e tratam de outros projetos para as eleições de outubro.

Uma vice

Gente de OpiniãoEnquanto Confúcio faz seu teatrinho de indeciso, Expedito Junior (PSDB), o mais forte candidato da oposição no momento, já esta tratando da escolha de um vice para sua chapa. O nome a ser escolhido é de Porto Velho e da capital também sairá o seu candidato ao Senado Moreirão Mendes (PSD), nome que ascendeu em Brasília ao círculo dos cardeais da política nacional.

Asas crescidas

Gente de OpiniãoPor falar no governador Confúcio, ele me parece mais confiante e com as asas crescidas depois do lançamento do Pidise, aquele programa de obras lançado na quinta-feira que atinge a vultosa quantia de R$ 450 milhões. Teremos obras para todo lado até outubro – e inclusive a temida (pela oposição) – bolsa família rural- estadual – mas em fevereiro ainda é difícil das coisas deslancharem por causa das chuvas.

Bicho de chifres

Gente de OpiniãoO presidente regional do PSDC Edgar do Boi gosta de fazer gozações com os amigos e por conta disto também é vitima de alguns apelidos estranhos nas esferas políticas. Candidatissimo á Câmara Federal, sendo eleito, conforme os amigos será o primeiro bicho de chifres legislando em Brasília. Se boi votasse estava eleito, pois temos em Rondônia um rebanho de 12 milhões de cabeças...

A obsessão

Gente de OpiniãoO senador Ivo Cassol, caso deixe de lançar candidato ao governo, vai se dedicar inteiramente ao projeto de melar a ascensão do desafeto Expedito Junior. Confidenciou aos aliados que cinco minutos depois de cada reunião do inimigo, lá estará ele para desmanchar tudo. Coisa de louco – e será pura diversão para adversários e para os colunistas da política rondoniense.

Bode de bicheira?

Gente de OpiniãoParece que o PT virou bode de bicheira na política rondoniense. Os partidos têm vergonha de dizer que estão negociando com a legenda do Padre Tom e mentem descaradamente – como é o caso do PP de Carlos Magno – que jamais conversaram para compor. É bom lembrar que a sigla tem mantido tido uma média de 20 por cento do eleitorado nas últimas eleições...
 

Via Direta

Petistas e cassolistas - Gente de Opinião*** A necessidade faz o sapo pular e por isto o colunista vai ficar alguns dias em repouso para controlar os triglicerídeos e a glicoce altas *** Além disto, quero dar uma olhadinha no interior para acompanhar as movimentações políticas e com isto não dar pitaco errado neste espaço *** No mais, me aguardem, logo estaremos de volta, como uma mosca na sopa dos políticos que voltou para azucrinar!

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Carlos Sperança

O casaco da segurança + Cartas na manga de Marcos Rocha + Os macacos velhos da política

O casaco da segurança + Cartas na manga de Marcos Rocha + Os macacos velhos da política

O casaco da segurançaAs mães têm o hábito recorrente de recomendar aos filhos levar um casaco ao sair de casa. As mais precavidas de hoje exigem lev

Vozes amazônicas + Oposição fazendo as contas + Contagem regressiva + Seca severa

Vozes amazônicas + Oposição fazendo as contas + Contagem regressiva + Seca severa

Vozes amazônicasA interessante plataforma Amazônia Que Eu Quero, da Fundação Rede Amazônica, pergunta: “Qual a Amazônia que você quer para o futuro?

A Lei de Nobre + A cotação para o Senado + Disputa do CPA + Frente de Esquerda

A Lei de Nobre + A cotação para o Senado + Disputa do CPA + Frente de Esquerda

A Lei de NobreA Royal Society, instituição britânica que desde 1660 é a vanguarda do desenvolvimento científico da Terra, é formada por homens sábio

Armas na Amazônia + Como fica bolsonarismo? + Planalto escolheu Marcos Rocha

Armas na Amazônia + Como fica bolsonarismo? + Planalto escolheu Marcos Rocha

Armas na AmazôniaAo seu estilo sempre polêmico, com declarações que produzem grande efeito midiático, o presidente Jair Bolsonaro atribuiu à “famíli