Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Paço Urupá cobiçado!



Paço Urupá cobiçado!

Em nenhuma cidade de Rondônia surgiram tantos pretendentes a uma prefeitura. O fenômeno ocorre em Ji-Paraná, na região central do estado, depois que o atual prefeito Jesualdo Pires, o favorito na peleja,Paço Urupá cobiçado! - Gente de Opinião anunciou sua desistência de disputar a reeleição no ano que vem. Neste momento são cogitados 17 nomes pelas conversas de boteco, alguns já se movimentando pelos bastidores, outros avaliando o quadro, para então mostrar as garras.

Vamos a extensa lista dos possíveis interessados ou tão somente cogitados na corrida ao Palácio Urupá, sede da prefeitura da Capital da BR: 1- Ex-governador José Bianco 2- Deputado federal Marcos Rogério 3- Deputado estadual Airton Gurgacz 4 –Deputado estadual Laerte Gomes 5-Vice-Prefeito Marcito Pinto 6 – Juarez Jardim 7 –Ex-deputado Euclides Maciel 8 –Silvia Cristina 9 – Ex-deputado federal Anselmo de Jesus 10-Edinho Fidelis – 11-Ex-vereador Cacau 12-Vereador Anderson 13- Vereador Nilton Cesar 14-vereador Afonso da Mabel 15 –Edivaldo Gomes 16-ex-vereador Isaú 17- Solange Pereira.

Risco em Rondônia

Rondônia já sofreu as conseqüências de rompimento de uma barragem, causando graves prejuízos ambientais ao cone sul do estado e com o que ocorreu recentemente na região de Mariana, em Minas Gerais, as atenções se voltam na Amazônia com os riscos das barragens das Usinas de Jirau e Santo Antônio, que desde o episódio das enchentes causa enorme temor em Porto Velho.

Largando na frente

Largando na frente nos debates sobre os perigos das barragens em Rondônia, os deputados e lideranças de Manaus (eu disse de Manaus, no estado do Amazonas!!!) realizaram audiência pública no último final de semana na capital do vizinho estado sobre os “Impactos Ambientais da instalação das Usinas Hidrelétricas de Santo Antonio e Jirau na calha do Rio Madeira”.

A conclusão

A conclusão da audiência pública em Manaus, sobre os riscos das barragens, foi publicada no jornal A Crítica, no sábado. Vejam: “As hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau estão despreparadas para as possíveis grandes enchentes dos próximos anos na Amazônia e as conseqüências para a região e sua população são imprevisíveis por falta de estudos adequados à instabilidade climática da área”.

Ministério Público

Como em Rondônia nenhuma atitude foi tomada pela classe política, então o deputado estadual amazonense Dermilson Chagas (PDT) anunciou que levará conclusão da audiência como denuncia ao Ministério Público Federal. Destacou ainda a urgência de medidas que tentem minimizar os prejuízos de ordem social, ambiental e econômica que os municípios da calha do Madeira já estão sofrendo com as usinas.

Em Porto Velho

Ora, se o Amazonas, um estado que teria impactos bem menores com eventuais rompimentos das barragens está alarmado, Rondônia deveria estar de cabelo em pé! A cidade mais atingida por uma tragédia seria Porto Velho e quase todos os bairros da capital, as margens do Madeira, seriam varridos do mapa como ocorreu na tragédia com os distritos de Mariana, em MG. Acorda, Rondônia!

Via Direta

*** Vilhena, no extremo sul rondoniense, já é uma das três cidades com a mais elevada taxa de criminalidade no estado, ao lado de Ariquemes e Porto Velho *** Mas é no Vale do Jamari que ocorrem os conflitos mais sangrentos pelas disputas de terras no estado *** Sem estádio, mais uma vez o Genus vai enfrentar no peito e na raça o campeonato rondoniense *** Ocorre que a reforma do Aluizão foi chutada para o ano que vem.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Se Marcos Rocha fosse desistir, Luana e Sandro, seus familares, teriam paralisado suas campanhas

Se Marcos Rocha fosse desistir, Luana e Sandro, seus familares, teriam paralisado suas campanhas

A mandioca é nossaEm todos os setores, diariamente são comunicadas novas descobertas sobre a Amazônia. Isso não significa que só agora ocorrem desc

Cenário nebuloso em Rondônia e o racha bolsonarista

Cenário nebuloso em Rondônia e o racha bolsonarista

Pregando no desertoA expressão vem da profecia de João Batista, em um tempo no qual as caravanas na Judeia concentravam pessoas para viagens cruzan

A candidatura do coronel Braguim ao governo de Rondônia começa a criar asas

A candidatura do coronel Braguim ao governo de Rondônia começa a criar asas

Diálogo de surdosOs presidentes dos EUA, Donald Trump, e da China, Xi Jinping, tiveram há pouco uma amistosa conversa por telefone. A imprensa amer

A prática das rachadinhas é um hábito cotidiano nas nossas casas legislativas

A prática das rachadinhas é um hábito cotidiano nas nossas casas legislativas

Gol científico Muitos gols na reta final do Campeonato Brasileiro, com os clubes buscando se qualificar para milionárias competições internacionais

Gente de Opinião Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)