Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Os custos da dragagem


Os custos da dragagem - Gente de Opinião

Os custos da dragagem

A aceleração do assoreamento do Rio Madeira, provocado pelas usinas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, aumentando geometricamente o custo da dragagem é o principal motivo apontado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes para sua privatização. O Rio Madeira banha municípios de Rondônia e Amazonas formando uma hidrovia de Porto Velho (RO) a Itacoatiara (AM).

Tudo que envolve a Hidrovia do Madeira ainda é controvertido. A começar pela informação que a Fenavega foi paga para fazer o serviço e nada foi feito até agora. Não bastasse, as populações da calha do Madeira em RO e AM não estão sendo ouvidas sobre a proposta de privatização.

Na verdade, apenas a Assembléia Legislativa do Amazonas começou a debater o assunto. A Câmara de Vereadores de Porto Velho e a Assembléia Legislativa de Rondônia, desinformados a respeito do assunto nem começaram os debates. Estão com a faísca atrasada.

A privatização esta confusa. Ninguém se entende e ninguém sabe como será cobrança de pedágios ao longo do Rio. É coisa de louco!


Recuperação da imagem

Os custos da dragagem - Gente de OpiniãoCom quase 50 obras em andamento simultaneamente, o prefeito de Porto Velho Mauro Nazif (PSB) aposta na sua recuperação de imagem para obter um segundo mandato no ano que vem. Tal como o governador Confúcio Moura nos dois primeiros anos da sua gestão anterior, Nazif só recebeu pedradas e neste terceiro ano mostra serviço.

Temos um jogo de estratégia parece bem definido no quartel general dos árabes. Pagamento do funcionalismo rigorosamente em dia (fator que ajudou Confúcio na reeleição) e obras de drenagem, limpeza, encascalhamento e pavimentação. No campo político a manutenção da aliança com o PMDB e o PDT que garantiu o segundo mandato para o atual governador é prioritária.

E já tem bairros – pasmem! - onde Nazif já mostra boa musculatura– a região São João Bosco/Liberdade – no entanto, ainda vai ter que fazer muito em regiões mais populosas como as da Zona Leste (eixo Tancredo/JK/Mariana) e Zona Sul (Eldorado/Caladinho/Castanheiras) para se dar bem. São nestas onde se decide a parada...


Largada, com favoritos

Os custos da dragagem - Gente de OpiniãoAs primeiras articulações para as eleições municipais do ano que vem começam acontecer. Em alguns municípios as costuras favorecem os favoritos da temporada. São eles: deputada federal Mariana Carvalho (PSDB-Porto Velho), deputado estadual Adelino Folador (DEM-Ariquemes),  prefeito Jesualdo Pires (PSB-Ji-Paraná), deputado estadual Só na Bença (PMDB-Pimenta Bueno) e  deputada estadual Glauciony Rodrigues (PSDC-Cacoal).

Nem sempre quem larga bem acaba ganhando eleição, mas o candidato consegue reunir mais apoio de partidos satélites. No caso de Porto Velho, que é uma cidade muito dividida politicamente, a coisas sempre desembocam em polarização entre dois candidatos na reta final e grande possibilidade de eleição em dois turnos, já que o atual prefeito Mauro Nazif (PSB) esta em  recuperação.

Lembrando que com dois mandatos, os prefeitos de Vilhena Zé Rover (PP) –que continua vem avaliado – e Alex Testoni (PSD) de Ouro Preto do Oeste – este com problemas na justiça – não podem disputar o próximo pleito, ensejando o surgimento de novas lideranças em suas regiões.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha é favorito na composição de chapas ao Senado

Marcos Rocha é favorito na composição de chapas ao Senado

 A bandeira das TRsNossa bandeira jamais será vermelha, sem dúvida, mas “Brasil” significa madeira avermelhada, da cor da brasa. A ibirapiranga é só

A candidatura de Expedito Neto pelo PT não colou

A candidatura de Expedito Neto pelo PT não colou

Peixões na redeQuando for contada no futuro a história da polarização Lula x Bolsonaro, uma das conclusões será que apesar de seus adeptos se vigia

Jogos de cena protagonizados pelo governador Marcos Rocha foram desvendados

Jogos de cena protagonizados pelo governador Marcos Rocha foram desvendados

Olhar e verSe o conselho de olhar para os lírios do campo ensina que a natureza tem regras permanentes, olhar para as borboletas pode ensinar como a

Rondônia lascada, a grande jogada e como entender?

Rondônia lascada, a grande jogada e como entender?

Haverá retorno?As profecias sobre o fim do mundo que se avolumaram no final do século XX tinham um defeito elementar: datas previstas. Menos exato,

Gente de Opinião Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)