Quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Obras da ponte do Abunã segue a passo de tartaruga



Os esqueletos das usinas

A audiência pública realizada pela Assembléia Legislativa de Rondônia na semana passada levantou várias lebres no tocante as usinas de Jirau e Santo Antônio, no Rio Madeira. Começam a aparecer também os “esqueletos” sobre os gastos das obras, em torno de R$ 32 bilhões, sendo um quinhão pago a políticos governistas e outro tanto a chantagistas de vários credos.

Representantes da Associação dos Produtores Rurais do Baixo Madeira tocaram na ferida durante o evento ocorrido Casa de Leis. Vejam: “Grande parte dos recursos destinados as usinas foi usada para corromper e fazer os políticos felizes, mas o povo ribeirinho vai continuar na miséria como sempre”, advertiu.

Também foi cobrado o destino do aporte dos recursos dos consórcios - algo em torno de R$ 90 milhões - para a prefeitura de Porto Velho e ao governo do estado. Falta transparência a respeito de como toda a dinheirama foi aplicada e o que de fato foi feito, pois muita coisa esta inacabada.

Enfim, havendo uma CPI a respeito, políticos e empresários locais vão ter muito que se explicar...


 


A palhaçada

Superada a tentativa de desmontar o impeachment da presidente Dilma Rousseff no Senado pelo circence Waldir Maranhão – desmoralizado no mundo inteiro – o rito de afastamento tem dia decisivo hoje no Congresso Nacional seguindo seu curso. Como se vê, a política nacional tem vivenciado seus piores dias enquanto que o Brasil sangra com o desemprego, a insegurança e a saúde caindo aos pedaços.

A estratégia

Já como parte da estratégia de oposição, os adversários dos Nazifs começam a fazer um jogo de intrigas. Identificado como “inimigo”, o irmão do prefeito, o secretário de Obras Gilson Nazif esta sendo bombardeado nos bastidores. È rotina em Rondônia a oposição usar parentes para atingir prefeito e governadores. Lembro que na era Raupp, o Dr. Almeida era o vilão, no ciclo Bianco, Arnaldo, e assim por diante.

A ponte do Abunã

A passo de tartaruga segue as obras da ponte sobre o Rio Madeira na localidade de Abunã. Embora o atual superintendente do DNITT negue as informações sobre um possível atraso, o contingenciamento de recursos da União é uma realidade nas obras federais. Portanto, as bancadas federais dos estados de Rondônia e Acre precisam ficar atentas aos desdobramentos.

Encontro do PP

Com a saúde já recuperada, o ex-deputado federal e suplente de senador Reditário Cassol, participou do encontro regional do PP em Rolim de Moura no final de semana. Com Reditário recuperado, quem deve ter ficado decepcionado com este restabelecimento é o ex-senador Odacir Soares, segundo suplente. Ocorre que Ivo Cassol de uma hora para outra vai se hospedar na Papuda e o raposão estava de olho grande na cadeira.

Tapas e beijos

No Vale do Jamari, mais especialmente em Machadinho do Oeste, um importante cacique e um predador emergente medem forças políticas depois de mais rompimento. Falo do ex-presidente da Assembléia Legislativa Neodi Carlos, incomodado com o crescimento do seu ex-pupilo, deputado estadual Ezequiel Junior (PSDC) que vem ocupando espaço naquela importante região.

Via Direta

*** Com nova restrição, os financiamentos habitacionais pela Caixa Econômica Federal ficarão mais caros ***Isto num mercado que enfrenta uma das suas maiores crises em Rondônia *** São poucas as movimentações em torno das eleições municipais em Rondônia *** Todo mundo esperando o desfecho na questão do impeachment da presidente Dilma Roussef que ameaça virar uma novela com tantas idas e vindas. 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha é favorito na composição de chapas ao Senado

Marcos Rocha é favorito na composição de chapas ao Senado

 A bandeira das TRsNossa bandeira jamais será vermelha, sem dúvida, mas “Brasil” significa madeira avermelhada, da cor da brasa. A ibirapiranga é só

A candidatura de Expedito Neto pelo PT não colou

A candidatura de Expedito Neto pelo PT não colou

Peixões na redeQuando for contada no futuro a história da polarização Lula x Bolsonaro, uma das conclusões será que apesar de seus adeptos se vigia

Jogos de cena protagonizados pelo governador Marcos Rocha foram desvendados

Jogos de cena protagonizados pelo governador Marcos Rocha foram desvendados

Olhar e verSe o conselho de olhar para os lírios do campo ensina que a natureza tem regras permanentes, olhar para as borboletas pode ensinar como a

Rondônia lascada, a grande jogada e como entender?

Rondônia lascada, a grande jogada e como entender?

Haverá retorno?As profecias sobre o fim do mundo que se avolumaram no final do século XX tinham um defeito elementar: datas previstas. Menos exato,

Gente de Opinião Quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)