Terça-feira, 1 de março de 2016 - 05h05
Invasões e demanda
Já se contabilizam nos últimos anos pelo menos 34 invasões de áreas no entorno de Porto Velho e, recentemente, mais uma região foi incorporada para a cobiça dos sem tetos e especuladores com tantos loteamentos irregulares: as margens da Rodovia 319, do outro lado da ponte sobre o Rio Madeira.
Atualmente mais de 30 mil pessoas vivem em invasões recentes ou já consolidadas e padecem com o atendimento de suas demandas sociais. Existem problemas desde o abastecimento de água, passando pela energia – muitos rabichos tornam o fornecimento instável – á regularização fundiária cujo problema ainda atinge condomínios e bairros antigos.
A prefeitura de Porto Velho vai ter que enfrentar o problema abrindo os debates, através de audiências publicas, em torno da revisão do plano diretor. Será uma grande oportunidade para encaminhar soluções que atingem a todas as comunidades em situação aflitiva e buscar um plano B para o projeto de reconstrução da capital que sucumbiu a falta de recursos.
As palhaçadas
O final de semana marcou o ingresso do deputado Ribamar Araujo no PR e o lançamento de sua pré-candidatura a prefeitura da capital, num evento realizado na ALE, tendo o palhaço Tiririca, como convidado de honra. Como marketing político, pode ter sido falha do PR. Tiririca quase o perdeu o cargo por analfabetismo e associar o nome de um candidato sério como Ribamar a palhaçadas não é bom negócio.
Clima de euforia
Todo mundo esta animado com uma nova caravana da BR-319 - cuja liberação para reparos já foi autorizada - com destino a Manaus e uma nova mobilização começa acontecer, sob a liderança do senador Acir Gurgacz. Lideranças de Manicoré, Humaitá, Porto Velho e Realidade começam a trocar idéias a respeito. Assim que o verão chegar, teremos uma nova manifestação.
Indicação de vice
O PDT começa a discutir a indicação de um vice-prefeito do alcaide Mauro Nazif (PSB), como foi acertado pelos diretórios regionais dos partidos. Sabe-se que haverá uma lista tríplice e uma das alas da legenda pretende indicar o comerciante Carlos Guimarães, ligado ao ex-deputado Edson Gazoni. Mais dois nomes estão sendo discutidos entre os muitos interessados.
O tráfego na 319
Mesmo no período de chuvas duas empresas de ônibus - A Eucatur de Rondônia e outra operando partir de municípios do Amazonas- desbravam a rodovia 319 com três viagens por semana e com expressivo índice de ocupação das linhas ofertadas. Nas dificuldades durante o trajeto, com muito lamaçal e queda de pontes de madeira, as duas empresas se ajudam mutuamente
Sem Dilma
Sem contar com a presença da presidente Dilma Rousseff, o Diretório Nacional do PT se reuniu no final de semana no Rio de Janeiro para lançar - como já tinha feito anteriormente o PMDB - um projeto para o Brasil. O programa contradiz em vários pontos a doutrina econômica governista com diferenças pontuais. Até parece que o PT começa fingir que é oposição – como o PMDB. É coisa de louco!
Via Direta
*** A recente liberação de recursos da Caixa para o crédito imobiliário animou o setor em Porto Velho *** Acredita-se que muitos lançamentos empacados poderão finalmente florescer e os corretores que estavam vivendo a pão e água já estão animados *** Trocando de saco para mala: O que pouca gente acreditava começa a acontecer *** O prefeito Mauro Nazif começa a reduzir a rejeição e com isto seu projeto de reeleição fica mais competitivo no enfrentamento com a oposição.
Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Marcos Rocha é favorito na composição de chapas ao Senado
A bandeira das TRsNossa bandeira jamais será vermelha, sem dúvida, mas “Brasil” significa madeira avermelhada, da cor da brasa. A ibirapiranga é só

A candidatura de Expedito Neto pelo PT não colou
Peixões na redeQuando for contada no futuro a história da polarização Lula x Bolsonaro, uma das conclusões será que apesar de seus adeptos se vigia

Jogos de cena protagonizados pelo governador Marcos Rocha foram desvendados
Olhar e verSe o conselho de olhar para os lírios do campo ensina que a natureza tem regras permanentes, olhar para as borboletas pode ensinar como a

Rondônia lascada, a grande jogada e como entender?
Haverá retorno?As profecias sobre o fim do mundo que se avolumaram no final do século XX tinham um defeito elementar: datas previstas. Menos exato,
Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)